quarta-feira, junho 12, 2013

Vem aí a Rede - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 12/06

A formação do partido Rede, de Marina Silva, só depende agora da boa vontade dos cartórios eleitorais. O partido conclui esta semana, informa o deputado Alfredo Sirkis (RJ), a coleta das cerca de 550 mil assinaturas para requerer ao TSE o registro do partido. Mesmo assim, por causa das assinaturas que podem ser invalidadas, a Rede traçou como objetivo coletar mais 170 mil apoios.

Tensão com a situação da economia
Um governo não pode transmitir pessimismo, mas é grande a tensão na equipe da presidente Dilma com a economia. Uma das dúvidas é se o Banco Central, auxiliado pelas medidas fiscais que estão sendo editadas, vai conseguir segurar o câmbio e evitar uma desvalorização. A única certeza é que não será adotada nenhuma medida que sacrifique o baixo crescimento da economia. Nas circunstâncias atuais, de crise mundial, um incremento de 2% ou 3% é visto como um grande crescimento. Por isso, a ordem é continuar pedalando, pois qualquer ruptura atingirá em cheio as endividadas classes C e D, sustentáculos políticos e eleitorais dos governos Lula e Dilma.


“Esse é um movimento organizado contra a produção brasileira. Nós já tivemos o MST; depois, o Código Florestal; e, agora, a questão indígena”
Kátia Abreu
Senadora (PSD-TO) e presidente da Confederação Nacional da Agricultura

Redução de danos
O Planalto não quer mais ser surpreendido com projetos como o do fim das gorjetas dos garçons, nos plenários e comissões da Câmara e do Senado. Os líderes do governo vão fazer uma varredura para levantar as propostas polêmicas.

Na pressão
O ministro Paulo Bernardo (Comunicações) jogou duro e a Telebras entregou, em tempo recorde, as fibras óticas com dupla abordagem que vão viabilizar a transmissão dos jogos da Copa pela TV e os serviços de telefonia. Agora falta, em alguns estádios, o cabeamento para garantir as telecomunicações nos centros de imprensa e nas lojas.

No mesmo patamar
Os analistas do PT registram, no Datafolha, que as perdas da presidente Dilma não se transferiram para os candidatos da oposição. Somados (Aécio, Marina e Eduardo), eles tinham 34% em dezembro, 32% em março e 36% agora.

Compadrio
Os parlamentares temem retaliação do TCU. Mas criticam a omissão do Ministério Público no caso do auxílio-refeição dos ministros do Tribunal. Dizem que eles pegaram carona em decisão válida para o Judiciário. Pela Constituição, o TCU integra o Poder Legislativo. No capítulo do Poder Judiciário, não há referência ao TCU, nem quando trata das "Funções Essenciais à Justiça".

Calendário definido
O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, fechou com os mineiros que o candidato ao governo será decidido até dezembro. Em março de 2014, o partido decidirá se o governador Antonio Anastasia concorrerá ou não ao Senado.

A largada no Maranhão
O presidente da Embratur, Flávio Dino, lidera a corrida para o governo. Ele tem de 56% a 62%, nas pesquisas Escutec e Ipop. O ministro Edison Lobão tem 27% e Luiz Fernando, candidato da governadora Roseana Sarney, tem de 15% a 17%.

Temer, Alckmin e Haddad querem trazer a Expo 2020, sobre crescimento sustentável, para São Paulo, e não a Conferência da ONU para o Meio Ambiente.

Nenhum comentário: