segunda-feira, setembro 02, 2013

DIÁRIO OFICIAL - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 02/09

O governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) nomeou Carla Elias Rosa, mulher do procurador-geral de Justiça de São Paulo, Márcio Elias Rosa, para trabalhar no Palácio dos Bandeirantes. Ela integrará a assessoria jurídica do governo, na Casa Civil.

OFICIAL 2
Elias Rosa lidera o Ministério Público de SP, que tem entre suas prerrogativas investigar denúncias que envolvam o governo.

OFICIAL 3
"É uma assessoria jurídica técnica, e não política. Do Estado, e não do governador. Ela não teve aumento de salário. É procuradora desde 1987", diz Márcio Elias Rosa. Carla é funcionária de carreira da PGE (Procuradoria-Geral do Estado), que defende o Estado em ações judiciais.

CONHECIMENTO
Questionado se haveria problema ético na nomeação, em função da relação conjugal de Carla, o governo Alckmin afirmou que a indagação revela "profundo desconhecimento sobre o funcionamento" da PGE. Não há "qualquer conflito ético". A assessoria é órgão complementar da PGE, onde ela já trabalhava. "Eventual ação do procurador-geral de Justiça [o marido de Carla] contra o governador não tramita na assessoria jurídica do governo", diz a nota.

CALCULADORA
Nas contas mais pessimistas de réus do mensalão --entre eles, José Dirceu--, o STF (Supremo Tribunal Federal) pode decretar a prisão deles na véspera de 7 de setembro, Dia da Pátria. Nas mais otimistas, entre novembro e dezembro.

TIJOLOS
A construção de dois prédios no terreno vizinho ao Teatro Oficina será discutida em audiência pública na quinta, às 15h, no espaço cultural. Projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, o teatro da Bela Vista "é uma obra de arte em si", diz o diretor José Celso Martinez Corrêa, que ameaça até deixar o lugar caso os edifícios sejam erguidos. A reunião foi convocada pela Assembleia Legislativa.

TIJOLOS 2
As construções, diz José Celso, descaracterizariam a paisagem. O Condephaat (conselho estadual de preservação), que deu aval para o empreendimento, informa que a liberação é fruto de discussão e votação.

DE FAMÍLIA
Filho do renomado diretor de ópera italiano Carlo Maestrini e da pianista brasileira Cesarina Rizzo, Pier Francesco Maestrini já está em São Paulo para dirigir "Don Giovanni", que estreia no Theatro Municipal no dia 12.

EU VOLTEI
Dois meses após sofrer uma queda em um hotel que a deixou com o braço imobilizado, a maestrina Marin Alsop diz se sentir "75%" bem. "Espero estar 100% em alguns meses", afirma a regente titular da Osesp. Com um suporte no pulso direito, a americana voltou a reger a Orquestra Sinfônica do Estado, no último dia 23. "Sinto dor. Mas, de qualquer jeito, sigo com meu trabalho."

EU VOLTEI 2
Alsop está fazendo fisioterapia para concluir a recuperação. "No meu caso, uma mão quebrada é um problemão", brinca. Ela agradece aos amigos paulistanos pelo apoio e a compreensão. "Amo a orquestra [Osesp] e a cidade. Nada vai me afastar de São Paulo."

BATACLÃ
Mariana Ximenes fez canto, dança, francês e espanhol para encarnar uma dançarina de cabaré moderninha em "Joia Rara", próxima novela das seis da Globo. E foi a Paris visitar cabarés como Crazy Horse, Moulin Rouge e Chez Michou. A personagem dela entra na segunda fase da trama.

INSTRUMENTAL NA VEIA
O guitarrista Cris Scabello se apresentou com sua banda, o Bixiga 70, no Centro Cultural Rio Verde, no lançamento do festival de música instrumental Conexão SP. A cantora Tereza Gama e o casal de músicos Tulipa Ruiz e Rafael Castro passaram por lá.

EM CASA NO MUNDO
A cantora e celista brasileira Dom La Nena tem apenas 24 anos, mas currículo de gente grande. Já tocou na banda da inglesa Jane Birkin, trabalhou ao lado da atriz francesa Jeanne Moreau e se apresentou no Festival de Jazz de Montreal.

Dominique, seu nome de batismo, nasceu em Porto Alegre, onde começou a tocar piano aos cinco anos.

Após o lançamento de "Ela", seu disco de estreia, a gaúcha faz a primeira turnê no país e já passou por São Paulo e Porto Alegre. Na quarta, apresenta-se no Solar de Botafogo, no Rio. De lá, segue para Estados Unidos e Portugal.

CURTO-CIRCUITO
O espetáculo "Homem Não Entra", com Mel Lisboa, reestreia hoje, às 20h, na Sede Luz do Faroeste, na rua do Triunfo. 18 anos.

A estilista Lu Monteiro lança coleção hoje, às 13h, em almoço no D.O.M., de Alex Atala, nos Jardins.

O festival Satyrianas recebe inscrições de projetos de artes cênicas e cinema até 30 de setembro.

A galeria White Cube abre exposição do artista americano Theaster Gates, amanhã, às 11h, na Vila Mariana.

Os Paralamas do Sucesso comemoram 30 anos com show no Credicard Hall em 2 de novembro. 14 anos.

Nenhum comentário: