domingo, julho 07, 2013

Sondando o terreno - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 07/07

José Serra se reuniu na quinta-feira com o presidente do PPS, Roberto Freire, e mostrou disposição concreta de disputar a Presidência em 2014. Hoje no PSDB, Serra deu sinais de que pode se candidatar pelo MD, partido que seria formado a partir da fusão entre PPS e PMN. O ex-governador se mostrou entusiasmado com uma pesquisa divulgada no Paraná em que aparece empatado com Marina Silva (Rede) em segundo lugar, com desempenho melhor que o de Aécio Neves (PSDB).

Escape Na conversa com Freire, Serra repisou a tese de que a oposição se beneficiará de um número maior de candidatos, e demonstrou consciência de que não teria espaço para disputar a Presidência pelo PSDB.

Palanque "Os números das pesquisas mostraram que ele ainda é um grande representante da oposição", afirma o presidente do PPS. Nas últimas semanas, segundo aliados, Freire passou a considerar mais remotas as chances da candidatura de Eduardo Campos (PSB), com quem vinha negociando aliança.

Timing Apesar dos sinais, o ex-governador não deve dar nenhum passo definitivo antes de setembro, às vésperas do prazo legal para mudanças de partido.

No telhado? Congressistas de vários partidos já não levam muita fé na criação do MD. A expectativa inicial de atrair até 25 deputados para a sigla foi revista e, hoje, dirigentes acreditam que podem se filiar, no máximo, quatro.

Vaivém 1 O PSD de Gilberto Kassab deve perder mais dois deputados federais nos próximos dias. Ontem, Guilherme Mussi (SP) teve sua ficha de filiação ao PP abonada por Paulo Maluf.

Vaivém 2 Para compensar as defecções, Kassab negocia atrair parlamentares de outras siglas. Uma das investidas se dará em Minas Gerais, onde o PSD perderá filiados que preferem apoiar Aécio Neves a Dilma Rousseff.

Orquestra O estafe da presidente ficou surpreso com o fato de que o prefeito ACM Neto (DEM) foi o responsável por levar a claque favorável à petista em evento semana passada. "Tinha até maestro regendo o coro'', conta um membro da comitiva.

Déjà vu? Um cacique do PMDB no Senado listou na semana passada a correligionários todos os presidentes da República que caíram por romper com o Legislativo.

História A relação começava com o marechal Deodoro da Fonseca e terminava com Fernando Collor. Por fim, o peemedebista observou que Dilma tem tornado a relação com os partidos da base insustentável''.

Caravana... Alheia à insistência do Planalto na tese do plebiscito para a reforma política, a Câmara vai votar na terça-feira projeto que altera pontos da legislação eleitoral, proposto por Cândido Vaccarezza (PT-SP).

... passa A proposta impede que candidatos que renunciarem na véspera do pleito por problemas com a Justiça Eleitoral sejam substituídos na última hora.

Pauta própria Outra alteração é que sejam convocadas novas eleições quando o prefeito for cassado. Hoje, quem assume é o segundo colocado. O petista Vaccarezza afirma que o projeto será votado em regime de urgência.

Penetra 1 A Força Sindical acusa o PT de tentar se aproveitar da paralisação marcada para quinta-feira, no Dia Nacional de Luta, para promover a pauta do partido para a reforma política.

Penetra 2 Em São Paulo, os trabalhadores se reunirão ao meio-dia em frente ao vão livre do Masp. O PT convocou encontro no mesmo local, às 14h.

Figuração Dirigentes da Força dizem que a CUT, que é ligada ao PT, pediu que os trabalhadores vinculados a outras centrais permaneçam na avenida Paulista até o início do evento do partido.

tiroteio

"O pior tipo de vandalismo é o político, de partidos que não querem mudar nada, mas vendem a ideia de que ouvem a voz das ruas."
DO DEPUTADO ZEZÉU RIBEIRO (PT-BA), sobre o impasse formado no Congresso em torno da votação da reforma política a partir de uma consulta popular.

contraponto


Para todos os santos

Satisfeita depois de ser ovacionada em Salvador, Dilma Rousseff fez questão de demonstrar conhecimento sobre os orixás na última quinta-feira.

--É um bom sinal o Plano Safra ser lançado no salão Iemanjá, a mãe das águas e da fertilidade. Não é Fatinha?

--É isso! Iemanjá não vai deixar faltar bons fluidos para as mudanças --, respondeu Fátima Mendonça, mulher do governador Jaques Wagner, numa alusão à reforma política.

Nenhum comentário: