quinta-feira, novembro 21, 2013

Aspirações 'modestas' - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 21/11

A pressa do PSD em ser o primeiro partido a anunciar oficialmente apoio à reeleição de Dilma Rousseff não deve render ao partido de Gilberto Kassab um novo ministério. Embora haja essa expectativa na sigla, a única legenda a ser contemplado com vaga no primeiro escalão na reforma ministerial prevista para o início de 2014 é o PTB. Ao Planalto, Kassab não pediu cargos, mas apontou como prioridade o aval do PT à reeleição do governador Raimundo Colombo, em Santa Catarina.

Vem pra rua No evento em que o PSD aderiu à aliança reeleitoral, Dilma deu uma leve bronca em sua equipe, que esqueceu de anotar os nomes de alguns deputados do partido na lista de agradecimentos: "Vamos protestar contra o protocolo. Eu me junto a vocês nesse protesto".

Agrega valor Kassab fez questão que Henrique Meirelles participasse do ato de ontem. Para ele, a presença do ex-presidente do Banco Central, hoje presidente do conselho da holding J&S e chairman do banco Lazard Américas, é um bom sinal ao mercado, arredio com o governo.

Status Já a presença de Aloizio Mercadante (Educação) no evento foi vista como um gesto do governo, apontando que o PSD passará a ter a mesma interlocução política dedicada a outros partidos de grande porte da coalizão.

Cotonete Aliados de Eduardo Campos atribuem a reação do Planalto às críticas que o governador fez a Dilma ao temor com o distanciamento entre a presidente e o PIB. "Eduardo tem uma qualidade que Dilma não tem: ele sabe ouvir", diz o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Delay Tucanos ironizam a decisão de Campos de enxugar a máquina do governo, comparando-a à reforma que Aécio Neves (PSDB) fez em Minas. "Saudamos a chegada de Campos ao choque de gestão, ainda que tardia", afirma o deputado Marcus Pestana.

Pressão 1 A OAB federal e a CNBB anunciam hoje que, além de pedir ao STF pressa no julgamento da Adin que proíbe que empresas façam doações a candidatos e a partidos, vão apresentar um projeto de lei de iniciativa popular com o mesmo teor.

Pressão 2 As duas entidades já coletaram mais de 360 mil assinaturas para a proposta e querem chegar a 1,5 milhão de adesões. Farão um ato público para mobilizar a população para a ideia na próxima quarta-feira, em frente à catedral de Brasília.

Precedente O presidente da OAB, Marcus Vinicius Coelho, diz que essa proibição já vigora em vários outros países. "A doação de empresas favorece a corrupção e fere o princípio da igualdade, ao dar à pessoa jurídica um peso maior que ao cidadão nas eleições", justifica.

Saia justa Embora publicamente o partido faça manifestações de apoio e desagravo a seus filiados condenados no mensalão, na cúpula do PT aumenta o constrangimento com a situação de João Paulo Cunha e José Genoino, que já está cumprindo pena.

Que tal? Pessoas do grupo político dos deputados acreditam que, uma vez esgotados os recursos, se a Câmara ainda não tiver tomado uma decisão sobre a situação dos parlamentares condenados, os dois deveriam renunciar para que suplentes da coligação assumissem.

Sabatina Em reunião do grupo que acompanha as investigações estaduais, Metrô e CPTM prestaram novas explicações sobre como definiram os preços das licitações em que atuou o cartel atuou. O documento com questionamentos sobre a prática será divulgado no próximo encontro da comissão.

com BRUNO BOGHOSSIAN e PAULO GAMA

tiroteio
"Por onde passa boi, passa boiada: na mesma fronteira em que entram armas e drogas, passou um mensaleiro condenado à prisão."

DO LÍDER DO PSDB NA CÂMARA, CARLOS SAMPAIO (SP), relacionando a fuga de Henrique Pizzolato à falta de controle nas divisas do Brasil com outros países.

contraponto


Brilho próprio
O ministro Marco Aurélio Mello se preparava para conceder entrevista a jornalistas após tomar posse como novo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Enquanto se posicionava em frente às câmeras, recebeu um lenço para que pudesse limpar o suor do rosto, já que havia enfrentado uma longa fila de cumprimentos um pouco antes da coletiva.

Ao perceber a insistência de uma assessora para que estivesse com o rosto seco e sem oleosidade, o ministro brincou com os repórteres que o aguardavam:

--Percebam que ela não está querendo que eu brilhe!

Nenhum comentário: