quinta-feira, agosto 15, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA- NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 15/08

Manifestações afetaram 35% das empresas
FGV investigou impacto dos protestos nos negócios. Comércio, com 46,7%, foi o setor que mais sentiu

As manifestações populares de junho e julho afetaram (negativamente) 35,2% das empresas consultadas pelo Ibre/FGV nas sondagens ao setor produtivo. A Fundação Getulio Vargas consultou 5.700 companhias de quatro setores sobre o impacto dos protestos. A área mais prejudicada pelas passeatas foi o comércio. Quase metade (46,7%) dos empresários consultados (veja o gráfico ao lado) sentiu o efeito das mobilizações populares, que saíram das redes sociais para as ruas. "Varejo e serviços sentiram mais que a indústria e a construção. Muitas lojas tiveram de fechar as portas nas grandes cidades", diz o economista Aloisio Campelo Jr., responsável pelas sondagens empresariais da FGV. A pesquisa também investigou a percepção dos empresários quanto ao desdobramento das manifestações. Dos consultados, 34,3% são otimistas. "Há um sentimento de que os negócios voltarão ao normal, quando os protestos cessarem", explica Campelo. Mas a confiança na economia foi afetada pelos protestos. No período junho-julho, os índices de serviços, indústria, comércio, construção e até dos consumidores voltaram aos menores patamares em dois ou três anos.

ARTES
O Parque das Ruínas, no Rio, serviu de cenário para a campanha de primavera e verão, da Outer Shoes, de calçados e acessórios. Será veiculada na web e nas lojas, a partir de hoje. É produção da Hola Que Tal. Com oito filiais, a marca espera alta de 29% nas vendas.

Mês que vem, lança loja virtual. Deve representar 5% do total comercializado pela rede.

FESTA

A Vivaz, grife mineira de moda festa, lança coleção deverão. Acampanha traz a modelo tcheca Ya na Manakova fotografada por Weber Pádua. Traz peças em tecidos nobres e bordados a mão. Vai circular no site da marca, em catálogo e em revistas.

A estimativa é de aumento de 10% nas vendas.

Pedalada
A Barcas S.A. será intimada a suspender a cobrança pelo transporte de bicicletas. Saiu ontem a decisão da 4ª Vara Empresarial do TJ-RJ. A ação foi movida pelo MP do Rio. “A cobrança não está prevista no contrato de concessão e desestimula o transporte limpo”, diz o promotor Rodrigo Terra.

Sem controle
O descontrole financeiro (50,8%) foi a principal causa da inadimplência no varejo carioca no 2º trimestre, diz o CDL-Rio. Demissão e queda da renda foram citados por 12,9% dos consumidores, cada. Dívidas no cartão levaram 38,6% ao SPC.

Captação
A Geoquasar, de sísmica, iniciou operação de private equity com a Pátria Investimentos. Espera captar US$ 100 milhões. Prestadora de serviços para o setor de óleo e gás, quer se preparar para a demanda gerada pela 11ª Rodada de Licitações.

Quem vem
A DMA United, agência de representação e divulgação de NY, assinou com a gaúcha Supermarcas. Clientes dos EUA poderão ser licenciados por empresas do Brasil.

Quem vai
A BNP Paribas Cardif, braço de seguros do grupo francês, montou joint-venture com o Banco de Pequim. Terá 50% de uma seguradora do ramo vida. A parceria marca a entrada do BNP na China.

Papelão
A Klabin põe em operação, hoje, máquina onduladeira que vai duplicar a capacidade de produção de embalagens de papelão ondulado na fábrica de Goiana (PE). Sairá de 71 mil toneladas ao ano para 146 mil. A unidade de sacos industriais também está sendo ampliada. Produzirá 20 milhões de unidades por mês, até o fim de 2014. É aporte de R$ 94,7 milhões.

Energia
A Orteng, de sistemas e equipamentos elétricos e eletromecânicos, liderou o consórcio responsável pela ampliação da PCH Pery (SC). Abre amanhã. O contrato com a Celesc foi de R$ 75 milhões.

DE MINAS
SKSkunk, outra de Minas Gerais, estreia hoje campanha da coleção de verão.

A modelo Renata Kuerten posou para Antonio Andrade. As imagens sairão em mídias impressa e on-line.

As peças chegam às lojas da rede nasemana que vem.

Dona de cinco unidades, em Juiz de Fora, Rio e Niterói, a grife espera vender25% mais.

BELEZA PURA
O Boticário lança hoje o Clube Viva, plataforma de relacionamento coma clientela. O ambiente na web terá informações sobre beleza e ofertas. O projeto começa pelos clientes do programa de fidelidade da marca. Dia 25, estreia campanha em impressos (foto), TV e internet.

Formação
A Escola de Hotelaria Windsor (São Conrado) pode ganhar filial ainda este ano, na Zona Oeste. É para dar conta da demanda por mão de obra no setor. Em dois anos, a escola formou 600 profissionais.

Contratação
Em 2014, só a rede Windsor vai contratar 700 no Rio, para dois novos hotéis. Prefeitura e Instituto Pertencer são sócios.

Livre Mercado
A Zelo, de cama, mesa e banho, abriu ontem no Plaza Shopping (Niterói). É a 45ª da marca. Investiu R$ 2 milhões.

ResolveAí, aplicativo de busca de táxis, estreia hoje nova versão. É aporte de R$ 30 mil.

O canal Sexy Hotvai distribuir 1.500 adesivos e 1.500 preservativos hoje no Rio.

É ação pelo Dia dos Solteiros.

MAIS BRANCO
A Colgate estreia hoje a campanha promocional do creme dental Luminous White. Consumidores da marca vão concorrer a cinco automóveis Mini Cooper e a cinco cartões de débito com saldo de R$ 20 mil. Assinada pela Bullet Promo, a ação vai até o fim de outubro.

Nenhum comentário: