segunda-feira, setembro 23, 2013

Sonho X pragmatismo - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 23/09

Aliados de Marina Silva se dividem quanto a que a segunda colocada nas pesquisas presidenciais deveria fazer caso a Rede Sustentabilidade não tenha seu registro no TSE aprovado a tempo de disputar as eleições de 2014. O "núcleo duro", formado por amigos mais antigos da ex-senadora, acha que ela deveria ficar sem partido e abdicar da candidatura para preservar a biografia. Já os políticos tentam convencer Marina a se filiar a outro partido e tentar adaptá-lo à estrutura da Rede.

Lastro 
O ex-presidente do STF Carlos Ayres Britto era o vice dos sonhos de Marina porque a ex-senadora acredita que sua presença na chapa ajudaria a afastar o temor de que sua eventual eleição pudesse representar risco de uma crise institucional.

Vai com fé 
Quanto aos prazos cada vez mais estreitos para criar a Rede, Ayres Britto é otimista, diz ele à coluna: "Foram coletadas mais de 600 mil assinaturas. Se houver presteza da Justiça, tenho para mim que dá tempo".

Olho mecânico 
Já ministros do TSE consideram complicada a situação não só do partido de Marina, mas também do Solidariedade e do PROS, que estão na fila do tribunal para serem julgados nesta semana e na próxima. O pedido da Rede deve entrar em pauta em 1º de outubro.

Perigo 
O maior risco, para os aliados de Marina, é que algum ministro peça vistas do processo, o que enterraria a chance de a Rede sair no prazo. Por isso, todas as informações prestadas à relatora estão sendo encaminhadas aos outros membros da corte.

Buracos 
A corregedora do TSE e relatora dos processos da Rede e do Partido Republicano da Ordem Social, Laurita Vaz, pediu vista regimental do processo do PROS após dar seu voto. Ela vai examinar indícios de fraude encontrados, como a apresentação de cópias de certidões repetidas ao longo do processo.

Devassa 
A Secretaria de Relações Institucionais da Presidência vai fazer um pente-fino em todas as ações de Idaílson Vilas Boas, ex-assessor de Ideli Salvatti exonerado após acusação de participar de uma quadrilha desbaratada pela Polícia Federal.

Protegido 
Até lá, se não forem encontradas digitais de Olavo Noleto, responsável pela indicação de Idaílson, o subchefe de assuntos federativos da pasta sobreviverá no cargo, garantem interlocutores do Palácio do Planalto.

Seletiva 
Dilma Rousseff, que cancelou encontro com Barack Obama em outubro, se reunirá com Bill Clinton em Nova York nesta semana. O ex-presidente quer apoio a projetos da Fundação Clinton de combate a tuberculose, malária e Aids na África.

Conversão 
Dirigentes do PR em São Paulo reforçaram na última semana o convite para que Marco Feliciano (PSC) se filie à legenda. Prometeram que o deputado poderia disputar qualquer cargo, até o de vice-governador.

Interino 
Com Joaquim Barbosa no exterior, Ricardo Lewandowski assume a presidência do STF a partir de hoje, até o fim da semana.

Quem manda 
Quem acompanha as negociações do PMDB para emplacar um indicado no Ministério da Integração Nacional registra que os nomes cotados ainda não passaram pelo crivo do ex-presidente José Sarney.

Antiterror 
Deputados e senadores envolvidos na elaboração do projeto de lei que tipifica o crime de terrorismo no Brasil se reúnem nesta semana para finalizar o texto. Eles querem incluir no projeto dispositivo para que atos de movimentos sociais não sejam enquadrados na lei.

Tiroteio
O Brasil democrático torce para que Marina consiga cumprir as exigências legais. O país merece tê-la como mais uma alternativa.

DO SENADOR AÉCIO NEVES (MG), presidente do PSDB e pré-candidato do partido à Presidência, sobre o prazo para que a ex-senadora crie a Rede.

Contraponto


Por que não disse antes?

Eduardo Campos (PSB-PE) fazia uma viagem num pequeno avião particular para quatro passageiros na campanha de 2006 ao governo, quando uma turbulência fez a aeronave balançar. Campos questionou o piloto sobre as condições de voo, e ele respondeu:

-Fique tranquilo. Este avião só caiu uma vez!

E contou que aquela era a aeronave na qual o deputado Raul Henry sofrera o acidente que lhe tirou a visão parcialmente, quatro anos antes.

Campos cumpriu a agenda, mas comunicou à equipe:

-Vamos voltar de carro.

Nenhum comentário: