quarta-feira, julho 17, 2013

Nos braços do povo - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 17/07

O papa Francisco ordenou uma redução no esquema de segurança de sua viagem ao Rio de Janeiro, para Jornada Mundial de Juventude, e a Aparecida, na semana que vem, contrariando o planejamento elaborado pela Polícia Federal, responsável pela proteção de chefes de Estado estrangeiros em visita ao Brasil. Segundo informações passadas ao governo brasileiro pelo Vaticano, Francisco quer "contato com o povo" durante o evento e na missa no santuário de Aparecida.

Planejamento Diante da decisão, a PF está refazendo os trajetos que o pontífice deve percorrer durante a visita para reavaliar os possíveis riscos a sua segurança.

Segmentos Entre os protestos que preocupam o Planalto no período da Jornada estão, além dos liderados por evangélicos, manifestações de feministas e movimentos contra abusos nos gastos públicos, como ocorreu na Copa das Confederações.

Gabinete... Lula chamou petistas anteontem à sede de seu instituto, em São Paulo, para uma "conversa informal" sobre o cenário político. Segundo presentes, o grupo repetiu para o ex-presidente as queixas que havia feito à presidente Dilma Rousseff sobre as falhas na articulação política do governo federal.

...paralelo Lula, de acordo com os deputados, disse que é preciso "paciência". "E que não pode haver vacilação no apoio à presidente", conta um petista. Participaram do encontro Ricardo Berzoini, José Guimarães, Cândido Vaccarezza, entre outros.

Longe... A despeito da tentativa do governo Dilma de reatar com movimentos sociais, Manoel Dias (Trabalho) avisou à Força Sindical que não vai participar do congresso da central, no fim do mês. O ministro enviará um representante ao evento.

...demais Ministros do Trabalho costumam prestigiar os eventos, realizados a cada quatro anos. Aconteceu com Luiz Marinho e Carlos Lupi, nos governos Lula, e com Paulo Paiva e Francisco Dornelles, na gestão FHC.

Perfeito Apesar de boatos, Lula disse a um aliado durante sua viagem à Alemanha, há cerca de dez dias, que sua saúde está "110%".

Conexão A direção do PPS está tão empenhada em retomar sua fusão com o PMN para formar a MD que vai enviar uma delegação a Buenos Aires para negociar com a presidente da sigla aliada, Telma Ribeiro, que faz um curso na Argentina.

Enxuga A Cesp (Companhia Energética de São Paulo), do governo paulista, aprovou um programa de incentivo à aposentadoria para reduzir seu quadro de funcionários. Dos 1.200 trabalhadores da empresa, 400 estão em condições de aderir ao plano.

Paraíso Depois da turbulenta redução das tarifas de transportes de São Paulo, o secretário de Fazenda paulista, Andreia Calabi, vai tirar uns dias de férias na Escócia, sem preocupações. "Isso reflete como as contas de São Paulo estão bem", diz.

Na frente Antes de trocar o comando da autarquia de desenvolvimento de Sergipe, sem consultar o governador licenciado Marcelo Déda (PT), o vice Jackson Barreto (PMDB) havia confidenciado a aliados que procurava dar "agilidade" ao governo na ausência do titular, internado para tratar um câncer.

Espelho O Senado abriu uma consulta na internet para medir a resposta da população a sua agenda positiva. A enquete pede avaliações sobre a proposta de passe livre para estudantes, de Renan Calheiros (PMDB-AL), e sobre a "atuação do Congresso" diante dos protestos.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"A CPI do BNDES provará que o investimento nos campeões nacionais' era uma forma de lavar dinheiro para campanhas do PT."
DO LÍDER DO DEM NA CÂMARA, RONALDO CAIADO (GO), sobre a investigação que deve ser feita sobre os repasses do banco estatal para grandes empresas.

contraponto


Regionalismo contábil
Ao apresentar números da balança comercial durante uma sessão da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) afirmou que o indicador voltaria a crescer até o fim de 2013, mas se recusou a arriscar uma previsão.

--Vamos terminar o ano com um saldo que eu não quero dizer de quanto será, porque depois ele não acontece naquele número e a imprensa vai dizer que nós erramos.

Ao ser abordado pelo conterrâneo mineiro Francisco Dornelles (PP), Pimentel reforçou sua cautela:

--Mineiro não vai dizer uma coisa dessas! -- brincou.

Nenhum comentário: