domingo, julho 28, 2013

A visita da verdade - ANA DUBEUX

CORREIO BRAZILIENSE - 28/07

Ao longo da última semana, durante a Jornada Mundial da Juventude, algumas evidências prevaleceram. Cito duas: o Brasil está parando, do ponto de vista da mobilidade urbana, e a Igreja Católica está de fato num caminho de aproximação com os fiéis.
Sobre a primeira, não há muito o que dizer, só a lamentar. Era previsível que o Rio de Janeiro não conseguisse prover o imenso contingente de fiéis do básico: o transporte público. Diga-se, de passagem, nenhuma cidade brasileira estaria em condições de garantir o acesso de uma multidão desse tamanho a um esquema eficiente de mobilidade, o que é muito preocupante quando os importantes eventos esportivos - as Olimpíadas e a Copa do Mundo - se avizinham. Isso é uma surpresa? Não é. Mas é o aviso mais estridente dos últimos tempos de que haverá um colapso nos sistemas de transporte e no trânsito do Brasil - e não só em períodos de grande fluxo de turistas. Se nada for feito urgentemente, o direito de ir e vir do brasileiro e de seus visitantes, já tão comprometido, será simplesmente negado.

Tirando o problema de infraestrutura, resta avaliar visita do papa Francisco pelo mais importante: a renovação da fé. Para a maioria católica brasileira e de todo o mundo, Francisco demonstrou concretamente o que os analistas do Vaticano e os primeiros sinais de seu pontificado já previam: o desejo de voltar a Igreja Católica para os seus fiéis. Sair dos muros do Vaticano e olhar nos olhos, abraçar, beijar, consolar e abençoar crianças, velhos e, sobretudo, jovens.

Com discursos e homilias simples e ao mesmo tempo intensos, Francisco pregou o não consumismo, o não materialismo, a não desilusão, a esperança. Condenou o abandono dos pobres e excluídos, insistiu na luta contra a corrupção, relembrou chagas brasileiras, como a chacina da Candelária, abençoou a família, lembrando a importância dos avós e da troca de experiência entre as gerações.

Francisco não se furtou a dizer que entendia a decepção em relação aos erros da Igreja e perdoou os erros alheios. Ainda que seja verdade que o catolicismo tenha sofrido os efeitos do distanciamento da Igreja, também é a pura realidade que a visita do papa recuperou algumas máximas de Jesus Cristo, que nunca se perderam, entre elas, a humildade. Sejamos gratos pela semana iluminada por Francisco.

Um comentário:

Anônimo disse...

“...a juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo e, por isso, nos impõe grandes desafios.", disse o Papa.
Proteger os jovens é um dever de todos, eles são o futuro.
Isso é claro para toda pessoa sensata e honesta.
Mas será claro para um partido, o PT, que privilegia a luta pelo poder visando sobretudo ao usufruto próprio?
Para um governo que se cerca de ministros incompetentes, de políticos corruptos e de marqueteiros mentirosos?
Certamente não!
As manifestações de rua pacíficas, apesar de todas as dificuldades, têm denunciado com coragem e competência as mazelas de nossa democracia.
Mas é indispensável agregar a esse esforço de denúncia um plano de ação para a mudança necessária.
Esse plano deve ter como objetivo uma vitória esmagadora nas eleições de 2014, para o Executivo e o Legislativo, e o mínimo a ser exigido dos candidatos é Ficha Limpa.
A questão é: quem seria o melhor líder nessa luta para reconquistar a decência e a eficácia de nosso sistema de governo?
VOLTA FHC !