sábado, agosto 17, 2013

Para evitar o desastre fiscal - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 17/08


O PT e o PMDB estão negociando a redução gradativa da multa de 10% sobre o saldo do FGTS em demissões sem justa causa. O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, foi ouvido. O objetivo é manter o veto da presidente Dilma para não afetar as receitas de R$ 10 bi ano, para crédito ao Minha Casa Minha Vida; de 800 milhões ano para subsídios; e, de R$ 3 bilhões ano para atingir o superávit primário.

Dilma, Marina e a faxina
Os aliados do governo Dilma avaliam que é inevitável o desgaste que a presidente enfrenta com o Congresso. Dizem que a derrota no caso do Orçamento Impositivo, e o fato de ter cedido na Lei dos Royalties, ocorrem porque a presidente nunca deu prioridade, em sua agenda, à relação com os parlamentares. A presidente iniciou seu mandato investindo na conquista da classe média, preocupada com a força eleitoral de Marina Silva. Dilma transformou num bordão a afirmação de que faria uma faxina no país. E acrescentam que isso desgostou o Congresso e frustou a expectativa de sua base parlamentar.

A nova regra para votar os vetos é rígida. Mas sempre que houver negociação ela pode ser excluída por decisão do presidente do Congresso
Renan Calheiros
Presidente do Senado (PMDB-AL)

Na marra
Como os partidos não indicavam os integrantes da Comissão da PEC do Voto Aberto na cassação de parlamentares, o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), nomeou para ela os líderes do PT, do PMDB, do PP e do PTB.

É sempre assim
A realização de uma Copa no Brasil sempre foi polêmica. Na década de 40, a síntese do embate foi o debate entre Mário Filho e Carlos Lacerda. Um queria construir o estádio do Maracanã em Jacarepaguá. Mario Filho ganhou a parada e ele foi construído na Tijuca. Lacerda não queria gastar tanto. Mario Filho queria erguer o maior estádio do mundo.

Na pressão
O governo vai intensificar as pressões sobre o Congresso para que este faça a reforma política. Avalia que está é uma exigência dos eleitores, que não vão se conformar com maquiagens, como a da redução do tempo das campanhas.

'Cielito Lindo'
O ministro Antônio Patriota (Relações Exteriores) está otimista com as relações e o diálogo do Brasil com o novo governo do Paraguai. O chanceler James Spalding é amigo pessoal de Patriota. Eles se conheceram em Washington (EUA). Já a assessora internacional do presidente Horácio Cortez, Leila Rachid, além de amiga, costuma chamar Patriota pelo apelido de “Cielito”. 

Obstinado
O ex-governador José Serra segurou suas comversas para ingressar no PPS. Depois de reunir-se com os governadores Geraldo Alckmin (SP) e Beto Richa (PR) vai insistir em prévias no PSDB para decidir o candidato à presidência.

A batalha da gorjeta
Os senadores cederam às pressões da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e retiraram a urgência do projeto que regulamenta a cobrança da gorjeta e seu repasse aos garçons. O projeto também prevê a tributação da gorjeta.

DISPARADO. O presidente do PT, Rui Falcão, tem o apoio de 61 deputados federais, de uma bancada de 89, para sua reeleição ao cargo.

Nenhum comentário: