domingo, setembro 08, 2013

Uma nova CPMF? - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 08/09

A presidente Dilma e seus líderes debatem amanhã, no Planalto, o financiamento da Saúde. O governo é contra carimbar 10% da receita bruta do Orçamento para o setor, em análise no Senado. Mas quer mais dinheiro para a Saúde, mesmo alegando que não tem de onde tirar. O Executivo quer dividir o drama, esperando que os aliados tomem a iniciativa de sugerir uma nova CPMF. 

O TCU verde 
O Tribunal de Contas se prepara para ampliar seus poderes. O atual presidente, João Augusto Nardes, vai lançar um programa de fiscalização dos 107 parques nacionais e 140 estaduais nos estados da Amazônia Legal. O tribunaijá fez um mapa com 15 indicadores de qualidade e classifica os parques nas cores verde, amarelo e vermelho, nos casos de maior degradação. A ideia é pressionar governos estaduais, o Ibama e a pasta do Meio Ambiente para que ampliem suas ações na defesa da floresta. O tribunal pretende ainda avaliar a qualidade dos gastos e o resultado das ações de conservação e recuperação. “O nosso caminho é a especialização diz Nardes. 

“Se chegarmos ao ano que vem divididos, como fizemos em 2002 e 2006, vamos perder de novo as eleições presidenciais” 
José Anibal 
Deputado federal (SP) e Secretário de Energia do governo Alckmin 

O acordo 
O vice Michel Temer fez a costura. O Senado aprova o texto do fim do voto secreto da Câmara, mas mantém só o item do voto aberto para cassações. A Câmara esquece o fim de todos os votos secretos e confirma a redação do Senado. 

A senha 
Dois fatos convenceram o presidente do PPS, deputado Roberto Freire ( SP), que o ex-governador José Serra não deve sair do PSDB. Serra disse não a convite para participar de reunião da direção do partido na última quinta-feira, em Vitória ( ES). Serra também se negou a ocupar inserções do PPS nos dias 14, 17, 19 e 24 deste mês. 

Descompasso 
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), cobra agilidade da Câmara e reclama “de falta de reciprocidade nas votações’ O Senado aprovou 34 dos 36 projetos da “agenda positiva” pós manifestações de junho. Dessas, 20 estão paradas na Câmara. Renan afirmou que esta situação “desequilibra o bicameralismo” e “deteriora a relação entre as duas Casas’ 

Por que parou? 
Entre os projetos parados na Câmara estão o que torna corrupção crime hediondo; o que proíbe cônjuge ou parente de ser suplente de senador; e o que reduz o número de assinaturas para apresentação de projetos de iniciativa popular. 

Administrando as divergências 
A direção do PSB não quer expulsar o governador Cid Gomes e o ex-ministro Ciro Gomes por causa do apoio à presidente Duma Rousseff. O partido pretende contemporizar pelo crescimento da sigla e buscará “conviver com o fogo amigo’ 

O desembarque 
A candidatura do governador Eduardo Campos (PE) à Presidência é considerada líquida e certa no PSB. Mas o partido não vai desembarcar agora do governo Dilma. Os seus ministros estão orientados para sair em março do ano que vem. 

BATENDO BUMBO. A presidente Dilma fará evento no Planalto, segunda-feira, para sancionar os 50% dos royalties do pré-sal para Educação e Saúde. 

Nenhum comentário: