quinta-feira, setembro 05, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Podemos separar, fazer uma PEC paralela”
Senador Renan Calheiros, simpático ao voto secreto para decidir vetos presidenciais


MÉDICOS PAGAM PROPINA PARA ATUAR FORA DE CUBA

Médicos cubanos pagam até 1 mil dólares de propina a funcionários da ditadura para trabalhar em países como Brasil e África do Sul, na esperança de fazer um pé de meia e ajudar a família em Cuba. A revelação é do médico cubano Darsi Ferrer, em entrevista à coluna. Ele, atualmente, vive nos Estados Unidos, na condição de asilado político. É considerado ex-prisioneiro de consciência pela Anistia Internacional.

FAROL COMUNISTA

Em Cuba, a população tem acesso a limitada lista de remédios nas farmácias. Somente estrangeiros têm aceso a lista mais ampla.

SOLIDARIEDADE

Diplomatas brasileiros em Havana vivem em farmácias adquirindo remédios para amigos cubanos como se fossem para eles próprios.

A CONTA É NOSSA

A deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) gasta sem piedade recursos públicos (R$ 25 mil) na “divulgação da atividade parlamentar”.

SINAL DE ALERTA

Especialistas em pesquisa se espantam com o baixo desempenho do presidenciável Aécio Neves (PSDB) entre os eleitores jovens.

ITAMARATY SOB PRESSÃO PARA IGNORAR NEPOTISMO

Emissários do ex-chanceler Antonio Patriota pressionam o Itamaraty a fazer “vistas grossas” à sua ação em família na Missão do Brasil nas Nações Unidas, que chefiará: seu irmão Guilherme e a cunhada Erika serão subordinados dele. O nepotismo da família Patriota é proibido pela Constituição (artigo 37), pela súmula vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal, e pelo decreto presidencial 7.203/2010, da era Lula.

BREVE ILEGALIDADE

A alegação de quem prega “vistas grossas” para o nepotismo é que o irmão e a cunhada de Patriota chegaram aos cargos há apenas 1 mês.

VAI E VEM

Após admitir na véspera que o nepotismo seria vetado, a assessoria do Itamaraty ensaiou negar ter dito o que disse. Mas recuou de novo.

EMPACOU

Relator do Marco Civil da Internet, Alessandro Molon (PT-RJ) reclama que o projeto continua empacado: “Nem Dilma está protegida”.

CASA DE ENFORCADO

No Twitter, o deputado André Vargas (PT-PR) comparou o colega Henrique Fontana (PT-RS) àquele “que bate carteira e desce a ladeira gritando ‘pega ladrão’!” Ele não gostou porque Fontana revelou compra de votos, à moda do mensalão, na eleição para presidente do partido.

BISTRÔ DO MENSALÃO

Se José Dirceu pretende cozinhar na cadeia para reduzir a pena, como disse, Delúbio Soares deverá fritar bolinhos, Henrique Pizzolato garante a mão na massa da pizza e Marcos Valério vai plantar batatas.

MAU SINAL

O principal eleitor do PMDB-GO, Iris Rezende, não foi ao encontro do partido, sábado, quando o empresário Junior Friboi se dispôs a disputar o governo local. A ausência da deputada Iris Araújo também foi notada.

PIOR IMPOSSÍVEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica nem precisa de levantamentos elaborados para considerar a estatal CEB (Cia Energética de Brasília) uma das piores do país: falta luz quase diariamente na sede da Aneel.

CALOTE BRASILEIRO

O Brasil ficou mal na foto da respeitada revista britânica Nature: deve e não paga os € 4 milhões anuais do acordo com o Observatório Europeu do Sul, no Chile, impedindo o futuro acesso dos cientistas brasileiros.

INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO REDE

Com mais de 25% das assinaturas rejeitadas, parece insustentável o partido Rede Sustentabilidade. A ex-senadora Marina Silva pediu aos fundadores para tentarem obter certidões em até 15 dias, a fim de tentar viabilizar a criação do Rede até primeira semana de outubro.

SOB INVESTIGAÇÃO

Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), Claúdio Puty (PT-PA) e Asdrúbal Bentes (PMDB-PA) fazem diligência esta semana na Fazenda Vale do Triunfo, em São Félix do Xingu (PA), onde foi achado o corpo de Welbert Cabral Costa, 26. A propriedade é de grupo ligado a Daniel Dantas.

DEIXA ESFRIAR

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) ajudou a convencer o senador boliviano Roger Pinto Molina a desistir da audiência na Câmara, o que poderia prejudicá-lo na tentativa de obter refúgio no Brasil.

PENSANDO BEM...

Parece que o programa “Mais votos” está naufragando com o “Mais Médicos”.


PODER SEM PUDOR

REPÓRTER NO RINGUE

Ao chegar no Ministério da Fazenda para entrevista com o então secretário adjunto da Receita, Ricardo Pinheiro, na briga entre o ex-secretário titular Jorge Rachid e o ex-corregedor Moacir Leão, uma repórter da rádio Jovem Pan foi responsável por um instante engraçado, mas que provocou algum constrangimento.

Gesticulando, como se estivesse num ringue, ela disparou seu "cruzado":

- E aí, secretário, é Rachid ou Leão?

Nenhum comentário: