terça-feira, julho 16, 2013

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 16/07

Setor de distribuição prevê crescer menos neste ano

O setor atacadista distribuidor, que fornece produtos industrializados ao varejo, estima para 2013 um crescimento menor em relação a 2012.

A expectativa é que o ano termine com um aumento real (descontada a inflação) de 3,5%. Em 2012, o faturamento da área avançou 4,48%, de acordo com a Abad (associação de atacadistas e distribuidores).

As previsões serão apresentadas pela entidade durante uma convenção nacional marcada para o início de agosto em Fortaleza.

Apesar do crescimento menor neste ano, o presidente da Abad, José do Egito Frota Lopes Filho, diz que o percentual ainda é positivo por causa do momento da economia.

"Considerando que o PIB deve ficar na casa dos 2% e as turbulências do mercado, como o dólar subindo e a inflação, a gente tem certeza de que é um bom número."

O avanço vai ocorrer, diz ele, sobretudo graças à desoneração dos produtos da cesta básica, cuja lei foi sancionada na semana passada.

No que se refere ao faturamento das empresas, a baixa no valor dos itens causada pelo corte de impostos deve ser balanceada pela alta no volume de negócios.

"Ao repassar a redução de preços para o varejo, prevemos que o aumento nas vendas compense a queda em valor, o que nos deixa otimistas em relação ao segundo semestre", afirma.

No acumulado de janeiro a maio deste ano, o setor faturou 3,62% a mais ante o mesmo período de 2012.

NOVA FRONTEIRA

A rede paranaense de hotéis Slaviero investirá R$ 140 milhões para inaugurar seis unidades até 2015. Os recursos virão de investidores e de financiamentos.

A empresa reforçará a presença em Curitiba, onde se originou em 1981, com três construções para os próximos anos, mas também investirá em um novo mercado, com a chegada a Cuiabá.

Serão dois hotéis na capital de Mato Grosso, com as bandeiras Slim (econômica) e Executive (superior).

"É uma cidade interessante, que tem demanda e passa por um processo de revitalização do seu parque hoteleiro, como ocorreu com Curitiba e São Paulo anos atrás", diz o diretor-geral da Slaviero, Eduardo Campos.

A rede tem intenção de receber turistas para a Copa-2014, mas esse não foi o fator principal na escolha das cidades, afirma o diretor de expansão, Eraldo Santanna.

"Planejamos hotéis para mais de 30 anos, não para eventos específicos."

Haverá ainda uma nova unidade em Balneário Camboriú (SC). "Nosso plano não é parar por aí. Temos quatro contratos prestes a ser fechados", afirma Campos.

Além da construção de hotéis próprios, a rede faz serviços de gestão, assessoria e revitalização.

Corporações em alta

Apenas 37% dos entrevistados pela Ipsos em 24 países acreditam que políticos são mais relevantes e podem conduzir mais mudanças no mundo do que as empresas.

A maioria (63%) das pessoas confia mais na efetividade do meio corporativo do que dos governos públicos.

Mais de 18 mil pessoas foram consultadas para a elaboração do levantamento em março deste ano.

Os números brasileiros são semelhantes à média geral: 61% dos entrevistados no país apostam mais no potencial das empresas.

As mesmas respostas do Brasil foram encontradas entre os argentinos.

A China e a Itália são os únicos países que apresentam índices mais elevados para os políticos do que para o setor privado, com 56% e 53%, respectivamente.

A Alemanha chama a atenção por ter 79% de aprovação para as empresas. A vizinha França também tem números elevados de preferência corporativa, com 70%.

Os russos, por outro lado, ficaram divididos.

RADAR DO CONSUMIDOR

A Serasa Experian vai oferecer a partir de hoje um serviço gratuito, por 30 dias, que avisará toda vez que o CPF de um consumidor for consultado por um credor, usado para abrir uma empresa ou estiver prestes a ser negativado.

As informações chegarão por e-mail e por mensagem de celular. O cadastro ficará aberto no site da Serasa.

Segundo um indicador da instituição, ocorreram 838 mil tentativas de fraude entre janeiro e maio deste ano.

Fusão... Os escritórios Aidar SBZ Advogados e Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados vão unir as operações a partir de 1º de agosto.

...de bancas O Aidar SBZ foi fundado em 2011 por Carlos Miguel Aidar, ex-presidente da OAB-SP. O escritório resultado da fusão terá 260 profissionais.

Torcida O Atlético Mineiro e o Banco Daycoval lançaram um cartão internacional de viagem pré-pago para torcedores do time.

Palestra O economista Michael Porter, de Harvard, virá ao país para debater indicadores econômicos na Conferência Ethos, em setembro.

Falta de incentivo

O cenário brasileiro para inovação é considerado positivo por apenas 30% dos participantes de uma pesquisa feita pela StrategyOne a pedido da General Electric.

Com o baixo índice, o Brasil fica atrás de 16 países com cenários mais favoráveis a novas iniciativas.

O ranking é liderado pela Alemanha, apontada por 85% dos 3.100 executivos entrevistados em 25 países para o levantamento.

Ao avaliar seu próprio mercado, 43% dos empresários brasileiros disseram que o país possui um ambiente que apoia a inovação.

A pesquisa completa será divulgada em agosto durante evento organizado pela GE no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: