sábado, agosto 24, 2013

Ideia fixa - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 24/08

Na reunião com Dilma Rousseff anteontem, em São Paulo, Lula sugeriu que o PT e o governo façam "gestos" em direção a Eduardo Campos. Embora ainda considere provável a candidatura do governador de Pernambuco ao Planalto, o ex-presidente acha que ele sofrerá enorme pressão dentro do PSB para não disputar. Lula acredita que a estagnação nas pesquisas e a falta de palanques viáveis no Sul e no Sudeste podem conter o apetite de Campos e levá-lo a apoiar a reeleição de Dilma.

Em cima Marina Silva avisou ao TSE que vai acompanhar os advogados da Rede que apresentarão o pedido de registro nacional do partido, na manhã de segunda-feira.

Luzes Comandando pessoalmente o front judicial, a presidenciável quer dar publicidade ao pedido e pressionar o tribunal a acelerar o processo de criação da sigla.

Aviso prévio? Um dos principais aliados de José Serra disse esta semana a Roberto Freire (PPS), em Brasília, que o ex-governador está decidido a deixar o PSDB.

Numa nice Aécio Neves (PSDB) explicou a tucanos próximos que pretende ser discreto em suas articulações políticas e aparições públicas até outubro, para evitar um embate aberto com Serra.

Telinha Hoje, em Barretos, o mineiro deve ter um encontro reservado com João Monteiro Neto, diretor da emissora Rede Vida.

Cortada O técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Bernardinho, assinou na quinta-feira à noite a ficha de filiação ao PSDB, em evento que reuniu Aécio e Fernando Henrique Cardoso em São Paulo. Ele pode ser candidato ao governo do Rio.

Pombo-correio Serra recorreu ao prefeito de Teresina (PI), Firmino Filho (PSDB), para marcar uma conversa com Eduardo Campos. O encontro deve ocorrer nas próximas semanas.

Blitz O ministro Alexandre Padilha (Saúde) fará na semana que vem périplo pelos gabinetes dos ministros do TCU (Tribunal de Contas da União) para explicar os termos do convênio com a Opas para trazer médicos cubanos ao país. Quer se antecipar a questionamentos.

Que tal... O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, se reuniu ontem com o prefeito Fernando Haddad para apresentar uma proposta para o impasse do pagamento de precatórios, um dos fatores que mais pesam nas contas da capital.

... assim? Adams defende uma fórmula pela qual governos comprometam 3% da receita líquida anual com precatórios. Isso permitiria que 95% dos Estados e municípios quitassem o estoque dessas dívidas em cinco anos, mas São Paulo não entraria nesse percentual.

E aí? Há cerca de 15 dias, Roseana e José Sarney (PMDB) propuseram que o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) se candidatasse ao governo do Maranhão, já que a governadora não pode concorrer à reeleição.

Tô fora Lobão agradeceu a oferta, mas disse que não tem intenção de deixar o governo no ano que vem.

Meu pirão... Geraldo Alckmin (PSDB) jantou há 20 dias com o presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira (PI). Discutiram a possibilidade de alianças entre os dois partidos para 2014 em São Paulo e no Brasil.

... primeiro Nogueira é o interlocutor preferencial do tucano na negociação sobre o apoio do PP a sua reeleição, mas auxiliares admitem que qualquer acordo precisará da chancela de Paulo Maluf, presidente estadual da sigla.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"Os que promovem quebra-quebra estão querendo rasgar a lei. Com esses, tem de aplicar a lei, não pode vacilar quanto a isso."
DO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS (PSB-PE), em palestra a empresários, ao defender que a polícia contenha atos de depredação e violência em protestos.

contraponto


Ajuda aos universitários
No auge das manifestações de junho, o governador do Ceará, Cid Gomes, reuniu representantes dos movimentos sociais para discutir suas reivindicações.

--O primeiro ponto da pauta é o repúdio às PECs 37 e 33 --disse um dos líderes durante a audiência.

--Sei o que é a PEC 37, do Ministério Público, mas a PEC 33 não. Do que se trata? --indagou o governador.

O jovem olhou os papéis e, sem jeito, atalhou:

--Deixa pra lá. Vamos ao item 2 da pauta...

Em tempo: a PEC 33, ainda não votada pela Câmara, submete decisões do STF ao crivo do Congresso.

Nenhum comentário: