sexta-feira, agosto 09, 2013

A gangorra do ‘já ganhou’ - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 09/08

O PSDB está contagiado pelo clima do ‘já ganhou’, que contaminou o PT, antes da inflação e dos protestos. Pesquisa tucana diz que a rejeição da presidente Dilma é de 45%. A aposta é a de que ela não se recupera, pois seu governo não tem o que mostrar. Ontem, Dilma disse que caiu pela “insegurança a volta da inflação". E bancou que a queda dos preços de alimentos, nos próximos meses. vai surpreender e resgatar seu favoritismo.


O factoide de despedida
Os especialistas da Comissão de Orçamento do Congresso estão chocados com o PGR, Roberto Gurgel. O motivo: o pedido de cassação da governadora Roseana Sarney (PMDB-MA). Os argumentos: nos anos eleitorais há um prazo legal, em junho, para a assinatura de convênios; esta prática é generalizada e, portanto, Gurgel poderia pedir a cassação de uma dezena de chefes de Executivo; a transferência de recursos a municípios pode ser feita até no segundo semestre desde que convênio tenha sido assinado no prazo; e, que a cassação deveria ser pedida na época, e não a 16 meses do fim do mandato, prazo no qual não será concluído o julgamento.


O grito das ruas foi um puxão de orelhas geral. Foi dado o aviso: parem de pensar em eleições e cuidem da vida da gente
Marcus Pestana
Presidente do PSDB de Minas Gerais e deputado federal


Afasta de mim este cálice
Os candidatos a Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, Ella Wiecko e Deborah Duprat fizeram questão de se distanciar do atual PGR, Roberto Gurgel, na sabatina dos ministros Luís Adams (AGU) e José Eduardo Cardozo (Justiça).


No mundo da lua
Esta semana, numa churrascaria, o senador Gim Argello (PTB-DF), para ser simpático com o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado, se gabava de ajudar o governador Marconi Perillo (PSDB) nos pleitos junto ao governo Dilma. Foi quando alguém pediu que se calasse. Adversário de Marconi em 2014, Caiado ouviu em silêncio.


Corpo a corpo
Num dia destes, o governador Sérgio Cabral saiu-se com essa para o presidente do STF, Joaquim Barbosa: “Você não vai se meter nisso!”. Desconcertado, Joaquim respondeu, sobre eventual candidatura ao Planalto: “não vou não”.


Discutindo a relação
A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) reuniu-se, na noite de terça-feira, com os líderes do PSB, Rodrigo Rollemberg e Beto Albuquerque, mais o ministro Fernando Bezerra (Integração). Pediu o apoio dos socialistas nas votações no Congresso e que não deixem que a sucessão contamine a relação histórica do PT e do PSB. O governo quer fidelidade até o fim do governo.


Miss simpatia
Nas reuniões, entre a presidente Dilma e os líderes aliados, foram feitas muitas queixas sobre as dificuldades para eles serem recebidos pelos ministros. A campeã de reclamações foi a ministra Miriam Belchior (Planejamento).


O pidão
O líder do PT no Senado, Wellington Dias (PI), foi alvo do humor da presidente Dilma. Ela relatou que, para obter recursos, quando ela era ministro e ele governador, o petista falava com ela e depois ia ao primeiro, segundo e terceiro escalões.


Está pronto para ser votado, projeto do deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) que “define o funk como forma de manifestação cultural nacional”.

Nenhum comentário: