quarta-feira, julho 17, 2013

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 17/07

Intenção de consumo chega ao menor patamar da confederação do comércio
As famílias brasileiras frearam a vontade de ir às compras: a intenção de consumo teve uma queda de 7,7% ante julho de 2012, mostra pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

O índice de 124,9 é o menor patamar da série de levantamentos, iniciada em 2010. A pontuação no mês passado foi de 130,1, em escala de 0 a 200.

O estudo mede o sentimento dos consumidores em relação a sete itens, como a satisfação com a renda e a sensação de segurança de permanência no emprego.

O resultado, segundo a CNC, é reflexo do nível de endividamento elevado, das altas taxas de juros e da retirada gradual de medidas de estímulo, como o IPI reduzido de veículos e da linha branca.

A inflação também foi vilã, aponta o economista Bruno Fernandes, da confederação.

"Por mais que esteja agora em um nível melhor, a inflação comprometeu a renda das famílias ao longo de todo o primeiro semestre."

Outro motivo apontado por ele foram as manifestações que explodiram no país durante o mês de junho.

"As pessoas ficaram com um pouco de receio de ir às ruas para gastar e, diante de tantos pedidos de mudanças, diminuíram o otimismo sobre o futuro", diz Fernandes.

Apesar do resultado, o índice acima de cem indica um nível favorável de consumo.

O levantamento foi feito no início do mês com base em 18 mil questionários aplicados em todo o país.

Baixo treinamento
Os vigilantes são considerados despreparados para 62% dos participantes de uma pesquisa do Sesvesp (sindicato paulista das empresas de segurança privada).

O levantamento foi feito com 840 pessoas do ABC e de outras seis cidades de São Paulo, incluindo a capital.

A baixa escolaridade e a falta de treinamento dos funcionários foram apontadas como fatores negativos do setor.

As empresas privadas apresentaram os índices mais baixos de confiança (47%) entre as organizações de segurança, que envolvem também polícias e guardas municipais.

"A população faz um juízo equivocado do serviço, pois confunde as empresas legais com as clandestinas", diz João Palhuca, vice-presidente do sindicato. "Os falsos profissionais cometem erros e passam uma imagem ruim para a sociedade."

A cada quatro empresas do setor, três não trabalham de acordo com a legislação trabalhista e com a Polícia Federal, segundo Palhuca.

FOCO NO ENEM
A rede de ensino Microlins abre neste mês cursos preparatórios para o Enem, em parceria com a Federal Concursos. A ideia é que as aulas sejam oferecidas em 40% das cerca de 500 unidades neste ano e a partir de 2014 em todas.

A entrada da empresa no segmento foi impulsionada principalmente pelo crescente número de participantes do exame a cada ano. "A tendência é que o Enem substitua o vestibular", afirma Wilson Martins Filho, gerente comercial da rede.

"Nossa expectativa é alcançar 3% desse mercado até 2014 e ser a maior rede de cursos preparatórios para concursos e Enem em três anos", afirma Carlos Martins, dono do Grupo Multi, que, além da Microlins, tem outras marcas como Wizard, Yázigi, Skill e People.

VIDRO GAÚCHO
A Tecnovidro, empresa gaúcha especializada no beneficiamento de vidro para as indústrias automotiva e moveleira, irá instalar uma fábrica no Espírito Santo, em Colatina (a cerca de 130 km da capital do Estado).

"Alguns clientes nossos que têm sede no Rio Grande do Sul estão indo com novas unidades para o Sudeste e para o Nordeste. Por isso, também estamos migrando", diz o diretor-geral do grupo, Marco De Bastiani.

A segunda planta da companhia demandará R$ 20 milhões em investimentos e começará a operar em janeiro de 2015.

No local, além de produtos para móveis e decoração, serão fabricados para-brisas. Hoje, no segmento de veículos, a companhia trabalha apenas com janelas laterais e traseiras.

A Tecnovidro beneficia cerca de 150 mil metros quadrados de vidro por mês em sua planta em Farroupilha (110 km de Porto Alegre).

A nova fábrica deverá ter uma capacidade de produção um pouco maior, de acordo com De Bastiani.

A empresa não divulga dados de faturamento.

R$ 20 MILHÕES
serão investidos na nova fábrica da companhia, no Espírito Santo

150 MIL M2
de vidro por mês são beneficiados pela empresa atualmente

Estudo sobre trem regional no RS fica pronto no fim do mês
O estudo de viabilidade para implantação do trem regional de passageiros entre as cidades de Pelotas e Rio Grande, no Rio Grande do Sul, deve ser concluído no dia 25 de julho, de acordo com o Ministério dos Transportes.

O levantamento, feito pela Universidade Federal de Santa Catarina, é a primeira etapa do empreendimento.

"Avaliamos detalhadamente a viabilidade técnica e outros pontos, como o financeiro e o ambiental", afirma Rodolfo Nicolazzi Philippi, que coordena o projeto no laboratório de transportes da instituição de ensino.

O trabalho vai apontar os valores necessários para implantação do trem, mas os números ainda estão em fase de revisão, afirma Philippi.

O trem deve percorrer 62 quilômetros entre as cidades, que, juntas, têm 525 mil habitantes. Atualmente há uma ligação férrea entre os municípios, mas apenas para transporte de cargas.

Como o tráfego existente é elevado, o estudo vai apresentar a necessidade de construção de uma linha exclusiva para passageiros, seguindo o traçado atual.

O trabalho servirá de base para as próximas fases e vai ajudar a definir de que forma o trecho será implantado --se por concessão ou por parceria público-privada.

Nenhum comentário: