terça-feira, novembro 26, 2013

Candidaturas auxiliares - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 26/11


Os candidatos nanicos estão nas contas do PSDB para levar para o segundo turno a eleição presidencial. O desempenho de Aécio Neves e Eduardo Campos (PSB) não dão hoje essa segurança. Por isso, os tucanos contam na corrida sucessória com o pastor Everaldo (PSC); o senador Randolfe Rodrigues (PSOL); e, ainda, a ex-vereadora Sonia Francine (PPS). Essas articulações já estão em curso.

Turbinando as obras
A presidente Dilma volta a bater o bumbo no dia 10 de dezembro. Nessa data, ela e um séquito de ministros do governo estarão nas usinas de Girau e Santo Antônio, em Rondônia. Ela vai inaugurar o início das operações das usinas e a primeira linha de transmissão, que levará a energia gerada pelo Rio Madeira ao sistema integrado nacional. Serão inauguradas algumas turbinas, e isso significa que a presidente Dilma pretende voltar ao empreendimento outras vezes durante o ano que vem. Acontece que, quando concluídas, a usina de Girau terá 46 turbinas, e a de Santo Antônio, 50 turbinas. A ideia no governo é, como se diz, chupar até o último bagaço da laranja.


"O clima é de tristeza. Tem gente que não esperava de fato que isso pudesse vir a acontecer um dia"
André Vargas
Vice-presidente da Câmara (PR), sobre a prisão dos petistas condenados pelo mensalão

À beira do gramado
O ex-deputado Bispo Rodrigues, condenado a seis anos e três meses no mensalão, instalou-se num flat em Brasília e vai comandar uma das igrejas da Universal. Ontem, ele se reuniu com outro condenado: Valdemar Costa Neto (PR).

Tudo azul?
Ninguém confirma no PSDB que foi dado um empurrão para que o deputado Eduardo Azeredo, reú do mensalão mineiro, deixe o partido. Ele mesmo esta convencido que será inocentado. Diz que, das 25 testemunhas, só uma o cita. E relatou à bancada que abriu mão do recurso protelatório de pedir para dar um novo depoimento.

A explicação
O presidente do PPS, deputado Roberto Freire, na conversa com o candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves, explicou sua preferência pessoal por Eduardo Campos (PSB). Freire teme que o socialista fique isolado e desista de concorrer.

O que rola no PMDB
A presidente Dilma e o governador Cid Gomes (PROS) estariam avançando na construção da chapa no Ceará. Depois de o senador Eunício Oliveira (PMDB) ter reclamado com ela e o ex-presidente Lula, estaria se formando a chapa com Eunício ao governo, Zezinho Albuquerque (PROS) a vice (ele é presidente da Assembleia e ligado a Cid) e Inácio Arruda (PCdoB) ao Senado.

Montando o quebra-cabeça
Segundo essa articulação, o PT não poderia retirar o apoio à reeleição de Inácio Arruda (PCdoB), que tem 25% nas pesquisas. Além disso, o suplente de Eunício, o petista Valdemir Catanho, é ligado à ex-prefeita Luizianne Lins.

Ao pé do ouvido
Depois de se reunir com o governador Cid Gomes (PROS-CE), no Palácio da Abolição, sexta-feira, a presidente Dilma pediu uma conversa reservada com o ex-ministro Ciro Gomes. O encontro durou 40 minutos. Dilma saiu sem comentar nada.

O MINISTRO MARCELO CRIVELLA (pesca) desconversa: "Sou candidato ao governo do Rio, não havendo a mais remota possibilidade de sèr candidato a vice"

Nenhum comentário: