sexta-feira, julho 19, 2013

PRINCESA EXUMADA - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 19/07

Os restos mortais da princesa Isabel devem ser exumados para estudo. A sugestão foi feita à USP pela biógrafa da princesa, a jornalista Regina Echeverria.

PRINCESA 2
A informação é tratada com discrição, já que a igreja precisa autorizar a exumação --os restos mortais da princesa estão no mausoléu da catedral de Petrópolis (RJ). E as tratativas só serão retomadas depois da visita do papa Francisco ao Brasil. Questionada, Echeverria confirma que procurou "o pessoal da USP" e que conversou também com os herdeiros. Uma equipe da USP já conduziu a exumação dos corpos de dom Pedro 1º e das imperatrizes dona Leopoldina e dona Amélia.

PRINCESA 3
Echeverria e dois pesquisadores se debruçam no momento nas 3.000 cartas escritas pela princesa a parentes e amigos. A correspondência está no Museu Imperial, em Petrópolis. "Os dados da exumação serão a cereja do bolo", diz a autora. O livro deve ser lançado em 2014.

ABENÇOADO
A escolha do novo papa pode ter ajudado a aumentar em 30% o número de "Franciscos" em SP. De 1º de janeiro a 12 de março, 248 bebês foram batizados com o nome nos cartórios de registro civil do Estado. Já entre 13 de março e 31 de maio, o número de "Francisquinhos" aumentou para 320. A pesquisa é da Fundação Seade.

RADIOGRAFIA
O ex-presidente Lula fará check-up em agosto, no hospital Sírio-Libanês, em SP.

RADIOGRAFIA 2
Lula foi aconselhado a fazer e divulgar os exames neste mês, para esvaziar informações de que voltou a fazer tratamento contra o câncer. Mas o ex-presidente preferiu manter o calendário regular --seu último check-up foi feito em abril.

FALA QUE EU TE ESCUTO
José Maria Marin será convidado formalmente para prestar depoimento na Comissão Municipal da Verdade da Câmara de São Paulo. O vereador Gilberto Natalini (PV-SP), que preside o grupo, protocolou a notificação ontem na Casa. O presidente da CBF pode recusar o chamado.

No mês passado, a comissão ouviu o ex-ministro Antonio Delfim Netto.

COLCHÃO
Depois de Banco do Brasil e Caixa Econômica, a Prefeitura de SP vai conversar com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) para tentar facilitar a abertura de contas por estrangeiros. Com as barreiras que existem hoje, muitos imigrantes guardam dinheiro em casa, o que desperta a atenção de ladrões. As negociações, feitas pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, começaram após a morte do boliviano Brayan, 5, em um assalto.

O FREI É POP
A biografia de frei Galvão sai em setembro pela editora Benvirá.

A jornalista Marleine Cohen escreve o livro sobre o primeiro santo do país.

CORAÇÃO DO BRASIL
As filmagens do longa "O Outro Lado do Paraíso", de André Ristum, começam neste domingo, em Olhos D'Água (GO). Baseado em livro autobiográfico de Luiz Fernando Emediato, o filme tem o golpe militar de 1964 como pano de fundo.

Eduardo Moscovis e Simone Iliescu são os protagonistas da aventura de uma família pobre que se estabelece em Brasília. As filmagens terminam em agosto.

CATRACA
O Masp recebeu 5.293 visitantes no feriado de 9 de julho. O número surpreendeu, segundo Luiz de Camargo Aranha Neto, presidente interino da instituição.

Nesse período, eram constantes as manifestações na avenida Paulista.

SANSÃO
Cauã Reymond deixou o cabelo crescer por seis meses para as filmagens de "Tim Maia", que terminaram esta semana no Rio.

O ator fez ainda um aplique para se caracterizar no estilo anos 1960/1970 da trama. Ele vive um amigo do cantor no filme de Mauro Lima, produzido pela RT Features. "Tim Maia" deve estrear em março de 2014.

Amanhã, Cauã começa a se livrar da caracterização, ao embarcar para o sertão. Ele grava no interior de Pernambuco a minissérie da Globo "Amores Roubados", de George Moura, no papel de um sommelier.

PATOTA REUNIDA
Jovens criminalistas que se reúnem todo mês para almoço comemoraram, com convidados, o primeiro ano de encontros. Advogados como Anna Luiza Fonseca (integrante do grupo), Augusto de Arruda Botelho, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira e Celso Vilardi estiveram no Lugar 166, na Vila Olímpia.

CURTO-CIRCUITO
Bibi Ferreira estreia o show "Bibi Canta e Conta Piaf", hoje, às 21h, no teatro do shopping Frei Caneca. Até domingo. 12 anos.

O Museu de Arte Sacra de São Paulo dá posse a sete novos conselheiros hoje.

A apresentadora Daniela Albuquerque, da RedeTV!, festeja aniversário em casa, amanhã, em Alphaville.

Nenhum comentário: