terça-feira, outubro 15, 2013

EU TE PERDOO - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 15/10

Pelo menos 20 Estados concederam redução ou perdão de juros e multas para devedores de ICMS desde julho de 2012 até agora. Os dados são do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), que firma convênios para o parcelamentos de débitos com as unidades da federação.

CRISE
Entre os Estados estão São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Medidas como o perdão de dívidas visam o reforço da arrecadação. Iniciativa semelhante do governo federal, que concedeu perdão a multinacionais, gerou crise na Receita Federal.

FORA DO EIXO
Os argumentos dos artistas da Associação Procure Saber, como Chico Buarque, Roberto Carlos e Caetano Veloso, em defesa de restrições à publicação de biografias no Brasil, são "chocantes", disse à coluna um dos ministros mais experientes do STF (Supremo Tribunal Federal). A causa, afirma o magistrado, terá dificuldade de prosperar na corte.

FORA DO EIXO 2
Um outro magistrado veterano diz que "o valor mais alto é o da liberdade de expressão. Havendo extravasamento, que se responsabilize o autor [de uma biografia] por danos morais, o que a lei já prevê. O que não dá é para ter uma espécie de não me toque. Um Roberto Carlos já não se pertence mais." O ministro ainda brinca: "Vamos repetir o jurista Caetano Veloso: é proibido proibir".

FORA DO EIXO 3
Um terceiro magistrado diz que a ideia de se liberar biografias de políticos mas restringir as de artistas, aventada por integrantes da Procure Saber, ignora que "leis são lineares, devem valer para todos".

VAMOS PENSAR
No artigo que publicou no domingo no jornal "O Globo", em que procurou explicar os argumentos da Procure Saber, Caetano Veloso disse ser "a favor" de biografias não autorizadas de "Sarney ou Roberto Marinho". Mas que "delicadezas do sofrimento de Gloria Perez" [o assassino da filha da novelista tentou escrever um livro sobre a história] e "o perigo da proliferação de escândalos" merecem reflexão.

BOLETIM DE OCORRÊNCIA
A pressão para os deputados aprovarem projeto de lei que prevê o fim do termo "auto de resistência" terá reforço hoje em Brasília. Negra Li, Flora Matos, MC Léo e Max B.O. irão com Rogério Sottili, secretário municipal de Direitos Humanos de SP, para o plenário. O texto extingue a classificação que a PM dá à morte de suspeitos em confrontos e visa coibir a morte de inocentes.

BOMBANDO
A mostra "Stanley Kubrick", no MIS, recebeu mais de 3.000 visitas no primeiro fim de semana. O museu ficará aberto até as 22:00 aos sábados durante a exposição.

QUEBRA-CABEÇA
Montar a programação dos desfiles de inverno da SPFW virou xadrez complicado em função da presença de Karl Lagerfeld na cidade. O estilista da Chanel inaugura a exposição "The Little Black Jacket", no dia 29, bem no meio da semana de moda. Nenhuma marca quer desfilar concorrendo com o evento do "kaiser da moda".

QUEBRA-CABEÇA 2
Já está certo que Alexandre Herchcovitch desfila na manhã do dia 29, no Theatro Municipal, um dos cenários da SPFW, que se realiza em tenda no parque Villa-Lobos. No dia seguinte, será a vez da Ellus ocupar o salão nobre do teatro e mostrar coleção inspirada em caça. A grife fechou exclusividade com Carol Trentini. A top volta às passarelas após dar à luz.

BODAS NA SALA SÃO PAULO
Olavo Setubal, do banco Itaú, e a mulher, Nádia, receberam convidados no casamento da filha Luiza com o engenheiro Gabriel Kairalla, anteontem. Bruno Setubal, irmão da noiva, com a namorada, Paula Drumond, e as empresárias Bia Antony, Laly Mansur e Fernanda Kujawski estiveram na festa. Os casais Nizan Guanaes e Donata Meirelles, Marcos e Tania Derani, Rafael e Ciccy Halpern e Luciana Faria e Gabriel Belli também passaram por lá.

CURTO-CIRCUITO
Caio Blat é o homenageado da 11ª edição do festival de cinema Curta Santos, que começa hoje, às 20h30, no Sesc Santos.

O português José-Manuel Diogo lança hoje, às 18h30, "As Grandes Agências Secretas", obra sobre os maiores serviços de espionagem, na Livraria da Vila da al. Lorena.

A Montblanc inaugura hoje sua décima loja no Brasil, às 20h, no shopping Iguatemi São Paulo. Juan Alba faz pocket show.

Chico Amaral, autor de "A Música de Milton Nascimento", e Alberto Villas, de "Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Morta", fazem debate hoje às 20h, no Sesc Vila Mariana.

Filipe Sabará, Duda Derani, Pepeu Correa, Bianca Corona e Gustavo Guzzardi promovem jantar beneficente da ARCAH, às 19h30, no Espaço Trivento.

Nenhum comentário: