segunda-feira, julho 29, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

PDT APOSTA EM CRISTOVAM PARA VICE DE CAMPOS

Apesar de o governador Eduardo Campos (PSB-PE) ter sondado Osmar Dias (PDT-PR) para ser seu vice em 2014, o PDT aposta mais no nome do senador Cristovam Buarque (DF), caso o partido realmente decida apoiar o socialista na disputa para Presidente da República. O desembarque da aliança com a presidente Dilma (PT) será discutido durante congresso do PDT marcado para os dias 23 e 24 de agosto.


NOME NATURAL

O PDT avalia que, além de ser nacionalmente conhecido, Cristovam goza de posição mais confortável por ter mandato no Senado até 2018.


MAMÃE MANDOU…

A cúpula da sigla levanta outros quadros como Miro Teixeira (RJ), Alceu Collares (RS), Reguffe (DF) e o ministro Manoel Dias (Trabalho).


FORA DO NORDESTE

Dono de três minutos de tempo de TV, o PDT sugere nomes do Sul, Sudeste e Centro Oeste, onde Eduardo Campos tem menor inserção.


RECUO ESTRATÉGICO

De Paulo Pereira (PDT-SP) sobre a ausência de Campos em encontro da Força, ao qual tinha confirmado presença: “Isso é pra não apanhar”.


EMBAIXADOR TENTA ESCAPAR DE GRAVE ACUSAÇÃO

Investigado no Itamaraty por assédio moral e sexual no consulado-geral em Sidney (Austrália), o embaixador Américo Fontenelle foi à chancelaria em Brasília na segunda (22) em busca de uma “saída honrosa” para o escândalo que envolve seu adjunto César Cidade, denunciado na Coluna Cláudio Humberto em fevereiro: uma nova função no Brasil ou novo posto no exterior. Poderá ser “punido” com a aposentadoria, se prevalecer o poder que alardeia no Itamaraty.


‘SURTO’

Diplomatas que acompanham o caso em Brasília acreditam que Fontenelle “surtou”, dadas as evidências acumuladas contra ele.


FILME DE TERROR

A sindicância foi aberta em maio, com depoimentos quase sempre assustadores dos funcionários em Sidney – entre eles uma grávida.


PRESTÍGIO

Fontenelle se diz “amigo” do ex-ministro José Dirceu, condenado no mensalão, que o teria indicado ao posto no início do governo Dilma.


AGORA VAI

Após repercussão negativa de notícias sobre os salários de marajás da Infraero, a direção vai solicitar ao governo federal que libere ao menos a recomposição salarial dos servidores, com base na inflação, antes que nova greve baixe ainda mais os índices de popularidade de Dilma.


ESTRATÉGICO

A fim de melhorar a interlocução com a mídia, o PSDB decidiu contratar assessores de imprensa para Aécio Neves (MG) – virtual candidato do partido à Presidência em 2014 – em cada um dos estados brasileiros.


INDEFINIÇÕES

Em campanha para disputar o governo de Pernambuco, o ministro Fernando Bezerra (Integração) tirou os últimos dias para rodar Estado. Ele tenta apoio de Eduardo Campos (PSB) ou da presidente Dilma (PT)


ENQUADRADOS

Advogado Fernando Humberto Fernandes pede que OAB e Ministério Público leiam bem artigo 16 da lei 10823/2006: coquetel molotov não é “explosivo”, mas “produto incendiário” que pode matar, e manifestantes com tal “arma” deveriam ser enquadrados em tentativa de homicídio.


PROFISSÃO POLÍTICO

Quem conhece bem a política amapaense garante que o senador José Sarney (PMDB), 83 anos, é candidatíssimo à reeleição em 2014 em chapa cujo cabeça deverá ser o vereador Lucas Barreto (PSD).


HOMEM DE BEM

O jornal italiano Messaggero contou a emoção do reencontro em Aparecida (SP) do papa Francisco e um casal italiano, que ele casou, ainda padre em Buenos Aires e ajudou a fugir na ditadura argentina.


BÓIA DE SALVAÇÃO

Atingido duramente por escândalos em série e queda brutal de popularidade em pesquisas, o governador Cabral espera aceno de Lula ou Dilma para encerrar a carreira política num cargo “honroso” no Brasil ou no exterior, ainda que precise engolir o adversário petista Lindbergh.


INTERMINÁVEL

Condenado por compra de votos e abuso de poder econômico, o ex- distrital Benício Tavares (PMDB) apresentou recurso contra decisão do TJDF que cassou seus direitos políticos. O processo tramita há 30 anos


PENSANDO BEM…

… se os números não mentem, Dilma não tem 31% de aprovação, mas 61% de reprovação.

Nenhum comentário: