quarta-feira, julho 10, 2013

Apostando na divisão - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 10/07

Petistas influentes junto à presidente Dilma defendem isolar o PMDB da Câmara. Um ministro relata que se cogita criar um bloco liderado pelo PT com o PP, o PSD, o PR e o PDT. O líder do PMDB, Eduardo Cunha, é tratado como de oposição. Esses petistas cobram dos presidentes Henrique Alves e Renan Calheiros, e do vice Michel Temer, que entrem em campo para debelar a rebelião.

O desarranjo não é só no PMDB
O principal partido do governo, o PT, está à deriva no Congresso. Os integrantes de sua principal tendência, Construindo um Novo Brasil, estão descontentes com seu quinhão na administração. Consideram que ela está sub-representada e que membros da tendência minoritária Mensagem têm funções na máquina acima de sua força no partido. Os líderes da CNB não querem declarar guerra contra a presidente e, por isso, optaram por uma crítica indireta e elegeram como alvo a ministra Ideli Salvatti. Além disso, alguns de seus integrantes fazem coro ao pleito de setores do mercado pela queda do ministro Guido Mantega (Fazenda), que teria perdido credibilidade.

“Fomos pegos no contrapé. O PT não consegue se comunicar com a velha ordem analógica nem com o novo movimento digital”
Paulo Teixeira
Deputado federal (SP) e candidato a presidente do PT

‘Santa’ aliança
O líder do PT, José Guimarães, e o vice da Câmara, André Vargas, ficaram ao lado do líder do PMDB, Eduardo Cunha, contra o relatório de Alessandro Molon sobre o marco regulatório da internet. Questionam o conceito de neutralidade.

Dindim
A presidente Dilma deve anunciar hoje, na Marcha dos Prefeitos, um reforço no caixa dos municípios. Estão previstos um repasse extraordinário de um ponto percentual sobre o que recebem hoje (equivalente a 80% de uma parcela do FPM) e o pagamento de R$ 6 per capita por ano a mais para a Saúde (algo como R$ 720 mil numa cidade com dez mil habitantes). 

Prato feito
A proposta sobre a votação de vetos, que está sendo negociada pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros, prevê passar uma régua no passado e apreciar só os novos. Com isso, código florestal e fator previdenciário não iriam a voto.

A cada dia sua agonia
O vice Michel Temer e o presidente da Câmara, Henrique Alves, estão sob forte pressão do Planalto. O governo quer que eles reassumam o comando do PMDB na Câmara. Para mostrar serviço, Henrique Alves correu, ontem, até a comissão da PEC do Orçamento Impositivo, tese de que é defensor, para impedir a votação sob a alegação de que este não era o melhor momento.

Imobilizados
Prefeitos relataram ontem que estão com dificuldade de contratar empresas de ônibus. As concessionárias não têm se habilitado às licitações. Alegam que vão perder dinheiro, pois se tornou inviável aumentar o preço das tarifas.

Fincando pé
Um grupo de empresários procurou um líder no Senado para votar uma MP de interesse da indústria da construção civil. E ouviu como resposta: “Só coloco em votação se o ministro Guido Mantega me ligar e se ele me atender”.

A PRESIDENTE DILMA decidiu investir na mídia internacional. O objetivo é vender lá fora que os recentes protestos não foram contra seu governo.

Nenhum comentário: