quinta-feira, junho 20, 2013

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 20/06

O que vai acontecer no Brasil é o que vivemos aqui
Depois de negativas do governo, ministro da Economia da Turquia admite prejuízos após protestos sociais

Uma semana após o ministro das Finanças da Turquia, Mehmet Simsek, afirmar que os protestos não impactaram de forma significativa a economia do país, o ministro Zafer Çaglayan, responsável pela área econômica, admitiu ontem que houve, sim, prejuízos.

Para ele, a Bolsa brasileira deverá passar por turbulências semelhantes.

"No Brasil, também estão ocorrendo manifestações. O que vai acontecer lá é o mesmo que vivemos aqui", disse.

"Claro que houve prejuízos. Claro que influenciou a Bolsa e os juros. Mas haverá recuperação. As ações já estão voltando a subir", disse Çaglayan à coluna, durante evento promovido pela Tuskon (Confederação dos Executivos e Industriais da Turquia) em Istambul.

A revolta da população é apenas mais uma que ocorre na Europa, segundo Çaglayan: "Esses protestos não aconteceram somente aqui. Já ocorreram também na Grécia e na Espanha. Os europeus esqueceram-se rapidamente. Agora querem dar uma aula [de democracia] para a Turquia".

Há dez anos, diz, ninguém poderia protestar no país. "Essas manifestações que os defensores do meio ambiente estão fazendo e os direitos de que estão usufruindo, foram garantidos pelo nosso governo."

A democracia, no entanto, é justamente a principal reivindicação dos ativistas turcos, que afirmam que o Estado intervém na vida da população ao, por exemplo, proibir a venda de bebidas alcoólicas depois das 22h.

O governo, segundo o ministro, está apenas separando as pessoas que defendem o meio ambiente das que são parte de grupos "ilegais".

"Esses estão destruindo o patrimônio público e querem também destruir a paz do país", acrescentou.

"O governo impedirá que isso seja feito."

Os protestos na praça Taksim, que já duram três semanas, tiveram como estopim a construção de um shopping em local hoje ocupado por um parque.

Desde então, foram transformadas em atos contra o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, acusado de impor uma agenda autoritária e islâmica.

A Bolsa de Istambul caiu 8,3% desde 31 de maio, data em que os protestos começaram. Em 3 de junho, a queda chegou a 10,47% --a maior retração em um único dia nos últimos dez anos.

O governo de Erdogan projeta um crescimento econômico para a Turquia entre 5,3% e 5,5% por ano até 2023 (apesar de as próximas eleições já estarem programas para 2015).

A alavanca dessa expansão é a mesma que vem sendo usada pela Turquia nos últimos anos e que foi o grande motor propulsor chinês: as exportações. No ano passado, segundo o ministro, as vendas para outros países cresceram 4,4%. Em 2012, o PIB total cresceu 2,6% em relação ao ano anterior.

"Isso porque o mercado interno não ajudou."

"Sem o aumento das exportações, a economia não teria crescido. Nossa intenção é exportar. Se, por acaso, precisar, também colocamos o mercado interno, mas nossa preferência é vender para o exterior", disse o ministro.

Estratégia perigosa para um período de crise internacional como o atual? Não é, porém, o que Çaglayan pensa. "Não tem nenhum risco", afirma convicto.

"Crescer internamente traz problemas para a economia. Os turcos começam a importar em grandes volumes", diz ele em relação à necessidade de políticas para aumentar o poder de compra do consumidor e aquecer a demanda interna.

"Nossa intenção é aumentar o crescimento do país com exportações. Isso é o mais importante", reforça, mais uma vez.

Em 2010 e 2011, o PIB turco cresceu 9% e 8,8%, respectivamente, baseado nesse modelo econômico voltado para o mercado externo. "Apenas em 2009, houve uma pequena retração com a crise na Europa."

O plano agora, para que isso não se repita, é comercializar com o mundo todo.

"Hoje só não exportamos para dois países do globo. Um deles é Nauru. A Turquia ainda pode ganhar muito espaço, já que o valor global das importações é gigantesco."

Aperitivos esportivos
Uma pesquisa da Nielsen Sports aponta que 63,2% dos entrevistados bebem ou comem ao assistir a programas esportivos.

Em 2010, quando a Copa do Mundo foi sediada na África do Sul, o consumo de cerveja cresceu 15% no Brasil. O de refrigerante aumentou 10% e o de chocolate, 13%.

"Os grandes eventos, sejam esportivos ou não, são relevantes para a população e para as marcas, pois aquecem a economia", diz Rafael Plastina, diretor da entidade.

Fora... Laboratórios brasileiros e mexicanos começarão hoje uma rodada de negociações durante encontro em São Paulo. A reunião é organizada pela Abiquifi (associação brasileira da indústria farmoquímica e de insumos).

...de campo Aché, Eurofarma, Catarinense e Blanver são alguns dos laboratórios que devem enviar executivos para as conversas.

Celular em alta A Samsung inaugura hoje um espaço exclusivo na loja Fast Shop do Shopping Eldorado, em São Paulo, e outro amanhã, em Guarulhos.

Nenhum comentário: