sábado, junho 15, 2013

Vannuchi na mira - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 15/06

A presidente Dilma não gostou das críticas publicas de Paulo Vannuchi, recém eleito para a Comissão de Direitos Humanos da OEA, à chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, na questão indígena. Foi, por isso, que os ministros Gilberto Carvalho e Maria do Rosário o contestaram. No Planalto, sua atitude é considerada equivocada.

Índio quer apito ou o pau vai comer

O governo Dilma decidiu que não irá tratar “no padrão amazônico” as duas etnias indígenas do Mato Grosso do Sul. Os guaranis-caiovás e os terenas são considerados integrados à vida dita civilizada. O governo reconhece seu direito por terras, no limite de 2% do território estadual. Por isso, irá propor o pagamento de terra nua para os índios criarem cooperativas de trabalho e de produção, além de garantir assistência à saúde e escolas para seus filhos. Em outra frente, a União buscará democratizar a distribuição da ajuda federal entre os nativos, para evitar que se perpetue o “caciquismo” dos que são
responsáveis pelo controle do dinheiro.

“Não adianta esta quebra de sigilo. Sou homem de guerra, de batalha. Não vou desistir de minha candidatura”
Lindbergh Farias Senador (PT-RJ), sobre a decisão do ministro José Dias Tofolli (STF) de quebrar seu sigilo bancário

Sintonia
O vice-presidente Michel Temer e o ex-presidente Lula combinaram, em almoço ontem, em Sao Paulo, que irao se reunirão a cada 40 dias para discutir palanques estaduais. Avaliaram que ainda é cedo para bater o martelo nos estados.

Collor na largada
O senador Fernando Collor de Melo (PTB) sai na frente para o governo alagoano, com 24% das intenções de voto, em pesquisa Vox Populi. O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), tem 17%; o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB),14%; o senador Benedito Lira (PP), 11%. Destes, nem Renan nem Palmeira serão candidatos. 

Serra, a esfinge
Os tucanos não acreditam que o ex-prefeito José Serra saia do PSDB para se lançar a presidente por outra legenda. Avaliam que, com suas declarações, ele quer se manter em evidência quando o partido vive seu melhor momento.

O vinho da Copa
Em jantar hoje em Brasília com integrantes do governo, organizadores da Copa das Confederações e parlamentares, será degustado pela primeira vez o vinho oficial da Copa do Mundo de 2014, o brasileiro Faces, da vinícola Lidio Carraro. Ele desbancou o chileno Concha e Toro. O champanhe será Moët & Chandon. O Brasil não conseguiu convencer a Fifa.

Sem muito sucesso
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Marco Feliciano (PSC-SP), tem procurado deputados para apoiarem uma PEC de sua autoria que proíbe textualmente o casamento gay na Constituição.

Sonhar não custa nada
O presidente do PSD, Gilberto Kassab, alinhado à reeleição de Dilma, quer contrapartida: que o PT não tenha candidato e apoie sua candidatura ao governo paulista. Acredita que os baixos índices dos petistas podem fazer o sonho virar realidade.

OS SEGURANÇAS DA CÂMARA 
passaram a seguir fielmente a regra de só deixar entrar no plenário pessoas com crachá, a pedido da Mesa Diretora.

Nenhum comentário: