quinta-feira, novembro 07, 2013

ALTO E BOM SOM - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 07/11

O prefeito Fernando Haddad (PT-SP) deve lançar uma campanha publicitária para "explicar" o aumento do IPTU. Quer massificar a ideia de que os mais pobres não pagarão imposto ou terão aumento irrisório no valor.

CARGA PESADA
A possibilidade de fazer campanha foi discutida também com os vereadores que apoiam o governo. Seria uma forma de tentar diminuir o desgaste que eles têm sofrido com as bases eleitorais desde a aprovação do aumento, agora sub judice.

SEMPRE JUNTOS
O PP, partido de Paulo Maluf, formará um bloco parlamentar em Brasília com o Pros, legenda neogovernista criada com apoio do PT. "Seremos a terceira força do Congresso, atrás apenas do PT e do PMDB", diz Maluf.

BOM CONSELHO
E o ex-prefeito repete que será candidato a deputado de novo em 2014, apesar de condenado por superfaturamento pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de SP). "É evidente. Ninguém vai me expulsar da vida pública." E ainda se diz entusiasmado com as investigações na Prefeitura de SP. "O Haddad é um sujeito moço, quer fazer carreira política, faz muito bem em combater a corrupção."

LIÇÃO DE CASA
Segundo Maluf, o tipo de corrupção descoberto na prefeitura "existe em SP desde 1554", ano em que a cidade foi fundada. "Sempre existiu a figura do lançador, que ia na casa das pessoas determinar quanto elas teriam que pagar de IPTU. Na hora de lançar o valor, pediam alguma coisa." A prática "acabou" quando o imposto passou a ser determinado pela Planta Genérica de Valores. "Ou melhor, se sofisticou", diz o ex-prefeito.

CADEIRA
E o PSDB vai mandar carta a Haddad sugerindo o afastamento temporário do secretário Antonio Donato (Governo) durante a investigação das denúncias de que ele recebeu dinheiro para campanha de fiscais acusados de corrupção. "Não é um julgamento prévio", diz Milton Flávio, presidente do diretório municipal. "É para evitar qualquer tipo de pressão ou interferência na apuração."

VASSOURA
O presidente do TJ-SP, desembargador Ivan Sartori, proibiu os fóruns da capital e do interior de usar recursos próprios para pagar despesas de órgãos que ocupam os prédios. Ministério Público, OAB, Defensoria Pública e Tribunal Regional Eleitoral serão afetados.

VASSOURA 2
No comunicado enviado às comarcas, Sartori especifica as despesas dos inquilinos que não podem ser custeadas: material de limpeza e de escritório, café, água mineral, contas de luz, água e telefone e até sabonete e papel higiênico. O presidente já tentou medida extrema: tirar os integrantes do MP dos prédios da Justiça.

CONVITE DE FORA
O crítico e curador do Masp, Teixeira Coelho, recebeu convite de uma instituição alemã para passar dois meses na Alemanha escrevendo um livro. Ele vai encerrar 2013 no Brasil e viaja para lá no ano que vem.

A VOZ DO RAP
Um dos nomes mais importantes do rap nacional, Sabotage será homenageado pela Secretaria de Estado da Cultura durante a sétima edição do Encontro Paulista de Hip Hop. Dez anos após sua morte, o rapper ganhará uma exposição inédita, que exibe fotos de sua trajetória na música brasileira. A festa será no dia 30, no Memorial da América Latina.

SUBIU O MORRO
Com a pacificação de 38 comunidades do Rio, a "Veja Rio" criou o Comer e Beber da Paz. A ideia da revista é premiar ainda em novembro bares e restaurantes que se profissionalizaram e viraram destaque nesses locais.

PEGADA POP
Fernando Temporão, 30, lança no dia 28, no Studio RJ, o disco "De Dentro da Gaveta da Alma da Gente". Hoje, ele disponibiliza na internet o single "Bambolê"; a produção é assinada por Kassin.

Filho do ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão (PMDB-RJ), o músico diz que aprendeu a tocar violão com o pai. "Ele foi a minha inspiração."

TROPA DE ELITE
A artista plástica Tomie Ohtake e o arquiteto Oscar Niemeyer foram os homenageados na cerimônia da Ordem do Mérito Cultural, anteontem, no Auditório Ibirapuera. Erasmo Carlos, Antonio Fagundes e Bárbara Paz e a novelista Maria Adelaide Amaral receberam medalhas por sua contribuição à cultura. O arquiteto Rodrigo Ohtake, neto de Tomie, acompanhou a avó no evento, que também contou com a presença de Emílio Kalil, presidente da Fundação Cidade das Artes.

O REI DO RODEIO
A dona do restaurante Rodeio, Silvia Macedo Levorin, recebeu convidados no lançamento da biografia póstuma sobre seu pai, Roberto Macedo, escrita por Nirlando Beirão. O advogado Carlos Miguel Aidar, o jornalista Daniel Lian e Julio Casares, vice-presidente de marketing do São Paulo, passaram por lá.

CURTO-CIRCUITO
Ronnie Von apresenta bazar e almoço beneficente da Associação Cedro do Líbano, hoje, no Clube Monte Líbano, a partir das 11h.

Philip Kotler dá palestra sobre marketing, hoje, às 9h, no campus Higienópolis da Universidade Mackenzie.

A mostra "Rumos Cinema e Vídeo - Linguagens Expandidas" começa hoje, às 9h, no Itaú Cultural.

Aldo Bonadei será homenageado com exposição, hoje, às 19h, na Galeria Almeida e Dale, nos Jardins.

A cantora Karina Buhr faz show amanhã, à meia-noite, no Anexo B. 18 anos.

Nenhum comentário: