quarta-feira, outubro 09, 2013

BOMBA DE GASOLINA - MONICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 09/10

O governo federal estuda anunciar novo aumento de combustíveis só no fim do ano. Com isso, o reajuste poderá ser calculado no valor exato que permita à inflação acumulada não passar da meta oficial de 6,5% em 2013.

BOMBA 2
Apesar da possibilidade, há economistas e consultorias no mercado que apostam num reajuste já para outubro, numa eventual janela de inflação em queda. As apostas situam o aumento entre 4% e 5% na bomba.

BOMBA 3
A alta do dólar há alguns meses pressionou a Petrobras, que compra combustível no exterior para vendê-lo nos postos de gasolina. A estatal já solicitou formalmente aumento, mas o governo diz que administra a questão com cuidado por causa do impacto na inflação.

BALANÇA
A análise é de dirigentes do PSB, endossada por profissionais experientes da área de pesquisa: Marina Silva, ao menos oficialmente fora da disputa, deve murchar nas pesquisas presidenciais até o começo de 2014. Eduardo Campos, candidato declarado, ganhará visibilidade e deve inflar nas sondagens. Com isso, o percentual de intenção de votos dos dois candidatos (ela chegou a 26% no último Datafolha e ele, a 9%) pode se equilibrar.

NÃO CAI
No cenário acima, estaria afastada a possibilidade de pressões para que ela assumisse a cabeça da chapa presidencial pelo PSB.

ESPÓLIO
Cruzamento recente feito pelo Ibope é observado com lupa: do total de eleitores que diziam votar em Marina no mês passado, 40% admitiam poder votar em Aécio Neves, 36% admitiam migrar para Dilma Rousseff e 32%, para Eduardo Campos. A presidente, no entanto, é a mais rejeitada pelos marineiros: 60%, contra 31% de Aécio e 27% de Campos.

EDUARDO QUEM?
Campos é também quem tem mais potencial para crescer entre os eleitores de Marina: 41% não sabiam dizer quem ele era.

PRATO CHEIO
A relatoria do projeto de lei que regula a publicidade destinada a crianças, que atinge em cheio fabricantes de alimentos e agências de propaganda, virou uma das mais cobiçadas na Câmara dos Deputados. "Pelo menos dez colegas me procuraram. Há uma grande disputa", diz o deputado Décio Lima (PT-SC), presidente da Comissão de Justiça e responsável pela nomeação. O texto está no colegiado desde o dia 19.

IDADE ADULTA
O projeto de lei completa 12 anos em 12 de dezembro. Simbolicamente, vai virar adulto --12 anos é a idade em que alguém deixa de ser criança.

CABEÇA A MIL
Rodriguinho, pagodeiro que ficou famoso como vocalista do grupo Os Travessos, se filiou ao PTB e deve ser candidato a deputado estadual no ano que vem. Hoje em carreira solo, ele diz que sua plataforma terá projetos para defesa das crianças e para os músicos. "Tenho um milhão de ideias", afirma o artista, que tem como padrinho político o também cantor Netinho de Paula (PCdoB-SP). "Ele me dá muitos conselhos."

SOM E IMAGEM
O maior sucesso de Rodriguinho foi "Tô te Filmando (Sorria)", gravada com sua antiga banda e uma das músicas mais tocadas nas rádios há cerca de dez anos.

CONTRA
O reajuste do IPTU será alvo de protesto da bancada do PSBD na Câmara Municipal de São Paulo na sexta. Associações de moradores vão participar do ato, organizado pelo vereador Andrea Matarazzo. Para os tucanos, o aumento médio de 24% no imposto em 2014 é abusivo.

LIVRE E LEVE 
Fernanda Lima, 36, combina ioga e dieta equilibrada para manter o peso; "Todos comem saladas, legumes, açaí, massas integrais e quinua", diz a apresentadora sobre os hábitos da família, na revista "Boa Forma"

NOBRE COLEGA
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, tomou posse como associado honorário do Iasp (Instituto dos Advogados de São Paulo), anteontem, na Sé. O advogado Marcelo Nobre e o também ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça, estiveram na solenidade.

CLUBE DA LULUZINHA
A atriz Marieta Severo foi a homenageada especial da 18ª edição do Prêmio Claudia, realizado anteontem pela revista da editora Abril, na Sala São Paulo. A ex-jogadora de basquete Magic Paula e o ator Ailton Graça foram à premiação, que também contou com a presença da apresentadora Chris Flores.

CURTO-CIRCUITO
Marcelo Galvão, diretor do filme "Colegas", participa de palestra no MAM sobre a relação de pessoas com síndrome de Down e a arte, hoje, às 19h.

O apresentador Amaury Jr. lança linha de chocolates hoje, na Casa Fares, às 20h.

O cantor italiano Amedeo Minghi acompanha hoje ensaio da Orquestra Sinfônica Heliópolis.

A Mostra de Cinema Brasileiro na Rússia começa hoje, com a exibição do filme "Gonzaga", em Moscou.

Nenhum comentário: