domingo, agosto 18, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“A solução está num ‘pré-sal’ muito maior, que é o PIB”
Senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendendo mais recursos para Educação


SEGURANÇA USOU 22 RÁDIOS DURANTE VISITA DE KERRY

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, não conseguiu superar no Brasil o desgaste provocado pela revelação de que o governo Barack Obama monitorava comunicações eletrônicas de brasileiros, por meio de centrais de rádio. Mas para garantir sua segurança, na visita a Brasília, a embaixada norte-americana pediu e obteve do governo brasileiro 22 frequências de rádio que foram usadas durante 48 horas.

ANATEL BOAZINHA

As estações de rádio amavelmente cedidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) dispensam o uso de telefones celulares.

BESTEIROL

Como hipopótamo em loja de cristais, John Kerry disse em Brasília que os EUA espionaram “para o bem do Brasil”. E nem foi expulso do país.

NÓS PAGAMOS, ELES NÃO

Para ter acesso à radiofrequência, o brasileiro precisa pagar pelo uso. Mas, desde 2004, estrangeiros são isentos de qualquer taxa.

PARAR POR QUÊ?

Além das frequências móveis, os EUA mantêm 43 estações fixas em quatro estados brasileiros, que estão autorizadas até junho de 2019.

ALÉM DO STF, BARBOSA CRIOU MAL-ESTAR NO CNJ

Alvo de críticas após acusar o ministro Ricardo Lewandowski de fazer “chicana jurídica”, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, andou se estranhando também com integrantes do Conselho Nacional de Justiça, que preside. Na última reunião, ele se recusou a colocar na pauta de votações, sem explicações, propostas de consenso elaboradas por conselheiros que estavam no último dia de mandato.

DESPRESTÍGIO

Dentre as propostas está a do conselheiro José Lúcio Munhoz, que por um ano estudou formas de aprimorar concursos para a magistratura.

BICHO VAI PEGAR

Membros do CNJ reclamam que Barbosa conduz as sessões à mão de ferro e temem “climão” com a entrada dos conselheiros “linha dura”.

EXPECTATIVA

Com o quórum mínimo prejudicado, o CNJ terá de esperar a posse dos novos integrantes para retomar os trabalhos, talvez no próximo dia 10.

COBRANÇA

Familiares dos 16 mortos do acidente aéreo de julho de 2011 no Recife reclamam indenizações devidas por
Vicente Rodrigues, dono da Noar, cuja carroça aérea se espatifou a cem metros da Praia de Boa Viagem.

FLERTE

Com medo de perder o mandato, o deputado Romário (PSB-RJ) cogita rasgar acordo com PR para desembarcar no Partido Solidariedade, que está sendo criado pelo dono da Força Sindical, Paulo Pereira (PDT-SP).

PERDEU

Membros do PSB avaliam que o governador e presidenciável Eduardo Campos (PE) comeu mosca ao entregar de mão beijada o DEM, e seus dois minutos de tempo de TV, ao senador Aécio Neves (PSDB-MG).

‘FEIO É PERDER’

Absolvido no julgamento do mensalão, Paulo Rocha (PT) negocia apoio ao filho do senador ficha-suja Jader Barbalho (PMDB), Helder, ao governo do Pará, sob a condição de sair candidato ao Senado.

NAS ÚLTIMAS

Na corrida para criar o partido Rede Sustentabilidade, a ex-senadora Marina Silva admitiu a amigos que a “missão é quase impossível”. Até agora, ela sequer conseguiu os acórdãos necessários de nove estados.

MINISTRO NÃO PODE

Se o governo é de todos, o ministro Gilberto Carvalho perdeu a chance de calar-se: em declaração ao Blog do Dirceu defendeu “que se faça justiça, revertendo algumas sentenças” no julgamento do mensalão.

DIVIDINDO DESGASTE

O deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) defende a criação da CPI do Metrô, mas para investigar contratos do governo federal com Siemens e Alstom, acusadas de cartel para ganhar concorrências no Brasil.

CONTRA-ATAQUE

Um grupo de civis e militares organiza em Belo Horizonte a fundação, em setembro, do Foro Brasil, para “enfrentar” o Foro São Paulo, “que ameaça a comunização e anarquização do Brasil por maus brasileiros”.

PENSANDO BEM...

...o problema não é o ministro Joaquim Barbosa falar em “chicana”. É se depois vem “xi, cana”.

Nenhum comentário: