sexta-feira, novembro 29, 2013

Azedou o pacto - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 29/11

A relação entre o Executivo e o Congresso voltou a enfrentar turbulências na reta final do ano. Dilma Rousseff ficou contrariada com a decisão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de "fatiar" o projeto que cria o Orçamento impositivo. O governo vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal se a Casa aprovar apenas a parte do texto que torna obrigatória a liberação de emendas parlamentares. Para o Planalto, o impasse pode comprometer a votação do Orçamento de 2014.

Mordaça Dilma pediu a seus ministros e auxiliares discrição máxima após o anúncio oficial sobre o reajuste da gasolina e do diesel. Irritada com as divergências públicas entre Fazenda e Petrobras, quer evitar que qualquer dos lados cante vitória.

Pra valer Apesar dos protestos públicos de Guido Mantega (Fazenda), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pretende incluir na pauta da Casa em dezembro o projeto que altera o indexador das dívidas dos Estados e municípios.

Causa própria A insistência de Renan em votar a matéria até o fim do ano se deve a interesses regionais: Alagoas e o Rio Grande do Sul são os Estados mais beneficiados pelo projeto.

Adiante 1 Entendimento de parte do corpo técnico da Câmara aponta que o processo de cassação de José Genoino (PT-SP) poderia ser mantido mesmo que o deputado, hoje licenciado, consiga se aposentar por invalidez.

Adiante 2 Para esse grupo de servidores, a Casa deve ter o direito de se manifestar sobre o comportamento de um parlamentar condenado.

Super Sincero Do novo secretário nacional de Defesa Civil, general Adriano Pereira Junior, ao ser convidado pelo governador Sérgio Cabral (RJ) a falar numa cerimônia: "Eu assumi há 30 dias, ainda não tenho tanto conhecimento sobre defesa civil para fazer um discurso longo".

Quase lá Enquanto o PSB acerta o apoio à reeleição de Geraldo Alckmin (PSDB), o diretório paulista da Rede, contra a aliança, publicou nota em que defende "CPI para o Propinoduto em São Paulo", em relação às denúncias de cartel no Metrô e na CPTM.

Direto ao ponto Um dos responsáveis pela redação final do documento apresentado ontem por Rede e PSB, Carlos Siqueira diz esperar que as críticas ao governo Dilma fiquem mais incisivas em textos futuros. "Na campanha isso se faz necessário."

Contágio Pesquisa contratada pelo PR no Rio mostra piora no desempenho de Dilma entre os eleitores que consideram o governo Sérgio Cabral (PMDB) ruim ou péssimo. Em um dos cenários, a presidente empata com Marina Silva: a petista tem 32%, ante 33% da ex-senadora.

Pechincha A segunda tentativa de venda do helicóptero do governo de São Paulo, uma das principais promessas de Alckmin após os protestos de junho, também fracassou. Não apareceram interessados em comprar a aeronave, que tinha preço inicial de US$ 900 mil.

Pode parar A Justiça do Maranhão concedeu liminar em ação popular impetrada pelo deputado Domingos Dutra (SDD) e suspendeu a indicação do vice-governador Washington Oliveira para vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Sob medida O juiz considerou que o prazo de apenas um dia dado para a inscrição de candidatos à vaga fere o devido processo legal. A governadora Roseana Sarney (PMDB) decidiu indicar seu vice, que é do PT, ao TCE para evitar que ele assuma o governo caso ela renuncie para disputar o Senado.

tiroteio
"Genoino está sendo punido duas vezes. Além do mensalão, querem condená-lo a uma morte lenta. A Justiça não pode ser tão cruel."
DE CAMPOS MACHADO, deputado estadual e presidente do PTB paulista, sobre os laudos contrários à prisão domiciliar e à aposentadoria do deputado petista.

contraponto


Porta-bandeira
Durante evento em que foi apresentado o texto-base do programa de governo do PSB, a ex-senadora Marina Silva foi questionada sobre o que achava dos "movimentos" do correligionário Eduardo Campos para angariar apoio a sua candidatura presidencial.

-- Eu vou ver se o governador tem movimento mesmo é no Carnaval. Que é a época em que os movimentos aumentam --respondeu.

Diante de risos, admitiu que não é tão boa de dança quando o aliado:

--Já eu sou ruim de movimento...

Nenhum comentário: