segunda-feira, junho 17, 2013

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 17/06

Setor de construção civil crescerá 2,9% em 2013, projeta consultoria
Alavancada pelo segmento de infraestrutura, a indústria da construção civil deve ter alta de 2,9% neste ano e de 3,9% em 2014, segundo projeções da consultoria LCA.

"A construção pesada deve ser impulsionada pelos estímulos para investimentos que os Estados do país receberam", afirma o economista Fernando Sampaio, sócio da empresa.

"Com o relaxamento do teto de endividamento que o governo federal concedeu, os Estados não vão desperdiçar a oportunidade [de realizar novas obras], inclusive porque temos eleições no próximo ano", acrescenta.

As linhas de financiamento do BNDES também devem estimular o segmento, de acordo com Sampaio.

Para a área imobiliária, no entanto, a expectativa é de expansão moderada.

"A euforia de 2010 não vai voltar. O crédito está desacelerando", diz.

Com o desaquecimento da construção no último ano (alta de 1,4% ante 3,6% em 2011 e 11,6% em 2010), os preços dos produtos ligados ao setor também estão crescendo em ritmo menor.

A consultoria prevê que o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI) fique em 6,5% em 2013. No ano passado, ele registrou 7,1%.

Ainda em 2013, o preço da mão de obra deve subir (6,6%) um pouco mais que o dos materiais (6,3%).

Em 2014, a tendência é que a situação se inverta e que os salários aumentem 4,8%, enquanto os materiais alcancem os 7%.

Para 2015, as projeções são desanimadoras: crescimento de 0,9% no PIB da construção: "Aí teremos um período de ressaca eleitoral."

Mãos à obra A ampliação do aeroporto de Goiânia, paralisada pelo Tribunal de Contas da União em 2007, deve recomeçar nos próximos dias, segundo o governo de Goiás. O assunto foi discutido na semana passada com a Infraero.

Acesso... Em meio à Copa das Confederações, o Estado de Minas Gerais lançou um passaporte para turistas. Com um único documento, visitantes brasileiros ou estrangeiros têm acesso a atrativos turísticos e alguns descontos.

...livre O MinasPass custa R$ 50 e pode ser usado em localidades situadas a um raio de 150 quilômetros da capital, como Ouro Preto, Mariana e Rio Acima. Com conexão para o aeroporto de Confins (ida e volta), o valor é de R$ 92.

AS LEIS...
Dois escritórios de direito recém-formados, compostos apenas por mulheres.

Sylvia Urquiza, ex-sócia da área criminal no Trench, Rossi e Watanabe Advogados, Débora Pimentel e Carolina Fonti, egressas da mesma banca, acabaram de fundar o Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados.

As criminalistas observaram que os clientes corporativos começaram a procurar escritórios com qualidade, mas a um custo menor que o de um escritório grande.

"Nossa ideia foi criar algo único", diz Sylvia Urquiza.

"Não somos uma boutique de penal, que pensa só como criminalistas, nem somos um escritório grande, que acarreta mais custos, uma estrutura engessada, que é menos flexível na cobrança de honorários."

...SOB CRIVO FEMININO
As advogadas Maria Stella Costa, Sabrina Canedo, Isadora Dias Munhoz e Carla Rizek Munhoz vieram de grandes bancas ou de empresas destacadas.

Queriam mais flexibilidade para conciliar o trabalho com a vida familiar. Em uma estrutura mais enxuta, no Dias Munhoz, pretendem atender empresas menores com uma "clínica geral".

"O nosso mote é um serviço de excelência, em escritório pequeno. Damos o primeiro atendimento multifacetado", diz Costa.

"Atendemos na área corporativa, mas, se o cliente for se separar, podemos ajudá-lo nessa área também. Se ele quiser fazer uma fusão, indicaremos para colegas."

APOSENTADORIA ANTES DO 60
Uma pesquisa feita com um simulador da Icatu Seguros apontou que mais da metade dos usuários do serviço (53%) quer se aposentar antes dos 60 anos. Apenas 5% declararam pensar na aposentadoria após os 70 anos.

O levantamento foi feito com 31 mil pessoas no período de um ano.

Os homens demonstraram mais interesse pela simulação, representando 83% das respostas. A maioria disse ter entre 20 e 40 anos. Entre as mulheres, 48% tinham entre 40 e 60 anos.

Do total de respostas, 57,6% dos homens e 67,3% das mulheres afirmaram ainda não ter nenhum tipo de investimento financeiro.

"As pessoas querem se aposentar cedo, mas demoram para começar a investir. Desse jeito, a conta não bate", diz Humberto Sardenberg, superintendente de marketing da empresa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Só uma correção:
A nota "mão à obra" acima equivoca-se ao atribuir a paralisação do aeroporto de Goiânia ao TCU.
Inversamente ao noticiado, o Tribunal não paralisou nada, apenas determinou a retenção parcial
nos pagamentos do que havia de sobrelucro apurado, até decisão ulterior.
O consórcio contratado abandonou a obra, suspendendo a execução do contrato unilateralmente. Isto está documentado no processo
007.722/2006-7, inclusive mencionado no relatório e no voto do Acórdão TCU 778/2012-Plenário:
No relatório: "Em 25/4/2007, por conta da retenção cautelar vigente, o consórcio paralisou as obras (...)". No voto: "(...) a execução das obras e serviços de engenharia do Aeroporto de Goiânia, objeto do Contrato 012.EG/2005/0011, encontra-se paralisada desde abril/2007 por iniciativa do Consórcio Odebrecht/Via Engenharia".