sexta-feira, novembro 22, 2013

Disputa de poder - MERVAL PEREIRA

O GLOBO - 22/11

O que está acontecendo hoje no Rio se resume a uma disputa de poder pelos espaços perdidos. Os bandidos, desde que o programa de polícia pacificadora foi colocado em ação, vêm perdendo o controle de grande parte do território em que atuavam, expulsos que foram das favelas, e buscam retomar o que já foi seu.

Os políticos também buscam se recolocar num território eleitoral em que tudo parecia dominado pelo grupo político do governador Sérgio Cabral (PMDB). Reeleito com 70% dos votos, tudo indicava que Cabral faria seu sucessor, o vice Pezão, assim como ajudara a eleger o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

O que aconteceu para mudar o ambiente político e social do Rio, que tinha claramente um viés de pacificação, para transformá-lo novamente em lugar sitiado por assaltos, tiroteios e arrastões? A revelação das relações promíscuas do governador e de seu grupo político com empresários e empreiteiros, especialmente Fernando Cavendish, da famigerada Delta, pode ser dada como o ponto de partida para reversão de expectativas.

A partir daqueles filmes vazados pela internet, o que era boato transformou-se em realidade, o que era negado como fruto de intrigas políticas passou a ser a verdade dos fatos incontestáveis. As noitadas nababescas em Paris, a dança dos guardanapos, todo o simbolismo daquelas cenas fez desmoronar a estrutura política de Cabral, com repercussão direta na política de segurança pública. As obras já realizadas, os benfeitos inegáveis de uma administração bem avaliada, a recuperação econômica do Rio, nada é suficiente para sustentar a imagem, que julgava eterna, de jovem político dinâmico que se transformou em amigo do Rei (Lula).

O político que tinha a chave do futuro - tanto podia apoiar Dilma quanto Aécio Neves, seu contraparente -, o provável ministro, ou até mesmo vice-presidente em alguma chapa para, quem sabe, surgir mais adiante como um jovem líder candidato à Presidência, transformou-se em refém de sua própria culpa. Os erros, antes neutralizados pelos êxitos, ganharam nova dimensão. O caso Amarildo foi emblemático. Acontecer essa tragédia em uma Unidade de Polícia Pacificadora, na Rocinha, não apenas revelou os pontos fracos do projeto de pacificação do governo como, mais que isso, a perda de controle sobre as estruturas policiais montadas nos territórios recuperados.

O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, que passou a ser o fiador do projeto de segurança quando o prestígio do governador começou a falhar, perdeu aquela aura de herói carioca diante da brutalidade em suas fileiras. Ele já havia ficado devendo nas manifestações de junho, quando a polícia carioca demonstrou uma incapacidade assustadora de atuar com firmeza dentro da lei. Tanto na repressão às depredações durante as manifestações quanto na atuação das UPPs, ficou evidenciado o treinamento insuficiente dos policiais envolvidos nos processos.

Já vinha ocorrendo há muito o recrudescimento de acusações de arbitrariedades policiais nos territórios recém-ocupados e, sobretudo, o choque de moradores ao constatarem que apenas trocaram de algozes. Com a tragédia de Amarildo, uniram-se, e às vezes não só metaforicamente, os políticos que perderam influência eleitoral e os traficantes que tentam retomar seus antigos redutos.

O que está em curso é uma disputa de poder. Os traficantes querem aproveitar este momento do governo do estado fragilizado para retomar suas atividades criminosas em maior escala. E os políticos, irresponsavelmente, estão dando corda para essas atividades criminosas, a fim de debilitar mais ainda Sérgio Cabral.

As manifestações populares de junho serviram para aumentar o enfraquecimento moral do governo. Seus adversários políticos diretos viram naquelas manifestações uma maneira de corroer ainda mais a credibilidade do governador, e o que se vê hoje é uma disputa política aberta no meio da rua, em diversas versões, que fará com que o estado regrida muitos anos se não encontrarmos novamente o eixo para a execução da política de segurança pública que vem sendo adotada, com os necessários ajustes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Por trás desse jogo, existiu muito incetivo de políticos contrários que influenciaram as manifestações chegarem no nível que chegou.