sexta-feira, julho 05, 2013

O CANTOR E O POETA - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 05/07

Antes de subir ao palco para o show de abertura da Flip, anteontem, Gilberto Gil recebeu o poeta Thiago de Mello, 87, na pousada onde está hospedado em Paraty. O cantor foi saudado pelo amigo ao som de sua canção "Beira-Mar". "Nós nos amamos há bastante tempo", foi logo explicando o amazonense para curiosos que se juntaram na janela para ver o encontro.

Em seguida, presenteou o compositor baiano com um exemplar de "Estatutos do Homem", seu poema mais conhecido. Fez uma dedicatória ao casal Flora e Gil: "Pelo exemplo luminoso de que o amor perdura, quando transforma o seu milagre no poder real sagrado de saber amar".

Gil retribuiu. "Thiago é um daqueles poetas naturais, como os pés de planta. Já pertence à flora." O amazonense se emocionou ao lembrar que os versos do baiano foram um alento durante o exílio na Alemanha nos tempos da ditadura. "Ouvir Procissão' me dava forças."

O poeta, palestrante do Centro Cultural Sesc Paraty, afirma: "O Brasil hoje se inclina perigosamente para a perda da ética, uma doença contagiosa". Tem esperança, no entanto, na recente onda de manifestações. "É nas ruas que começam as mudanças." O roteirista Paulo Lins, a atriz Ana Petta, o editor Luiz Schwarcz e o prefeito de Paraty, Carlos José Gama Miranda, o Casé, também estiveram na feira.

FAÇA O QUE EU DIGO
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) é duro quando se trata das obras da Copa 2014 e propõe até CPI em Brasília para investigá-las. Em Minas Gerais, no entanto, a história é outra. Lá, são os deputados da oposição que querem examinar a parceria que o governo tucano fez para a reforma do estádio do Mineirão. Até agora, em vão. O grupo de apoio ao senador e a seu sucessor, o governador Antonio Anastasia, não deixa a ideia vingar.

QUINTAL
O deputado Paulo Guedes (PT-MG), líder da oposição a Anastasia, afirma que "o grupo do Aécio não deixa ter CPI em Minas". Até ontem, ele já tinha coletado 22 das 26 assinaturas necessárias para investigar supostas "irregularidades nas licitações e custos" do Mineirão. A obra custou R$ 695 milhões. Guedes diz: "Quem não assinar vai ter que se explicar".

QUINTAL 2
Já o líder do maioria, Gustavo Valadares (PSD), nega que o governo mineiro faça pressão contra a criação de comissões. "O que nós não deixamos é que, de forma irresponsável, se criem CPIs apenas para desestabilizar um governo que vem dando certo", afirma. Já contra o governo Dilma Rousseff, Valadares acha que a investigação é válida. "As obras de mobilidade e infraestrutura estão todas atrasadas."

APERTADINHO
Alex Atala e Facundo Guerra vão reabrir o bar Riviera, na esquina da rua da Consolação com a avenida Paulista, no dia 16 de setembro, ao som da Riviera Jazz Band, formada para tocar na casa. Não haverá festa, já que eles têm 2.000 nomes para convidar e só 250 lugares.

CORTINA
José Wilker e Zezé Polessa voltam ao teatro depois de mais de quatro anos em "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?", com estreia marcada para setembro, no Rio. Gringo Cardia assina a direção de arte.

A montagem, do projeto Vivo EnCena, chega a São Paulo em março.

OMBRO AMIGO
Tony Bellotto almoçava sozinho no restaurante Skye, do hotel Unique, na terça, quando foi surpreendido pelo choro da garçonete que o servira. A jovem foi avisada de que a mãe acabara de morrer. O músico e escritor deixou de lado o livro que estava lendo e foi até ela.

Ao saber o que aconteceu, o marido de Malu Mader consolou a funcionária.

TAPETE VERMELHO
O encontro de Danny Glover com o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, na terça, em Brasília, foi avaliado como o ponto alto da mobilização pelo direito de sindicalização dos funcionários de uma fábrica da Nissan, no Mississipi, nos EUA. Carvalho disse a ele que vai dar o recado à montadora. "As empresas recebem muitos subsídios no Brasil e precisam cumprir esses direitos", declarou Carvalho.

CURTO-CIRCUITO
A peça "Os 39 Degraus" reestreia hoje, com Rosanne Mulholland no lugar de Carol Castro. Às 21h30, no teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista. 12 anos.

Edoardo Tonolli, Luigi Tonolli e Nick Johnston inauguram hoje uma nova loja da Bacio di Latte, no shopping Morumbi.

O empresário Sergio K comemora seu aniversário hoje, no Jardim Europa.

A mostra "Videoarte 2013", do Oi Futuro, será apresentada em Lisboa a partir de segunda.

Nenhum comentário: