terça-feira, setembro 17, 2013

CAIXA UM - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 17/09

O ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL) terá que depor na Justiça de Brasília na próxima segunda-feira, 23. Ele responde a processo em que é acusado de ter dado um calote de R$ 1,4 milhão nos publicitários que fizeram sua campanha ao governo, em 2002.

COMO TODOS
Ao designar que Collor seja ouvido, a juíza Diva Pereira negou a possibilidade de ele prestar depoimento em seu gabinete no Senado Federal. Segundo ela, tal prerrogativa não pode ser aplicada a parlamentar que integra o polo passivo da causa. O ex-presidente contesta a dívida, apresentada pelo publicitário Lucas Pacheco.

LAMENTÁVEL
Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), redigiu mensagem sobre a morte de Luiz Gushiken, ex-ministro de Lula que foi incluído no mensalão e terminou absolvido. "É lamentável que, mesmo inocente, Gushiken tenha sido condenado antecipadamente por muitos e forçado a penar em uma ação que em si mesmo já é uma pena, como bem retratou o grande jurista italiano Francesco Carnelutti em As Misérias do Processo Penal'."

VOTO VENCIDO
Quando o STF recebeu a denúncia, em 2007, Lewandowski defendeu a exclusão de Gushiken do processo. Foi voto vencido.

GRAMPO VIVO
Só ontem Dilma Rousseff teve as informações completas da conversa do chanceler Luiz Alberto Figueiredo com representantes do governo de Barack Obama. O diplomata evitou dar detalhes à presidente pelo telefone.

CURVA
Após quatro quedas consecutivas, a confiança de empresários do comércio voltou a subir na capital paulistana. O índice, medido pela FecomercioSP, registrou alta de 5,7% em agosto. Passou de 104,2 para 110,1 pontos, em uma escala que varia de 0 (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

VIRADA
A tendência de que o câncer vire a principal causa de morte da população, superando as doenças cardíacas, aparece em levantamento feito em um dos principais hospitais de SP. O HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual) registrou no ano passado 686 óbitos por tumores, ante 408 por problemas do coração. A diferença na mortalidade pelas duas causas vem aumentando 60% ao ano na unidade.

MAL DA IDADE
O crescimento nas mortes por câncer acompanha o aumento no número de pacientes idosos. Seis em cada dez pacientes no HSPE têm mais de 60 anos. "Aqui é o Brasil de amanhã. O aumento na expectativa de vida vem acompanhado do risco maior de ter câncer", diz a médica Dora Bergantini. A doença é hoje a sétima causa de morte no mundo.

BARRADOS
Na abertura do Rock in Rio, os atores Caio Castro e Lívian Aragão foram barrados ao tentar entrar no camarote principal do evento. O ator de "Amor à Vida" estava com três amigos e falava ao celular tentando a liberação, mas desistiu. Depois de 20 minutos, a filha de Renato Aragão também foi embora.

TELA PLANA
A boa forma de Lília Cabral mereceu elogios de Toni Garrido, vocalista da banda Cidade Negra. Em um camarote do Rock in Rio, comentou com a atriz que ao vê-la na TV não tinha ideia de que fosse tão alta e magra. Lilia revelou ter perdido 9 kg. "Sempre que alguém me diz isso na rua, respondo que sempre fui magra e alta. O aparelho da pessoa é que é ruim, achata e engorda."

UNIVERSO ENCANTADO
A artista plástica Nina Pandolfo recebeu convidados na inauguração da exposição "Serendipidade", na Galeria Leme, em São Paulo. Estiveram na abertura o apresentador Serginho Groisman com a namorada, Fernanda Molina, a atriz Débora Falabella com a filha, Nina, e a estilista Isabella Giobbi.

TODAS AS TRIBOS
Os atores Glória Menezes e Juca de Oliveira compareceram à estreia da peça "Tribos", no teatro Tuca, na PUC. O estilista Alexandre Herchcovitch e o cineasta Charly Braun também estavam na plateia do espetáculo, encenado por Antonio Fagundes.

CAMPESTRE
O empresário Caco Johannpeter com o filho Jorge e Melanie Bittencourt estiveram no Boa Vista Polo Classic, em Porto Feliz (a 118 km de SP). O empresário e jogador de polo Ricardo Mansur e sua mãe, Patrícia Rollo, a arquiteta Debora Aguiar e a paisagista Maria João d'Orey também participaram do evento, na tarde de sábado.

CURTO-CIRCUITO

A banda Living Colour faz show hoje, às 22h, no Bourbon, em Moema. 18 anos.

A exposição coletiva de fotografias "Todo Mundo Sabe" será aberta hoje, às 19h, na Galeria Mônica Filgueiras, nos Jardins.

A Entreposto lança coleção de tecidos hoje, no showroom da marca, nos Jardins, a partir das 10h30.

Nenhum comentário: