quinta-feira, julho 11, 2013

Calma, gente - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 11/07

A ação do MP que pretende impedir que Eduardo Paes contrate serviços de saúde para atender as pessoas da Jornada Mundial da Juventude, ao custo de R$ 7,8 milhões, traz um argumento polêmico: não se pode usar dinheiro público em evento religioso, já que o Estado é laico.
Ontem, Sergio Bermudes, advogado da Arquidiocese, rebateu esta tese na 5ª Vara da Fazenda Pública, onde corre a ação do MP.

Visita oficial...
Bermudes, depois de lembrar que seria desastroso impedir esse serviço às vésperas do evento, entre os dias 22 e 28 deste mês, anexou uma carta de Dilma ao Papa Francisco. Nela, ele é convidado oficialmente a visitar o país.
Assim, não será uma viagem particular, mas sim a visita de um chefe de Estado.

O sonho acabou
Há, no mercado de petróleo, gente achando que, a esta altura do campeonato, uma das alternativas da OGX de Eike Sempre Ele Batista é desativar a empresa e vender seus ativos para pagar as dívidas.
A conferir.

Mistério há de pintar por aí
Um dos mistérios da política brasileira é o destino do governador Eduardo Campos na eleição de 2014. Ele tinha praticamente desistido de disputar a cadeira de Dilma. Mas isso foi pouco antes do alvoroço das ruas.
Ah, bom!

No mais
Em 1976, Chico Buarque e Francis Hime, na música “Meu caro amigo”, ao dizerem que “o correio andou arisco”, denunciavam que a ditadura violava a correspondência.
Nos tempos modernos, quem anda arisca é a internet, como mostrou O GLOBO sobre o grampo feito pelo governo do companheiro Obama.

Fla x Flu
Talvez só para implicar com o Flamengo, o Fluminense, neste acordo com o Maracanã, tentou que sua torcida ficasse sempre à esquerda das antigas cabines de rádio do estádio.
É que esse sempre foi o lado fixo da torcida rubro-negra no Maraca.

Mas...
O tricolor vai ficar com o lado direito das arquibancadas para sua torcida.
O consórcio Maracanã não quer desagradar ao Flamengo em meio à discussão do contrato com os rubro-negros.

Policarpo Quaresma
Mal acabou a Flip, já rola no Facebook uma campanha para que em 2014 o homenageado seja Lima Barreto, autor de “Triste fim de Policarpo Quaresma”.
O escritor, filho de escravo, morreu aos 42 anos, em 1922.

Em tempo...
No texto “O novo manifesto”, Lima Barreto desanca: “Eu também sou candidato a deputado. Nada mais justo. Primeiro: eu não pretendo fazer coisa alguma pela pátria, pela família, pela Humanidade.”

Valei-me, Nossa Senhora
O prédio que foi alvo de uma ação da polícia, em Niterói, por abrigar vários prostíbulos tinha como nome de batismo Edifício Rio-Niterói.
Depois, mudou para Nossa Senhora da Conceição com o objetivo de melhorar a imagem do lugar. Pelo visto, não deu certo.

Tira a mão daí
Os guardas da exposição “A herança do sagrado”, com acervo do Vaticano, no MNBA, estão tendo muito trabalho.
Ontem, por exemplo, uma senhorinha passou a mão num quadro de Leonardo da Vinci.

Cemitério do horror
Carlos Eugênio Lopes, diretor jurídico da CBF, é mais uma vítima do roubo de sepulturas, desta vez no Cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio. O jazigo perpétuo da família, comprado pelo seu avô, ficava em área nobre, avaliado hoje em mais de R$ 400 mil.
Simplesmente desapareceu, e a Santa Casa não deu a mínima. Misericórdia!

Aqui jaz au-au
Aliás, por falar em cemitérios cariocas, o vereador dr. João Ricardo apresentou projeto de lei que permite que as pessoas enterrem seus cachorrinhos de estimação no jazigo da família.

Nenhum comentário: