segunda-feira, julho 22, 2013

Operação Francisco - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 20/07

Relatório da Polícia Federal que chegou ao governo aponta que o Rio terá manifestações durante todos os dias da visita do papa Francisco. Os protestos que, segundo a PF, terão maior adesão serão os de amanhã, quinta-feira e domingo. Não foram previstos atos na ida do papa a Aparecida. Policiais federais de todo o país foram deslocados para o Rio para reforçar o esquema de segurança. No Distrito Federal, a PF ficará sem 50% do efetivo. Investigações foram sustadas no período.

No escuro Dilma Rousseff saiu da reunião com os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Celso Amorim (Defesa) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), no sábado, com uma certeza: nem a igreja brasileira sabe o que Francisco dirá ou como será seu contato com os fiéis durante a estada no Brasil.

Peregrino Ex-seminarista e interlocutor com a Igreja Católica desde o primeiro mandato de Lula, Gilberto Carvalho vai passar a semana toda no Rio. Será o elo entre o Planalto e a Jornada Mundial da Juventude.

Gênese Aliados de Sérgio Cabral (PMDB) relatam que apuração do governo do Rio identificou policiais e milicianos ligadas ao deputado e ex-governador Anthony Garotinho (PR) por trás dos atos de vandalismo na cidade.

Caixa aberta A Justiça autorizou o PSDB a ter acesso a todo o inquérito que apura a origem do boato sobre o fim do Bolsa Família em vários Estados. A diretoria jurídica da Caixa Econômica Federal também obteve a íntegra.

No pé 1 O presidente do PSDB, Aécio Neves, ironiza o fato de o Palácio do Planalto ter divulgado telefonema do vice-presidente dos EUA, Joe Biden, para Dilma, para explicar a suposta espionagem de cidadãos brasileiros por agências norte-americanas.

No pé 2 "Num governo do PSDB, a chamada seria direcionada para o gabinete do vice-presidente. A liturgia do cargo manda que, para pedir desculpas à presidente, telefone o presidente'', diz o virtual presidenciável tucano.

Slogan Eduardo Campos (PSB) colocou como capa de sua página no Facebook a frase É possível fazer mais; é possível fazer diferente''.

Inimigo íntimo De um integrante do governo federal, minutos antes de entrar no cinema para uma sessão de "Meu Malvado Favorito 2", ontem: "Esse filme é sobre o Eduardo Cunha?''.

Cavalo de pau Cândido Vaccarezza (PT-SP) era o mais cotado para relatar a medida provisória do programa Mais Médicos na Câmara. Mas, depois das últimas polêmicas entre ele e o Planalto, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) interveio e emplacou o deputado Rogério Carvalho (PT-SE) na função.

Parceiros Padilha e Carvalho são amigos desde os tempos do movimento estudantil. Carvalho sucedeu Padilha na Denem (Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina).

Exército verde José Serra almoçou na semana passada com dirigentes do PV. De novo disse que não tem "pressa'' para anunciar seu destino político, e fez várias críticas ao governo Dilma, entre elas ao Mais Médicos.

Tapetão 1 A Mensagem ao Partido deverá recorrer contra deliberação da reunião de sábado do Diretório Nacional do PT que alterou pontos do estatuto da sigla.

Tapetão 2 O DN anulou a exigência de que o filiado, para votar na eleição interna, tenha de participar de uma atividade do PT. A Mensagem diz que só o Encontro Nacional poderia mudar a regra.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"O papa deverá condenar a marginalização dos pobres, a corrupção e a hipocrisia dos políticos. As orelhas de muitos vão arder."
DO DEPUTADO CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), da ala mais à esquerda da Igreja Católica, prevendo que Francisco deverá dar tom político às prédicas no Rio.

contraponto


É um milagre!
José Maria Alkmin era deputado federal no governo de Getúlio Vargas, quando era muito difícil se comprar bebida importada no Brasil. Em viagem a Roma, o mineiro embarcou com uma caixa de uísque escocês. Na chegada ao Brasil, foi questionado na alfândega:

--Deputado, o que o sr. traz nesta caixa?

--Estive em Roma e trouxe água benta pelo papa.

O oficial pediu que Alkmin abrisse a caixa.

--Mas deputado, é uísque... --disse, sem graça.

--Pois já começou a operar milagres! --emendou o parlamentar, sem o menor constrangimento.

Nenhum comentário: