sábado, outubro 12, 2013

Brasil dá o que falar - ZUENIR VENTURA

O GLOBO - 12/10

Lee Anderson, biógrafo de Che, lembrou que, proibindo biografias não autorizadas, ficaríamos ao lado de Cuba, Rússia, Irã, China, Sudão, Zimbabwe, Síria e Arábia Saudita



Em entrevista a André Miranda, o escritor americano Jon Lee Anderson, biógrafo de Che Guevara, lembrou que a nossa legislação proibindo biografias não autorizadas, que é apoiada por um grupo de músicos, nos coloca ao lado de países como Cuba, Rússia, Irã, China, Sudão, Zimbabwe, Síria e Arábia Saudita, os quais, com todo respeito, não são uma boa companhia em matéria de liberdade de expressão. Ao mesmo tempo, como homenageado na Feira do Livro de Frankfurt, o Brasil não exibiu uma imagem muito favorável. Em primeiro lugar, foi acusado pela imprensa alemã de “racismo”, ao elaborar uma lista de 70 escritores com apenas um negro. Os responsáveis pela escolha negaram a acusação, a ministra da Cultura alegou que o critério não foi étnico, mas literário, etc etc. A exceção, porém, o escritor Paulo Lins, endossou a denúncia, afirmando em entrevista que a lista era, sim, racista e que no país “os negros só podem ser jogadores de futebol ou músicos”. Em outro contexto, chegou a se autoironizar, usando o seu conhecido humor: “Se alguma coisa der errado, a culpa será minha.”

Outro Paulo, o Coelho, o escritor brasileiro mais conhecido na Alemanha, engrossou a polêmica de maneira mais radical, desistindo de participar do evento, com duras críticas ao governo, que chamou de “um desastre”. Controvertido também foi o discurso de abertura do escritor Luiz Ruffato, classificando o Brasil de hipócrita, ignorante, homofóbico, violento e racista. “Nascemos sob a égide do genocídio. Dos 4 milhões de índios em 1500, restam 900 mil, vivendo em condições miseráveis. (...|) 125 anos depois da abolição da escravatura, raramente os afrodescendentes são vistos entre médicos, dentistas, advogados, engenheiros, escritores.” A imprensa conta que ele foi ovacionado. Mas não por todos. Ziraldo, por exemplo, protestou em voz alta: “Não concordo, você não me representa!” Depois, já no hospital, o humorista fez graça por telefone: “Meu mal-estar foi só irritação por causa do que ouvi.” Outros, no entanto, teriam sido de fato agressivos. Rufatto revelou na televisão alemã que “quase foi agredido fisicamente por brasileiros”.

A verdade é que a Feira de Frankfurt sempre teve uma queda por nossas mazelas. Na de 1996, um leitor alemão provocou Darcy Ribeiro na palestra. Grosseiro, queria saber se continuávamos “exterminando índios”. Em matéria de lavagem de roupa suja fora de casa, o nosso genial antropólogo deu um belo exemplo. Sua resposta fez a plateia mudar de assunto: “Acho que a Alemanha não é o lugar mais apropriado para se discutir genocídio.”

Nenhum comentário: