terça-feira, junho 25, 2013

VALE TUDO - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 25/06

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decide hoje se as horas extras entram no cálculo da pensão que um pai paga ao filho, ou que um ex-marido paga à ex-mulher. A decisão deverá uniformizar as futuras análises em todo o país.

PARTE A PARTE
No processo, o pai, que é médico em Taubaté (SP), fez acordo para destinar 40% de seus vencimentos para a família. Depois, pediu que o percentual incidisse apenas sobre o salário. O juiz mandou descontar do valor total. O STJ dará a palavra final.

PÉ FORA
Era dada como certa, há alguns dias, a saída do secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, do governo Dilma Rousseff. O ex-presidente Lula, no entanto, disse a interlocutores na semana passada que a questão (até ontem, pelo menos) estava superada.

CORTE
Dirigentes do PT buscavam no domingo detalhes da pesquisa Datafolha sobre o apoio dos paulistanos às manifestações. Os números trouxeram relativo "alívio": 84% dos mais ricos e escolarizados opinaram que os protestos devem continuar, mas a adesão entre os eleitores de baixa renda é bem menor: 51%, contra 49% que acham que eles têm de parar.

CORTE 2
Entre os que ganham mais de dez salários mínimos, 76% acham que os protestos trazem mais benefícios do que prejuízos. Entre os que ganham até dois salários, o percentual é bem menor: 59%. A atuação de Dilma Rousseff frente às manifestações foi considerada ruim ou péssima por 69% dos mais ricos, contra 48% dos mais pobres.

COMPASSO
No PT, a conclusão foi a de que boa parte dos que engrossaram as passeatas do Movimento Passe Livre nas últimas manifestações são aqueles que já não nutrem grande simpatia pelos governos petistas. Os protestos, pelo mesmo raciocínio, não ganharam, pelo menos por enquanto, corações e mentes de ampla maioria do eleitorado "lulista".

ACORDA, BRASIL
Em seu perfil no Facebook, Verônica Calheiros apoia as manifestações que tomaram conta do país. "É isso mesmo! Isso é legítimo!!!", escreveu a mulher do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), dia 17, ao partilhar post de uma amiga que oferecia "um mar de flores em homenagem ao povo que está nas passeatas por todo o Brasil! É um povo verde-amarelo, com amor à pátria! Viva a liberdade de expressão!!!".

ACORDA, BRASIL 2
Verônica também compartilhou com os 545 amigos na rede social pronunciamentos do marido sobre a onda de protestos. O senador preferiu não se manifestar.

ATÉ NA AMÉRICA
O Escritório Modelo de Advocacia de Sexualidade e Gênero da Faculdade de Direito da Columbia, em Nova York, em conjunto com escritórios de outras universidades americanas, como a Cornell e a de Miami, enviaram carta aberta ao presidente da Câmara brasileira, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

ATÉ NA AMÉRICA 2
No texto, manifestam "profunda preocupação" com a eleição de Marco Feliciano (PSC-SP) para presidir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara, pelas constantes declarações públicas "de cunho discriminatório contra homossexuais e, também, racistas". E dizem que a eleição "de um presidente parcial para a comissão envia uma mensagem errada para a comunidade internacional".

O MILHÃO DE TARSILA
"Sagrado Coração de Jesus", primeiro quadro de Tarsila do Amaral, será leiloado hoje, em São Paulo, com lance inicial de R$ 1 milhão. A artista pintou a tela em 1904, quando estudava em um colégio em Barcelona, e assinava seu nome com outra grafia: Tharcilla. O leilão é organizado pelo escritório de arte James Lisboa.

BODAS DE OURO
O advogado José Yunes e sua mulher, Célia, comemoraram 50 anos de casamento, na sexta-feira. O vice-presidente da República, Michel Temer, e sua mulher, Marcela, o escritor Fernando Morais e os empresários Márcia Goldfarb, Washington Cinel e Claudio Bernardes compareceram ao evento.

LUXO
Erika dos Mares Guia, filha do ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, celebra hoje o aniversário de um ano de sua loja, a Mares, que reúne grifes nacionais e estrangeiras, como Balmain, Dolce & Gabbana e Valentino

EU QUERO UMA CASA NO CAMPO
A artista Lucia Laguna abriu a exposição "Jardim", na galeria Fortes Vilaça. Adriene Jobim, mulher do ex-ministro Nelson Jobim, os atores Vera Holtz e Guilherme Leme e a artista Beatriz Milhazes estiveram no vernissage no fim de semana.

CURTO-CIRCUITO
Patricia Bonaldi faz desfile de coleção verão, hoje, às 16h, no Iate Clube de Santos, em Higienópolis.

O arquiteto Ugo di Pace fala na Mostrablack sobre sua carreira e o ambiente que criou para o evento. Às 19h, no JK Iguatemi.

A galeria Luciana Brito abre hoje exposições de Caio Reisewitz e Saint Clair Cemin, às 19h, no Itaim.

Especialista em inundações, o americano Roy Wright faz palestra amanhã no Instituto de Engenharia, na Vila Mariana.

Nenhum comentário: