quinta-feira, junho 06, 2013

MINHA CASA - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 06/06

Terminou empatada anteontem no STJ (Superior Tribunal de Justiça) votação em que um morador que vive próximo do Rodoanel de SP pede indenização por ter sido obrigado a deixar a sua casa por algumas horas na época das obras. O resultado orientará mais de mil ações em andamento, pelo mesmo motivo.

APITO
Cerca de seis famílias estão representadas em cada um dos mil processos. Os moradores dizem que sofreram abalo psicológico grave ao serem avisados, pela Petrobras, pela Dersa e pela empreiteira Camargo Correa, que as obras haviam causado um vazamento de gás na região. Deixaram suas casas. Voltaram horas depois.

FÁBRICA
A votação está empatada, em 2 a 2. O ministro Marco Buzzi pediu vista e dará o voto decisivo. Os magistrados que apoiaram o pagamento admitiram o dano moral. O ministro Luis Felipe Salomão, contrário, disse que há "uma indústria" de indenizações em torno do caso. E que, se os moradores vencerem, estará criado um precedente perigoso já que qualquer ação de segurança preventiva no país poderá gerar um pagamento milionário.

BLOCO
A ministra Gleisi Hoffmann virou máscara: os organizadores da Marcha da Maconha de São Paulo, no próximo sábado, incluíram a auxiliar de Dilma Rousseff na ala chamada de "Bloco do Atraso". Serão distribuídas também máscaras dos deputados Osmar Terra (PMDB-RS), Marco Feliciano (PSC-SP) e Givaldo Carimbão (PSB-AL), envolvidos em polêmicas sobre drogas, homofobia, racismo e demarcação de terras indígenas. Eles representariam uma "ofensiva religiosa, moralista, ruralista e conservadora" no país.

CONTAR ATÉ DEZ
De Nelson Jobim, ex-ministro da Defesa dos governos Lula e Dilma Rousseff, sobre o descontentamento em relação à presidente, grande inclusive em seu partido, o PMDB: "Diálogo é fundamental na política. Tem que ter paciência e parece que paciência não existe". Ele deu a declaração num evento em SP.

SENHOR DA RAZÃO
O padre Fábio de Melo e o deputado federal Gabriel Chalita (PMDB-SP) vão escrever mais uma obra a quatro mãos. Será "Carta entre Amigos - sobre o Tempo e a Lucidez". Os dois primeiros volumes da série, "Sobre Medos Contemporâneos" e "Sobre Ganhar e Perder", venderam juntos mais de um milhão de exemplares.

PONTA DE PÉ
Já tem data a abertura da primeira loja da francesa Repetto no Brasil: dia 18, no shopping Cidade Jardim, em SP. Na inauguração, haverá na cobertura do centro de compras uma apresentação de balé, dança que inspira as coleções de sapatos e roupas da marca.

PÉ NO FREIO
Teste inédito feito pela Proteste, associação de defesa do consumidor, mostra que em SP uma pessoa demorou 2 horas e 26 minutos para fazer de ônibus um percurso de 14 km (entre o Brooklin e o centro) que levou apenas 35 minutos de moto. Gastou ainda uma hora de metrô e 42 minutos de carro. Os resultados sairão na nova edição da revista da organização, na segunda.

PÉ NO FREIO
O teste foi feito também no Rio de Janeiro.

Mas a Proteste alerta que, embora mais ágil, a moto é um veículo mais perigoso e requer cuidados na direção.

NOSSOS GURIS
O Projeto Guri, da Secretaria de Estado da Cultura de SP, faz 18 anos. Para celebrar a data, que coincide com a idade em que os jovens terminam sua formação musical no programa, serão realizados concertos com o grupo The Rodney Mack Philadelphia Big Brass, em Bauru e no Auditório Ibirapuera, nos dias 28 e 30 deste mês.

"Também lançaremos livros sobre a iniciativa, que atende 25 mil alunos por ano, em 316 cidades", diz Alessandra Costa, diretora da Associação Amigos do Projeto Guri.

DE VOLTA AO AROUCHE
Os atores Miguel Falabella, Marisa Orth, Aracy Balabanian, Luis Gustavo e Marcia Cabrita se reuniram, anteontem, na primeira das quatro gravações de episódios inéditos da série "Sai de Baixo", para o canal a cabo Viva. O apresentador Zeca Camargo, a humorista Dani Calabresa, as atrizes Regina Duarte e Alessandra Maestrini e o músico Junior Lima, com a namorada, Mônica Benini, estiveram na sessão, no teatro Procópio Ferreira.

QUERIDO DIÁRIO
José Pastore autografou a biografia "Antônio Ermírio de Moraes - Memórias de um Diário Confidencial", sobre o empresário à frente do Grupo Votorantim, anteontem. Foram ao lançamento na Fnac Pinheiros o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador de SP, Geraldo Alckmin, o ator Marcos Caruso, o empresário Albano Franco e Regina Moraes Waib, filha de Antônio Ermírio.

CURTO-CIRCUITO
Cris Zanetti e Fê Resende lançam o livro "Vista Quem Você É - Descubra e Aperfeiçoe Seu Estilo Pessoal", às 19h, na Livraria da Vila de Higienópolis.

Reinaldo Lourenço faz bazar com coleções passadas, em seu showroom, até 22 de junho, em Pinheiros.

"Mais Náufragos que Navegantes", documentário de Guillermo Planel, será exibido e debatido hoje na Câmara dos Deputados.

O ator Freddie Highmore chega ao Brasil no dia 20 para promover a série americana "Bates Motel".

Nenhum comentário: