segunda-feira, agosto 19, 2013

Em nome da tropa - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 19/08

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella, vai pedir ao prefeito da capital, Fernando Haddad (PT), que reveja a decisão de cancelar a Operação Delegada noturna. O "bico oficial'' de policiais militares, pago pela prefeitura nos horários de folga, aumenta o efetivo nas ruas e incrementa salários dos PMs sem que o governo arque com os custos. Grella teme que o recuo da capital seja seguido por outros municípios que adotaram a Operação Delegada.

Novo modelo Na conversa, o secretário de Segurança vai propor a Haddad que sejam revistas as atribuições dos PMs na Operação Delegada, para que eles atuem no policiamento, e não apenas como fiscais.

Figurino Contou a favor da escolha de Rodrigo Janot como novo procurador-geral da República a avaliação, levada a Dilma Rousseff, de que ele teve a carreira marcada pela defesa do papel do Estado, principalmente nas áreas de Saúde e Educação.

Contraindicação Já no caso de Ela Wiecko foi usado como argumento contrário à sua escolha, além de não ser a primeira colocada na lista tríplice elaborada pelos procuradores, o fato de ser considerada muito corporativista, algo que a presidente quis evitar no perfil do novo PGR.

Verde-amarelo Dilma começou a discutir o tom do pronunciamento em rede nacional que fará no Sete de Setembro, data em que são previstas novas manifestações em todo o país. Franklin Martins, ex-ministro de Lula, foi consultado sobre o tema em longa reunião na sexta-feira, no Palácio da Alvorada.

Bode... Peemedebistas afirmam que Renan Calheiros (PMDB-AL) pautou a discussão do veto à derrubada da multa de 10% do FGTS para amanhã apenas para a presidente pedir que ele retire a matéria da pauta do Congresso. "E fique devendo uma a ele", diz um parlamentar.

... na sala A justificativa de que o veto tranca a pauta se não for votado em 30 dias não explica a pressa em pautar o do FGTS, porque ele ele foi publicado em 25 de julho. Se Renan seguisse o que diz a resolução, o governo ainda teria mais uma semana para negociar com o Congresso.

Preliminar O Ministério Público Federal em Goiás começou a analisar o caso de Sebastiana da Rocha, beneficiária do Bolsa Família que aparece nos registros de doação de campanha de Dilma à Presidência em 2010.

Caminhos Se constatar sinais de fraude ao programa, o próprio MPF abrirá investigação. Já em caso de indício de crime eleitoral, o caso será remetido à Procuradoria-Geral da República.

Trincheira O governo de Geraldo Alckmin municiou o PSDB para reagir às acusações de formação de cartel em licitações no Estado. O secretário Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos) e os presidentes do Metrô e da CPTM se reuniram com dirigentes da sigla para fornecer dados sobre o caso.

Boicote 1 Corre risco o almoço de Aécio Neves com a bancada de deputados estaduais do PSDB paulista previsto para quinta-feira. Parlamentares próximos a José Serra dizem que é cedo para escolher o candidato à Presidência e apostam que o encontro será esvaziado.

Boicote 2 Tucanos relatam que Serra telefonou para pelo menos um deputado e recomendou que trabalhasse para cancelar o almoço.

Na ativa Afastado do comando do PTB, Roberto Jefferson almoçou com o secretário-geral da sigla, Campos Machado, na quinta-feira, em São Paulo. Discutiram a política de alianças do partido para o ano que vem.

Laços Alexandre Padilha (Saúde) deve ir a São Bernardo (SP) na sexta-feira para entregar uma UBS e participar da Conferência Municipal de Saúde. O prefeito Luiz Marinho (PT) resistia à candidatura do ministro ao governo.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"Se ele renunciar não será pelo Pezão, mas por ter sofrido impeachment das ruas. E ainda quer vetar meu nome. É muita arrogância!"
DO SENADOR LINDBERGH FARIAS, sobre Sérgio Cabral (PMDB) dizer que deixará o governo para o vice e insistir no apoio do PT ao PMDB no Rio.

Contraponto


Segundos de fama
A caminho de um evento em comemoração aos 457 anos do bairro da Mooca, em São Paulo, no sábado, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) parou no semáforo e recebeu um panfleto.

O entregador olhou para o tucano e gritou para seus colegas:

--Olhem aqui, gente! É o Britto Júnior da Rede Record! Manda um abraço para a Ana Hickmann!

Ao que o governador emendou, sem jeito, ao motorista:

--Ganhei o dia! Agora vou ter de ir lá dar um abraço nela.

Nenhum comentário: