quinta-feira, julho 11, 2013

Movimento pendular - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 11/07

A pressão do Planalto funcionou e ontem o PMDB, na votação da Lei dos Royalties, ficou com o governo. O líder do partido, Eduardo Cunha (RJ), tirou o pé do acelerador e se aliou ao líder do PT, José Guimarães. A base se dividiu. O PDT apresentou um relatório que contrariava o governo e recebeu o apoio do PSB, do PSD e do PRB, além da oposição. A base do governo virou uma nau sem rumo.

“Algo virou de cabeça para baixo. Vamos ter que repaginar a base do governo. Do jeito que está não dá. Temos que ver quem tem cargo ou não”
José Guimarães Líder do PT na Câmara

A CNB e a Esplanada
Os integrantes da Construindo um Novo Brasil, a maior tendência do PT, passam a limpo o Ministério da presidente Dilma. Reclamam até de companheiros de tendência que não seriam orgânicos e agiriam como independentes: Aloizio Mercadante (Educação), Fernando Pimentel (Desenvolvimento) e Marta Suplicy (Turismo). Dizem que eles não atendem bem sequer os correligionários de tendência. Acrescentam que há ministros que não têm representação política e citam: Miriam Belchior (Planejamento), Tereza Campello (Desenvolvimento Social), Luiza Bairros (Negros), Eleonora Menicucci (Mulheres) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente).

Petistas aliviados
Mesmo tendo feito discurso a favor do plebiscito, os petistas não acharam ruim que ele tenha sido inviabilizado. Previam uma derrota acachapante de suas principais teses na reforma política: o financiamento público e o voto em lista.

Ele tem a força
Fracassada a criação do Mobilização Democrática, o clima é de pessimismo no PPS. Seu presidente, o deputado Roberto Freire (SP), pretendia dar fôlego ao seu grupo político e fazê-lo crescer. Agora, eles apostam todas as suas fichas no ex-governador José Serra (PSDB) e torcem para que ele concorra à Presidência da República pelo partido.

É isso que o povo quer?
Autor da Lei do Ficha Limpa, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral está propondo eleição em dois turnos para a Câmara. No primeiro, o voto seria numa lista partidária. Só no segundo, os eleitores votariam em candidatos.

Intenção revelada
O ministro Aloizio Mercadante (Educação) falou por mais tempo que o ministro Alexandre Padilha (Saúde) no lançamento do Mais Médicos. Na sua falação, não se restringiu à Educação e avançou na Saúde. A fobia, segundo aliados, deve-se à candidatura de Mercadante ao governo de São Paulo, que o fez ocupar a ribalta para ofuscar seu eventual concorrente Alexandre Padilha.

Passe valorizado
Os petistas, a exemplo dos tucanos, também estão no encalço do verde Fernando Gabeira. O sonho de consumo do candidato do PT ao governo do Rio, Lindbergh Faria, é que Gabeira seja candidato ao Senado em sua chapa.

Barraco trabalhista
A deputada estadual Juliana Brizola (PDT-RS) vai hoje ao Ministério Público se defender de ação por difamação. Ela chamou de “canalhas”, no Twitter, o deputado Vieira da Cunha (PDT-RS) e o presidente do partido, Carlos Lupi.

HOJE TEM PV NA TV. Seu presidente, José Luiz Penna, vai falar sobre as manifestações populares e apresentar experiências de gestão bem-sucedidas.

Nenhum comentário: