sexta-feira, agosto 16, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Fazemos o nosso trabalho. Não fazemos chicana”
Joaquim Barbosa, presidente do STF, reagindo a Ricardo rolando-o-lero Lewandowski


ALCKMIN TENTA BARRAR CPI DO METRÔ NO CONGRESSO

O governador Geraldo Alckmin tem acionado parlamentares paulistas para tentar segurar a instalação da CPMI do Metrô, que seria criada para investigar denúncias de propina e formação de cartel em troca de contratos nos governos tucanos de São Paulo. O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) e o líder do PT no Senado, Wellington Dias (PI), estão elaborando requerimento para coletar assinaturas já semana que vem.

PURA VINGANÇA

Aliados de Aécio Neves (PSDB-MG) defendem a criação da CPMI, só para jogar denúncias no colo do ex-governador tucano José Serra (SP).

ATINGE O PSDB

Apesar do desgaste que poderia causar ao arqui-inimigo, Aécio teme que a CPI respingue em sua candidatura à Presidência, em 2014.

TUDO COMBINADO

Segundo Paulo Teixeira (PT-SP), a CPMI conta com amplo apoio nos partidos da base e tem o aval do presidente do PT, Rui Falcão.

NÃO É A DELTA

O petista garante que as denúncias envolvendo as empresas Siemens e Alstom “não têm qualquer vínculo com o governo federal”. Anrã.

GOVERNO ROMPE CONTRATOS E USUÁRIO LEVA A PIOR

Além de espantar os investidores do Rio Grande do Sul, ao romper os contratos de concessões das rodovias antes do término, o governador Tarso Genro (PT) deixa abandonadas as estradas que deveriam ser retornadas para o governo federal. E ainda mandou fazer um relatório de encerramento das concessões sem anuência ou participação das concessionárias, como previam os contratos, nem do governo federal.

SOBROU PARA OS USUÁRIOS

Após o rompimento dos contratos de concessão de rodovias gaúchas, os buracos se multiplicaram e os guinchos e ambulâncias sumiram.

ADIVINHAÇÃO

Como a coluna antecipou, a americana Armalite, representada no Brasil pela Dimensão, ganhou o pregão de armas para a PM do DF.

ABONO

Por sua assessoria, o senador Blairo Maggi (MT) deixou claro que não está entre os amolados com a filiação de José Roberto Arruda ao PR.

APOSTA NA DIVISÃO

O ex-governador José Serra acertou a candidatura de Gilberto Kassab (PSD) à sucessão de Geraldo Alckmin (PSDB). Lula adorou: com a divisão no ninho tucano, seu candidato, seja quem for, leva vantagem.

PROTAGONISMO

Ricardo Lewandowski tem sido criticado por colegas por sua dificuldade de ser apenas mais um ministro a votar. Nesta fase, Barbosa continua relator, e Lewandowski não é mais o revisor. Ele tem concordado com o relator, mas expressa isso demoradamente, alongando as sessões.

PANELAÇO

Jovem chef de cozinha muito admirada em Brasília participou ontem do panelaço contra impostos suecos e serviços africanos no Brasil. Myriam, da Cantina Sanfelice, é filha do ministro Gilberto Carvalho.

FORÇA DO HÁBITO

A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) deu seu habitual jeitinho de ir de jatinho da FAB na hora do almoço para casa, em Florianópolis, sexta (9), e voltar a Brasília domingo à noite, “a serviço”.

O ELO MAIS FRACO

Os cortes no Senado, feitos pelo presidente, Renan Calheiros, atingiram em cheio pessoal humilde de limpeza e conservação. No dia 31, vence o aviso prévio de 512 deles. Houve até tentativa de suicídio.

EMBRULHA E MANDA

A Controladoria-Geral da União atribuiu a concessão do “selo ético” à Siemens, em 2011, ao comitê que integra com Febraban, CNI, Sebrae, ministério do Desenvolvimento, Instituto Ethos e Apex. Ah, bom.

TEU NOME É ATRASO

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), corre para o abraço com o atraso: proibiu máquinas portáteis de cartão de crédito. Nos restaurantes, a partir do dia 1º, contas só serão pagas no balcão, para “evitar fraudes”. Em vez de qualificar a fiscalização, ele pune o cidadão.

FEBRE PARAGUAIA

Mal o presidente do Paraguai, Horacio Cartes, tomou posse em Assunção, Dilma alegou febre alta e se mandou de volta ao Brasil, “a conselho médico”. Não deu entrevistas e dispensou também o almoço.

PENSANDO BEM...

... o Mubarak é mais embaixo, no #vemprarua do Egito.


PODER SEM PUDOR

NARIGÃO ELEITOR

A campanha municipal de 1988 já estava na rua, em Curitiba, quando o candidato Duarte dos Santos chegou atrasado a uma reunião, presidida por Dr. Bicudo, dirigente da Sociedade de Amigos do Boqueirão e dono de um prestígio tão grande quanto o nariz. Duarte pediu a palavra:

- Gostaria, antes, de agradecer a oportunidade dada pelo Dr. Narigudo...

A plateia caiu na gargalhada e Duarte desperdiçou a chance de ganhar votos na área de influência do Dr. Bicudo.

Nenhum comentário: