quarta-feira, agosto 21, 2013

Mea culpa, mea maxima culpa - ALEXANDRE SCHWARTSMAN

FOLHA DE SP - 21/08

O BC errou e não foi pouco; espera-se que tome ações concretas para trazer a inflação de volta à meta


Sempre gostei de mitos. Culpa de Monteiro Lobato, que também gostava e fez questão de educar mais de uma geração acerca deles. Mitos são importantes para a narrativa de uma nação ou grupo de pessoas em busca de uma identidade, mas, a despeito da sua importância (ou precisamente em razão dela), não é aconselhável comprá-los a valor de face.

Digo isso porque estamos em meio ao processo de criação de uma narrativa com todas as características de mito sobre a condução da política monetária no país, que também não deve ser tomada como verdade, ainda que sirva para acariciar os egos da diretoria do Banco Central.

A narrativa pode ser resumida da seguinte forma.

Em meados de 2011, o BC percebeu, antes de todos, que o mundo passaria por forte desaceleração, com implicações negativas para a atividade doméstica, mas que --no processo-- traria a inflação para baixo. Assim, para evitar o "erro de 2008", tratou de mudar a mão da política monetária, promovendo um corte vigoroso da taxa de juros.

Ao mesmo tempo, porém, gestor responsável que é, o BC também procurou garantias de que a política fiscal --o contrário do ocorrido em 2009 e 2010-- se manteria austera, abrindo espaço para a queda sustentada da Selic.

E, com base nessas garantias, reduziu a taxa de juros de 12,50% ao ano para 7,25% ao ano entre julho de 2011 e outubro de 2012. Ao final do ciclo, afirmou ainda que "a estabilidade das condições monetárias por um período suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação à meta, ainda que de forma não linear".

A inflação, porém, não convergiu à meta. Pelo contrário, mantém um semblante de queda apenas em razão de intervenções governamentais nos preços, que irão nos custar ainda mais do que hoje.

A culpa, contudo, não é do Banco Central, mas do governo, que abandonou o compromisso com a austeridade fiscal, deixando o problema nas mãos do Copom, que agora, ainda o gestor responsável, corre atrás de um prejuízo que não causou.

É uma narrativa edificante. Pena que não sobreviva aos fatos.

Sim, a política fiscal foi (e ainda é!) expansionista, mas isso era visível pelo menos desde meados de 2012. O superavit primário, livre da contabilidade criativa, já vinha em queda desde o primeiro trimestre daquele ano e o próprio cálculo do BC acerca do "resultado estrutural do governo geral" reforçava essa percepção.

Apesar disso, o BC persistiu em sua política de redução de juros até outubro e manteve até janeiro deste ano a referência à "estabilidade das condições monetárias", muito embora já em dezembro tivesse (finalmente!) notado que a política fiscal mudara de "neutra" para "expansionista".

Posto de outra forma, a forte deterioração fiscal observada ao longo do ano passado não representou para o BC, em nenhum momento, obstáculo ao afrouxamento da política monetária. Invocá-la agora como motivo para a piora da inflação, ainda que seja verdade, representa uma tentativa oportunista do BC evitar reconhecer sua responsabilidade no processo.

A verdade é que o BC errou e não foi pouco. Seu diagnóstico, muitas vezes repetido, que atribuía ao ambiente externo um papel desinflacionário revelou-se equivocado.

Sua atuação no mercado cambial, cedendo às pressões do Executivo para produzir um dólar mais caro, acabou reforçando as pressões inflacionárias. Sua insistência em ignorar as expectativas crescentes de inflação exacerbou o problema, pondo em xeque a credibilidade conquistada com muito esforço em anos anteriores.

Agora o BC insiste em falar grosso, como se o tom de voz pudesse reconquistar a credibilidade perdida. Não pode. Mais do que discurso, o que se espera do BC é que mostre um lampejo de independência e tome ações concretas para trazer a inflação de volta à meta. Reconhecer seus erros, em vez de tentar salvar suas reputações pessoais, seria um primeiro, e crucial, passo nesse sentido.

Nenhum comentário: