sábado, julho 13, 2013

Verão passado - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 13/07

O lobby, encabeçado pelo ex-presidente Lula e pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para que Aldo Rebelo reassuma a articulação política do governo provocou a ira da ala do PMDB ligada a Michel Temer. Peemedebistas lembram que o atual ministro do Esporte travou duro embate com o vice-presidente da República pelo comando da Câmara em 2009. Na época, Aldo criticou a aliança entre PT e PMDB, núcleo da base de sustentação a Dilma Rousseff no Congresso.

Em ata "No futuro, esse apoio vai depender de uma lista infindável de reivindicações e espaços que muitos aqui terão de ceder para a grandeza e para a força de um único partido'', discursou Aldo, advertindo sobre o preço que o PMDB cobraria pelo apoio a Dilma em 2010.

Tô fora Aliados do ministro do Esporte dizem que ele só deixará de disputar a eleição para deputado no ano que vem para ficar no comando da Copa do Mundo e não tem planos de voltar à pasta que ocupou no governo Lula.

Supervisão... Antes de ir para Montevideu, Dilma despachou com Gleisi Hoffmann (Casa Civil) sobre as alterações que o governo vai propor ao projeto de Marco Civil da Internet, que tramita na Câmara, com ênfase na proteção à privacidade e inviolabilidade de informações.

...direta Para o governo, a nova lei deve declarar nulas de pleno direito cláusulas de uso de sites que não estejam de acordo com a legislação brasileira. Informações pessoais só poderiam ser usadas comercialmente por redes sociais como o Facebook e sites como o Google com autorização expressa dos usuários.

Caça às bruxas Com a conclusão da Polícia Federal de que não houve crime na propagação do boato sobre o fim do Bolsa Família, Dilma vai instar a Caixa Econômica Federal a reavaliar seus procedimentos internos.

Mico coletivo Assessores palacianos acham que a demora do banco em admitir que havia feito mudanças no mecanismo de repasse do benefício "induziu" o Planalto a considerar que havia crime no boato, hipótese que o Ministério da Justiça chegou a considerar provável nos primeiros dias da investigação.

Rota... O PR retomou as negociações com Geraldo Alckmin para aderir a seu governo e ao projeto de reeleição do tucano em São Paulo.

... de fuga Dirigentes levaram ao Palácio dos Bandeirantes a mensagem de que o partido, que ocupa o Ministério dos Transportes, deixou de sofrer pressão de Dilma para firmar alianças com o PT nos Estados após a queda na avaliação da presidente.

Onde? Alckmin estudava ceder ao PR a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, mas decidiu extinguir a pasta no pacote de corte de despesas de seu governo anunciado no fim de junho.

Peregrinação Eduardo Suplicy (PT) tem percorrido o Estado nas caravanas organizadas pelo partido em São Paulo para defender sua candidatura ao Senado em 2014. Nos palanques dos eventos, ele constrange a cúpula partidária ao falar sobre a possibilidade de o PT ceder sua vaga a outra sigla e pede apoio para disputar a reeleição.

Via rápida 1 Militantes do PT estão sendo instados a assinar o anteprojeto de iniciativa popular pela realização do plebiscito da reforma política para participar da eleição interna para dirigentes da legenda, em novembro.

Via rápida 2 O apoio ao plebiscito foi incluído entre as atividades partidárias que o filiado tem de cumprir como exigência para votar no PED.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"Criticados nas ruas, os políticos discutem a situação e propõem saídas para a crise. Mas Haddad sumiu. O prefeito tem medo do povo."
DO VEREADOR GILBERTO NATALINI (PV-SP), sobre a discreta submersão do prefeito Fernando Haddad (PT) após a crise da tarifa de transportes, em junho.

contraponto


Ritual do chá
Em palestra anteontem em São Paulo, Marina Silva dizia que, diferentemente de muitos que se disseram surpresos com a explosão dos protestos de junho, ela já previra, em entrevista, que o ativismo digital iria "transbordar" do "virtual" para o presencial.

--Me lembro que, quando falei isso, o jornalista me perguntou, se referindo ao ritual do Santo Daime: Que chá a senhora toma quando vai ao Acre'?

Diante das risadas da plateia, a ex-senadora emendou:

--Queria encontrar esse jornalista novamente para dizer a ele: Tome um pouco desse chá das ruas'...

Nenhum comentário: