sábado, junho 08, 2013

Os impasses no Rio - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 08/06

A exemplo de PT e PMDB, o PSDB e o DEM estão estremecidos. Os tucanos resistem a apoiar o vereador Cesar Maia ao governo. A indefinição reduz a desenvoltura de Maia. No DEM, onde há muita irritação, o que se diz é que o candidato tucano ao Planalto, Aécio Neves, está se deixando usar pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) na pressão para que o PT apoie o vice Luiz Fernando Pezão.

O pesadelo e a realidade
O PMDB fez um pente-fino da situação eleitoral dos estados. Os presidentes da Câmara, Henrique Alves (RN); e do Senado, Renan Calheiros (AL), reunidos com dirigentes do partido, anteontem, concluíram que os problemas com o PT estão sendo amplificados. Avaliaram que há dois casos graves: Rio e Bahia. O drama no Ceará é com o governador Cid Gomes (PSB). Mato Grosso do Sul caminha para a chapa Delcídio Amaral (PT) para o governo e André Puccinelli (PMDB) para o Senado. Sobre o Rio, um dos presentes comentou: “O que a gente vai fazer? Uma hora o PT iria querer ter candidato! Eles já apoiaram o Sérgio Cabral duas vezes e o Eduardo Paes uma vez”.

“Se auxílio-alimentação é para alimentar, como pode ser pago retroativo a nove anos, a pessoas vivas e, ainda, com altos salários?”
Cristovam Buarque
Senador (PDT-DF), sobre o auxílio aos ministros do TCU

Os herdeiros
O deputado Renan Filho, filho do presidente do Senado, Renan Calheiros, será o candidato do PMDB ao governo de Alagoas. O ex-prefeito Helder Barbalho, filho do senador Jader Barbalho, será o candidato do PMDB ao governo do Pará.

Batendo cabeça
O vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR), reagiu à entrevista do líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), à Folha de S.Paulo, dizendo que só 150 deputados (do PT, PSB, PDT e PCdoB) são fiéis ao governo. O PMDB foi excluído. “Impressionante sinceridade. Mas qual a utilidade deste reconhecimento?”

Ajeitando a bola
Apesar da pressão para que seja votado veto da presidente Dilma à MP dos Portos, nada pode ser feito imediatamente. O presidente do Senado, Renan Calheiros, precisa definir o rito de votação dos milhares de vetos que trancam a pauta.

Não foram os banqueiros
A despeito da crítica de petistas e empresários, o presidente da CNI, Robson Andrade, justifica a decisão do Copom do Banco Central, que aumentou os juros em 0,5 ponto percentual. Argumentou que há uma inflação de demanda, puxada pelo setor de serviços, que precisa ser contida para manter a inflação no centro da meta.

Pronto, falei
Ministro e vice-governador de São Paulo, Afif Domingos protestou contra decisão da Comissão de Ética do governo, que acha “inconveniente” a dupla função. “Inconveniente para quem? Não sirvo a interesses de um ou de outro partido.”

Trégua trabalhista
Ex-marido da presidente Dilma, Carlos Araújo voltou ao PDT. O presidente do partido, Carlos Lupi, autorizou a executiva gaúcha a refiliá-lo como “gesto de cortesia” com Dilma e para virar página de problemas entre o PDT e a presidente.

OS PRESIDENTES DO TCU, Augusto Nardes, e da Comissão Europeia, Durão Barroso, vão acertar intercâmbio para difundir boas práticas de governança.

Nenhum comentário: