quarta-feira, junho 05, 2013

PASSANDO A LIMPO - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 05/06

A Prefeitura de São Paulo vai criar a sua Comissão da Verdade. O projeto de lei que forma um grupo para esclarecer casos ocorridos durante a ditadura militar (1964-1985) na cidade segue para a Câmara Municipal em agosto, após o recesso dos vereadores. O prazo de investigação será, a princípio, de dois anos.

A LIMPO 2
O texto está sendo elaborado na Secretaria de Direitos Humanos. Nas próximas semanas, o titular da pasta, Rogério Sottili, se reunirá com representantes das outras comissões já existentes na cidade para definir as áreas prioritárias de atuação do grupo municipal. O objetivo é evitar coincidências nas apurações. "Estamos atendendo a um pedido recorrente das famílias" de torturados e desaparecidos na ditadura, diz ele.

LUPA
Além da Comissão Nacional da Verdade, criada pelo governo federal, instituições como Câmara Municipal de SP, Assembleia Legislativa, OAB-SP, USP e PUC-SP formaram equipes para pesquisar fatos do período.

FUNIL
Será amanhã a eleição que escolherá, a partir de uma lista sêxtupla da OAB-RJ, os três candidatos a uma vaga de desembargador no TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região). Letícia Mello, filha do ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), foi a segunda mais votada pelos advogados. A escolha final, a partir da lista tríplice indicada pelos magistrados da corte, será de Dilma Rousseff.

ANDANÇA
Beth Carvalho resolveu emprestar sua imagem para a campanha Vozes em Defesa do Direito Autoral, do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).

"Todo mundo tem que pagar direito autoral para o Ecad, que foi um escritório que nós fundamos há mais de 30 anos para que o compositor recebesse seu direito", pede a cantora.

COZINHA EQUIPADA
Não é só de um fogão para cozinhar nas madrugadas, quando tem fome, que Dilma Rousseff precisava "urgentemente". Está no ar, no site de licitações da Secretaria-Geral da Presidência, um edital que previa a "aquisição de utensílios diversos para cozinha" do Palácio da Alvorada e da Granja do Torto, as residências oficiais da presidente. Total estimado das compras: R$ 139,5 mil.

COZINHA EQUIPADA 2
Entre os itens estão 500 copos "meio cristal" para água, de "acabamento perfeito e bordas totalmente lisas", mil copos "long drink para sucos", pratos de porcelana de "alta qualidade", xícaras, talheres, bandejas de prata, manteigueiras, petisqueiras e até porta-caviar com "base de cristal" e "colher de prata". Há também na lista panelas de pressão, frigideiras e assadeiras.

FÃ DA GLOBO
Dilma revelou há algumas semanas, em uma entrevista ao jornal "O Globo", a falta que ela sentia de um fogão. Na mesma conversa informou que vê e revê novelas da Globo e que também é fã de programas de humor da emissora.

ESCALAÇÃO
A atriz Adriana Lessa estará no elenco da nova temporada da série "Sessão de Terapia", dirigida por Selton Mello, em outubro, no GNT. Será uma advogada que decide engravidar e entra em conflito com o marido.

ESTRADA
A cantora Paula Fernandes gravou música para campanha de prevenção de acidentes, dirigida a caminhoneiros, que o Ministério das Cidades lança amanhã.

COROINHA
O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) posou para a revista "Trip". Em texto inédito, diz que seu comportamento no Congresso carrega marcas do cristianismo. "Com Ele [Jesus Cristo], aprendi a ser um doce bárbaro: oferecer a outra face diante da violência física do oponente e atacá-lo com a violência das palavras."

HAJA PELE
A empresária italiana Silvia Fendi, da Fendi, foi o centro das atenções de jantar, anteontem, no MAM. A grife inaugura a primeira loja no Brasil no shopping Cidade Jardim, de Zeca Auriemo, marido de Mariana Auriemo. A estudante Johanna Stein Birman, a empresária Maythe Birman e a editora de estilo Donata Meirelles compareceram.

CURTO-CIRCUITO
A carnavalesca Rosa Magalhães assina cenários e figurinos do espetáculo de dança "Sagração da Primavera". Estreia em julho, no Theatro Municipal.

Reinaldo Kherlakian faz show beneficente hoje no Palácio dos Bandeirantes.

A Galeria Raquel Arnaud abre hoje exposições de Carlos Nunes e Maria-Carmen Perlingeiro. Às 19h, na Vila Madalena.

A modelo Flavia Lucini, da agência Joy Model, é capa da revista "Modo".

Nenhum comentário: