quarta-feira, setembro 04, 2013

Rito sumário - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 04/09

O presidente do PT, Rui Falcão, orientou a bancada do partido na Câmara a defender que a Mesa Diretora da Casa casse imediatamente o deputado Natan Donadon (ex-PMDB-RO), preso em Brasília. A sigla foi acusada de ter se omitido na votação que manteve o mandato do parlamentar, na semana passada. A decisão deve dividir o PT, pois a cassação de Donadon pela Mesa aponta para que a perda do mandato dos condenados no mensalão seja decidida da mesma forma.

Em todas 1 Pimenta da Veiga, um dos pré-candidatos de Aécio Neves para disputar o governo de Minas pelo PSDB, será eleito hoje presidente do conselho de administração da Codemig, a companhia estadual de Desenvolvimento Econômico.

Em todas 2 O ex-ministro de FHC já tinha sido indicado para comandar a seção local do Instituto Teotônio Vilela, entidade ligada ao partido.

Tá combinado O presidente do PSB do Rio, Alexandre Cardoso, fechou acordo com Eduardo Campos ontem no Recife. O prefeito de Duque de Caxias vai defender apoio a Luiz Pezão (PMDB) no Rio, mas acatará caso o partido tome outra decisão. Além disso, vai parar de defender a reeleição de Dilma Rousseff.

Piloto O presidente nacional do DEM, Agripino Maia, vai assumir as negociações sobre a aliança entre o partido e o PSDB de Geraldo Alckmin para 2014. Dirigentes paulistas da sigla travavam uma disputa interna para comandar as articulações.

Camaleão O Solidariedade, novo partido comandado pelo deputado Paulinho da Força, deve nascer com um pé no governo Alckmin. O secretário do Trabalho paulista, Tadeu Morais, é considerado figura certa na nova sigla.

Juntos Em um contraponto à aproximação entre Alckmin e dirigentes do PMDB, a bancada de deputados estaduais do partido organiza um jantar na próxima terça-feira com Paulo Skaf. O objetivo é demonstrar apoio à candidatura própria.

Nova casa O deputado Marcelo Aguiar (SP), ligado à Igreja Renascer, troca na próxima semana o PSD pelo DEM. Justifica que terá "mais espaço" no novo partido.

Tô fora 1 Luís Roberto Barroso repassou para Joaquim Barbosa a relatoria da ação penal 420, derivada do mensalão, que investiga empréstimos do BMG ao PT e a empresas de Marcos Valério.

Tô fora 2 O ministro alegou que, pelo regimento interno do STF, a ação tem de ser distribuída ao relator do inquérito --no caso, Barbosa.

Azedou A divulgação de que a agência NSA teria espionado Dilma Rousseff enterrou a chance de o Brasil decidir neste ano a compra de jatos do programa FX. Até então, a tendência no governo era favorável à proposta da norte-americana Boeing.

Hermano 1 Ronaldo Caiado (DEM-GO) convidou para dar palestra hoje na comissão especial sobre o Mais Médicos Carlos Jorge Jimenez, médico cubano que vai criticar pontos do programa.

Hermano 2 Jimenez diz ter sido pressionado pelo regime cubano a voltar à ilha em meados de 1999, mas fugiu e hoje mora no Ceará. O ministro Alexandre Padilha (Saúde) estará no evento.

Visitas à Folha Gleisi Hoffmann, ministra-chefe da Casa Civil, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebida em almoço. Estava com Eliana Araujo, assessora de imprensa.

Gastão Vieira, ministro do Turismo, visitou ontem a Folha. Estava com Darse Júnior, assessor de imprensa.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"Se o trecho leste do Rodoanel for entregue no prazo, em março de 2014, eu renuncio ao mandato. O cronograma não é verdadeiro."
DO DEPUTADO ESTADUAL ORLANDO MORANDO (PSDB-SP), da base de Geraldo Alckmin (PSDB), sobre atrasos da concessionária que constrói parte da rodovia.

contraponto


Faça o que eu digo
Em discussão no Senado sobre o projeto que prevê a cassação automática de mandatos de parlamentares condenados, em agosto, o senador Pedro Taques (PDT-MT) argumentou que o texto deveria especificar os tipos de crimes que provocariam a perda da função.

--Será que algum senador, entre os 81, pode dizer que nunca cometerá um crime? -- afirmou.

Diante de olhares de dúvida dos colegas, completou:

--Quantos aqui já compraram cartucho de impressora de um "executivo de fronteira"? O artigo 334 do Código Penal proíbe isso! -- afirmou, rindo.

Nenhum comentário: