sexta-feira, setembro 27, 2013

Copa acessível - THIERRY WEIL

O GLOBO - 27/09

Mais de quatro milhões de pedidos. Um mês depois do início da primeira fase de venda de ingressos para a Copa do Mundo da Fifa, a enorme procura nos alegra e reproduz o sucesso das edições anteriores. Geralmente, a demanda ultrapassa consideravelmente a oferta de ingressos para o evento. Apenas para a final da Copa do Mundo da Fifa 2014, recebemos mais de 560 mil pedidos, quando a capacidade total do estádio é de apenas cerca de 73 mil lugares. A distribuição justa das entradas entre os espectadores locais, torcedores internacionais, equipes e patrocinadores talvez seja um dos maiores desafios da Fifa. No entanto, por maior que seja este desafio, não temos medido esforços para garantir que os ingressos sejam acessíveis a todos os apaixonados por futebol.

Naturalmente, um evento com a proporção e importância da Copa do Mundo da Fifa não pode ser comparado a uma partida normal de um campeonato nacional no que diz respeito à faixa de preço dos seus ingressos. No entanto, a Fifa busca sempre estipular os preços com justiça e de modo a atender às diferentes necessidades. Os ingressos mais baratos da fase de grupos em 2014 custam apenas 30 reais para brasileiros (meia-entrada para estudantes, idosos e beneficiários do Programa Bolsa Família, 60 reais a inteira) - valor não muito diferente daquele que vem sendo aplicado no Campeonato Brasileiro.

Além disso, os preços para o evento esportivo mais assistido do planeta, a final da Copa do Mundo da Fifa, também são justos quando comparados a outras competições internacionais. Os preços do Grande Prêmio de Fórmula 1 no Brasil, por exemplo, ficam entre 500 e 7.100 dólares, enquanto as entradas mais acessíveis para o Superbowl são vendidas por 1.920 dólares. As finais de atletismo dos Jogos Olímpicos custaram de 75 a 1.100 dólares, enquanto que entradas para a festa de encerramento custaram de 234 a 2.300 dólares. Já para a final da próxima Copa do Mundo da Fifa, no Estádio do Maracanã, no dia 13 de julho de 2014, as entradas estão sendo vendidas a partir de 165 reais para brasileiros e a partir de 880 reais para torcedores de fora do país.

A Fifa reserva 8% dos ingressos exclusivamente para os torcedores de cada uma das duas seleções que se enfrentam em cada jogo. Dessa forma, em todos os 64 jogos há no mínimo 16% dos ingressos reservados para os torcedores dos países que estarão em campo, além dos bilhetes com vendas abertas a espectadores de todos os outros países. Essas entradas serão vendidas pela Fifa, em colaboração com as federações classificadas, diretamente por meio de uma seção especial do site das respectivas federações.

É importante notar que os patrocinadores também precisam comprar os seus ingressos - mais de 80% das entradas adquiridas pelos parceiros comerciais serão utilizadas em sorteios e concursos. Em 2010, cerca de 77% dos ingressos foram vendidos diretamente aos torcedores, sendo que 32% deles pertenceram à Categoria 4, a mais barata, e foram comprados por sul-africanos.

Nenhum comentário: