sexta-feira, agosto 30, 2013

Lendo nas entrelinhas - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 30/08

Ministros e advogados leram o duríssimo voto em que Celso de Mello rejeitou o recurso de José Dirceu ontem como um sinal de que ele votará contra o recebimento dos embargos infringentes no mensalão. O decano é considerado o fiel da balança num possível cenário de empate. Um ministro diz que, mesmo que os recursos sejam acolhidos, dificilmente o resultado mudaria. "Então por que arrastar isso por mais um ano e distribuir a infelicidade por todo o tribunal?", indaga.

Mãozinha A despeito da negativa da bancada, o PT na Câmara é apontado por parlamentares como um dos principais operadores para livrar Natan Donadon (PMDB-RO) da cassação e abrir um precedente para os mensaleiros.

Tiro no pé No entender de advogados, no entanto, os próximos que caírem no plenário da Câmara serão cassados graças à repercussão negativa do caso e à possível aprovação do voto aberto para perda de mandato.

Tamo junto Outros deputados afirmam que o discurso de Donadon "pegou" e que o uso de algemas "sensibilizou" seus pares. O baixo clero teria dado o "troco" em Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que cortou o salário do deputado-preso e despejou sua família.

Greve Julio Delgado (MG) falou com Eduardo Campos ontem para sugerir que o PSB só vote matérias na Câmara após a Casa pautar a PEC do voto aberto. Segundo o deputado, o governador topou.

Fria O líder do PSB, Beto Albuquerque (RS), faltou à sessão por ter sido enviado por Henrique Alves para representá-lo em evento literário em Passo Fundo.

Depois Fernando Haddad pediu paciência aos taxistas que pedem para trafegar nos novos corredores de ônibus de São Paulo. Em reunião com o sindicato da categoria, o prefeito disse que a prioridade é o transporte coletivo.

Independência... Em encontro recente, José Serra avisou a interlocutores que deve anunciar até 7 de setembro sua decisão de permanecer no PSDB ou migrar para o PPS. Assim, o ex-governador teria tempo para articular adesões a seu projeto: disputar prévias ou construir uma base em um novo partido.

... ou morte Aliados relatam que Serra se sentiu "agredido" pelas críticas feitas por tucanos a sua movimentação, nos últimos dias.

Avatar Geraldo Alckmin se mantém alheio à disputa entre Serra e Aécio Neves no PSDB, mas seu secretário particular, Ricardo Salles, esteve no almoço de deputados paulistas com o mineiro. Sua participação foi discreta, segundo convidados.

Venda casada Petistas calculam que a aproximação de Eduardo Campos (PSB) com Aécio deverá resultar em dobradinhas de Beto Richa e Ratinho Jr., no Paraná, e Geraldo Alckmin e Márcio França, em São Paulo, além de possíveis acordos no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.

De peso O diplomata Eduardo Saboia contratou Ophir Cavalcante, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, para defendê-lo no processo administrativo aberto pelo Itamaraty após sua participação na fuga do senador boliviano Roger Molina para o Brasil.

Uma só... Gleisi Hoffmann comandou reunião ontem na Casa Civil com ministros e presidentes de estatais para "uniformizar" informações das pastas do governo.

... voz Alexandre Padilha (Saúde) falou sobre o Mais Médicos, e Marcelo Néri fez apresentação sobre "as transformações da sociedade".
com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

TIROTEIO
"Donadon já está assumindo a função de representação na cadeia, ao reclamar, na tribuna, da qualidade da comida na Papuda."
DO DEPUTADO CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), para quem a Câmara criou uma jabuticaba" ao não cassar Natan Donadon: a do detento detentor de mandato.

CONTRAPONTO

Tá falando sério?
A procuradora-geral da República interina, Helenita Acioli, comemorava ontem, no plenário do Supremo Tribunal Federal, a aprovação de Rodrigo Janot na CCJ do Senado para assumir o comando do Ministério Público:
--É a notícia mais importante do dia! --vibrou, sorridente, diante dos jornalistas que cobriam a sessão.
Questionada se a aprovação do colega era mais importante que a decisão da Câmara de não cassar o deputado Natan Donadon (ex-PMDB-RO), ela disse:
--Por quê? Tem algum deputado preso? Tem?
Os repórteres não entenderam se era ironia ou não.

Nenhum comentário: