domingo, outubro 27, 2013

Dá ou desce - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 27/10

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), está levando uma dura do PT. Os petistas estão dispostos a apoiar o PMDB para o governo de Alagoas desde que ele seja o candidato. Mas foi advertido de que, se a tarefa ficar com o deputado Renan Filho, o PT não tem como não compartilhar o palanque da presidente Dilma com o do candidato do PP ao governo, senador Benedito de Lira.

Embala que o filho é teu
As gestões do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, para ter o apoio do PT ao governo do Ceará não têm surtido efeito. Os petistas dizem que Eunício tem que cobrar reciprocidade é do governador Cid Gomes (PROS). Afinal, lembram, o peemedebista deu apoio ao atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PROS). Já o candidato do PT na época, Elmano Costa, ficou chupando o dedo. A cúpula do PT argumenta ainda: "Como vamos combater o Cid depois de ele enfraquecer o Eduardo (Campos)?". Além disso, a candidata do governador é a secretária Izolda Cela Coelho (Educação), mulher de Veveu Arruda (PT), prefeito de Sobral, berço político dos Gomes.



"Tudo o que o Eduardo Campos sempre fez (acordos e alianças), e os outros também fazem, a Marina Silva condena"
Henrique Eduardo Alves
Presidente da Câmara dos Deputados (RN)

Reencontro da turma
Em reunião dia destes com a presidente Dilma, Rui Falcão, presidente do PT, perguntou, rindo, se ela compareceria a reencontro de ex-militantes da VAR-Palmares, organização em que ela atuou na época da ditadura. Dilma sorriu. E não respondeu.

Musa das Diretas
A cantora Fafá de Belém, musa das Diretas, será condecorada terça-feira pelo Senado, em sessão especial pelos 25 anos da Constituinte. Além de Fafá, que participou de dezenas de comícios pelo país cantando o Hino Nacional, receberão a homenagem os ex-presidentes José Sarney, Lula e Fernando Henrique Cardoso.

Congestionamento
Além de São Paulo, o PSB está fazendo gestões para integrar a chapa majoritária do PSDB em Minas Gerais no ano que vem. Mas os tucanos resistem à ideia e tendem a indicar candidatos do partido ao governo e ao Senado, e deixar a vice para o PP.

Perda de sintonia
O comando da EBC (TV pública do governo federal) está na corda bamba. A não transmissão da entrevista de Marina Silva no programa "Roda viva", da TV Cultura, e a ausência de dez segundos de áudio na recente rede nacional de televisão da presidente Dilma são apenas a ponta do iceberg. Pesa ainda mais a evasão de grifes da emissora estatal: Ancelmo Gois, MV Bill e Diléa Frate.

Me dê motivo
O presidente demissionário da EPL, Bernardo Figueiredo, sustentou em reunião do conselho da estatal que o governo estava impondo celeridade no lançamento de editais de concessão e que isso nem sempre é sinônimo de qualidade.

Pedindo a cabeça
Médicos querem tirar Roberto D´Ávila da presidência do Conselho Federal de Medicina. Acusam o dirigente de ter sido fiador de acordo entre Câmara e governo que acabou permitindo a aprovação da MP do Mais Médicos.

O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB), obteve a garantia de que terá o apoio da presidente Dilma ao governo do Amazonas.

Nenhum comentário: