sábado, agosto 31, 2013

Janela aberta - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 31/08

o ministro José Dias Toifoli (TSE), relator da consulta do PPS, adotou a tese de que fusão representa a criação de um novo partido. Com isso, os deputados que quiserem podem migrar sem medo de perder o mandato. A ministra Laurita Vaz pediu vista, e o plenário ainda terá de deliberar, mas vários partidos ficaram alvoroçados e estão correndo para fusões com pequenas siglas.

Corrida contra o tempo

Diante da sinalização do TSE, pelo menos três partidos voltaram a campo em busca de fusões. O PSB, do governador Eduardo Campos, faz consultas. O PPS, do deputado Roberto Freire, já conversou com o PTN. O PSD, do ex-prefeito Gilberto Kassab, articula e, ao mesmo tempo, avalia se, ao abrir a porta, ganhará mais do que perderá. Além dos preciosos segundos de TV que as fusões possibilitam, abrem as portas para a nova sigla receber deputados de outros partidos. Apesar das negociações, ocorridas meses atrás, o PSB e o PPS não voltaram a sentar na mesa. Os seus dirigentes avaliam que não há mais tempo para acertar as divergências regionais.

“o PPS e o PSB não voltaram a conversar, Ambos têm estruturas complexas. Agora, é jogo rápido. Temos até o fim de setembro para filiar deputados”
Arnaldo Jardim
Deputado federal (PPS-SP)

Na linha de frente

O deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) fez campanha pró-Natan Donadon na quarta-feira. Pediu a dezenas de deputados que votassem contra a cassação. Seus argumentos: “o Ministério Público foi tendencioso” e “Donadon é inocente’

Correção de rumo
Durante reunião da Executiva do DEM, na quarta-feira, o presidente José Agripino Maia advertiu os críticos do Mais Médicos que esse é um assunto no qual se “tem que andar no fio da espada’ Para evitar prejuízos eleitorais, sua orientação é criticar a ditadura que governa Cuba e respeitar os médicos cubanos que estão vindo para o Brasil.

No mundo da lua
Ao votar na sessão que deveria cassar Natan Donadon, o deputado João Dado (PDT-SP) perguntou por que seu voto não aparecia no painel. Ao saber que o voto era secreto, disse: “O voto é secreto? Mas já não mudamos isso?’

Para inglês ver
A reação do governo boliviano, cobrando explicações sobre a fuga do senador Pinto Molina e sua extradição, segundo um ministro próximo à presidente Dilma, está dentro do script. Estranho seria se não protestassem. O governo não crê em maiores consequências. Afinal de contas, o presidente Evo Morales desapropriou a Petrobras, no governo Lula, e o Brasil não declarou guerra.

Vacina
Os deputados tucanos Bruno Araújo (PE), Antônio Imbassahy (BA) e Nelson Marchezan Jr. ( RS) gravaram vídeo do momento em que votavam pela cassação de Natan Donadon. Usaram as redes sociais para difundir as imagens.

Se arrependimento matasse
Muitos deputados estão desolados por não terem votado no caso Natan Donadon. Alegam que não imaginavam que existia o risco de não aprovar a cassação. Eles agora estão no pelourinho e se desdobrando para se explicar para a sociedade.

OS NÚMEROS. A pedido de Marina Silva, o TSE definiu que a Rede terá o número 99. O Solidariedade, do deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), será 77.

Nenhum comentário: