segunda-feira, outubro 28, 2013

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 28/10

Crédito para o varejo cresce no final deste ano
O volume de crédito oferecido pelas instituições financeiras ao consumo no varejo neste final de ano deverá ser maior do que em 2012.

A Losango, promotora de vendas do Grupo HSBC, no último trimestre deste ano, vai oferecer às redes varejistas em todo o Brasil R$ 1,15 bilhão, 15% a mais em relação ao que foi disponibilizado em 2012.

"Esse período do ano é o mais aquecido para o varejo", lembra Hilgo Gonçalves, executivo-chefe da Losango.

"Esperamos ter um crescimento interno neste ano de 6%. O primeiro semestre de 2013 foi mais difícil", afirma Gonçalves.

A maior oferta de crédito possibilita aos lojistas oferecerem mais opções e prazos mais longos de pagamento ao consumidor final para a aquisição de bens.

As operações são feitas por meio do CDC (Crédito Direto ao Consumidor), cartões e empréstimo pessoal.

Além de parcerias com grandes varejistas, a promotora de vendas trabalha também com empresas do setor varejista de pequeno e médio porte em mais de 2.000 municípios de todo o Brasil.

A maior atuação da financeira concentra-se nos segmentos de móveis, eletroeletrônicos e materiais de construção, que representam 60% dos seus negócios.

DEMANDA REPRIMIDA
Apesar do grande potencial de desenvolvimento do mercado de microcrédito no Brasil, as instituições financeiras ainda operam de maneira incipiente no fornecimento desse serviço.

É o que revela um estudo do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento), desenvolvido em parceria com a Fundação Dom Cabral, que será divulgado amanhã.

"As instituições precisam sair da zona de conforto e promover adequações para facilitar o acesso a esse produto", afirma Fernanda Gimenes, coordenadora da câmara de finanças sustentáveis do CEBDS e responsável pela elaboração do estudo.

"O microcrédito é destinado a um público que exige uma metodologia diferente e um acompanhamento maior ao longo do financiamento."

Educação financeira, capacitação dos agentes de créditos, proximidade com o cliente e monitoramento são algumas mudanças propostas pelo documento.

"O microcrédito está entre as mais promissoras estratégias de combate à exclusão social", afirma Marina Grossi, presidente do conselho.

"Diferente das iniciativas filantrópicas, ele gera benefícios para todos os envolvidos -empreendedores e vizinhos, empresas e governos."

O relatório também aponta como entrave o baixo incentivo da regulamentação atual à concessão do serviço.

FESTA DAS MARCAS
Principal prêmio de lembrança de marca do Brasil, o Folha Top of Mind anunciará amanhã à noite as vencedoras em 54 categorias variadas -de pneu a smartphone.

A cerimônia será realizada às 19h30, no HSBC Brasil, em São Paulo.

As campeãs são reveladas por pesquisa Datafolha feita em 160 municípios de todo o país em agosto deste ano.

O levantamento permite traçar a trajetória de lembrança das marcas em cada camada da população brasileira, segundo o instituto.

"O resultado da pesquisa é aguardado pelos que pretendem aprimorar o planejamento das futuras marcas 'top of mind'", diz Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha.

A revista com conteúdo especial da pesquisa circulará gratuitamente encartada à Folha na quarta-feira (30).

Conexão Minas e Pernambuco
O escritório de direito Azevedo Sette vai se mudar em breve para um novo endereço, no WTorre JK, complexo onde está localizado o shopping center JK Iguatemi, em São Paulo.

"Vamos ter uma planta de cerca de 1.300 metros quadrados, com alta tecnologia", diz o sócio fundador, o mineiro Ordélio Azevedo Sette, sem precisar o volume alocado na unidade.

"Estamos fazendo um grande investimento, de alguns milhões de reais", diz Azevedo Sette.

Além da nova sede, a banca vai inaugurar no mês que vem um novo escritório em Recife, sob o comando do advogado pernambucano Marcelo Cabral.

"Serão agora sete escritórios on-line", afirma Sette.

CRÉDITO PARA PEQUENOS
O Brasil perdeu quatro posições e ficou em 20º lugar entre 55 países em uma pesquisa sobre as localidades com melhores ambientes de negócios para o microcrédito, segundo estudo da EIU (Economist Intelligence Unit).

O país obteve 49,1 pontos em uma escala de 0 a 100 -quanto mais alto o valor, mais favorável é o local para a concessão de crédito para microempreendedores.

No ano passado, o país havia recebido 49,2 pontos, o que o colocava em 16º lugar.

A regulação da área de microfinanças e o suporte institucional oferecido ao segmento foram levados em consideração na pesquisa.

No Brasil, embora exista um trabalho de promoção do microcrédito por parte dos governos, o excesso de documentos necessários é apontado como uma dificuldade, segundo levantamento da consultoria.

O sistema de correspondentes bancários, considerado importante para o acesso ao crédito, é bem desenvolvido, mas a rede bancária móvel ainda é frágil, relata o estudo.

Com 82,5 pontos, o Peru ficou em primeiro. Das 55 localidades avaliadas, 30 melhoraram as pontuações na comparação com 2012.

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