sexta-feira, outubro 18, 2013

O foco no Sudeste - LUIZ CARLOS AZEDO

CORREIO BRAZILIENSE - 18/10

Está em curso, sob a batuta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma estratégia petista para conquistar os governos de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, juntamente com a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Isso garantiria ainda o controle do Congresso para a legenda, deslocando o PMDB dos comandos da Câmara e do Senado graças à eleição das maiores bancadas nas duas Casas. As eleições de 2014 são uma oportunidade única de o partido de Lula consolidar sua hegemonia na política nacional e projetar seu poder para além do segundo mandato de Dilma Rousseff.

O ponto mais crítico da operação é a eleição do Rio de Janeiro, onde a aliança do PT com o PMDB está com os dias contatos. Lindberg Farias será o candidato do PT ao Palácio Guanabara, favas contadas internamente no PT. O desembarque dos petistas do governo Cabral ainda não aconteceu porque o ex-presidente Lula acredita que o governador fluminense acabará jogando a tolha, em troca de um bom acordo que lhe garanta o mandato no Senado ou uma vaga na Esplanada e a acomodação dos peemedebistas no novo governo. O incômodo da situação é que o PT está canibalizando o aliado, num estado onde não faltam palanques para Dilma Rousseff, que teria o apoio do vice-governador, Luiz Fernando Pezão — candidato de Cabral —, de Anthony Garotinho (PR) e Marcelo Crivela (PRB).

São Paulo e Minas Gerais são estados mais importantes para a consolidação da hegemonia petista, inclusive porque elegem as maiores bancadas da Câmara, mas são situações menos traumáticas. Nesses estados, o PT se digladia com o seu principal adversário, o PSDB, e não com um aliado. O atual ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), pode repetir o desempenho de Fernando Haddad, atual prefeito de São Paulo, e conquistar o Palácio dos Bandeirantes, derrotando o governador Geraldo Alkcmin, que iria para o seu quarto mandato. Em Minas, o ministro do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT), lidera a disputa pela sucessão do senador Antônio Anastasia (PSDB) em todos os cenários.

Capixabas
No Espírito Santo, o PT não tem uma candidatura competitiva ao Palácio Anchieta. O principal aliado do partido é o governador Renato Casagrande (foto), do PSB, que disputa a reeleição. O ex-prefeito João Coser pode ser o vice na sua chapa ou candidato ao Senado. O candidato do PMDB ao governo é o senador Ricardo Ferraço, aliado do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), que é candidato ao Senado. Por causa da candidatura de Eduardo Campos, o PT pressiona o PMDB para que lance Hartung ao governo.

Cristão novo
O PSDB aposta na candidatura do ex-técnico das seleções brasileiras masculina e feminina de vôlei Bernardinho (foto) ao Palácio Guanabara. Estreante na política, imagina-se que isso seja uma grande vantagem diante do mau humor dos cariocas com os políticos de uma maneira geral.

Investidores// O cientista político Murilo Aragão fez palestra ontem no Centro de Estudos Hemisféricos da Universidade de Miami. Participaram investidores e professores. Houve muito interesse sobre as eleições no Brasil e as relações entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente Barack Obama.

Desembarque
A Executiva do PT discute hoje em São Paulo o desembarque dos governos do PSB, a começar pelo de Eduardo Campos, em Pernambuco. O presidente da executiva estadual, deputado Pedro Eugênio, e o senador Humberto Costa (PT-PE) querem sair já. O ex-prefeito do Recife João da Costa (PT) e a deputada estadual Teresa Leitão (PT-PE) são aliados do governador pernambucano. Os quatro participarão da reunião da Executiva.

Debate/ O PSB do Distrito Federal e a Fundação João Mangabeira, ligada à sigla socialista, abrem amanhã uma série de seminários para ouvir a sociedade brasiliense sobre a formulação de políticas públicas para o DF. A legenda, desde o início do ano, trabalha com 12 núcleos temáticos com o objetivo de discutir ideias e compor o plano de governo para o DF com a participação da Rede Sustentabilidade.

Índios/ A pedido da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) protocolou projeto de decreto legislativo que susta a Instrução Normativa (IN) nº1, editada pela Funai em janeiro de 2012, que exige “compensação financeira” (indenização) nos empreendimentos em terras indígenas ou em torno delas. Segundo o parlamentar, isso tem impedido a implantação de projetos e investimentos em muitas regiões do país.

Não foi
O Congresso das Américas sobre Educação Internacional (Caei), no México, concedeu ontem o Prêmio Interamérica 2013 ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não compareceu à solenidade. Paulo Speller, secretário de Educação Superior do Ministério da Educação e ex-reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, representou o ex-presidente na cerimônia. Lula reduziu o número de viagens ao exterior para cuidar da campanha do PT.

Violência
Somando-se a população residente nos 226 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), a possibilidade de um adolescente negro ser vítima de homicídio, em comparação com os brancos, é 3,7 vezes maior

Roubada
Além de levar uma invertida do jornalista e escritor Paulo César de Araújo, autor da obra censurada Roberto Carlos em Detalhes, que provou com foto e gravação tê-lo entrevistado por quatro anos, Chico Buarque de Holanda foi criticado pela ex-ministra da Cultura Ana de Hollanda por defender a censura prévia às biografias. Segundo ela, o pai deles — o historiador Sérgio Buarque de Holanda — jamais faria isso. Em artigo, Chico havia acusado Paulo César de jamais tê-lo entrevistado para o livro.

Nenhum comentário: