quinta-feira, junho 20, 2013

Efeitos colaterais - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 20/06

A reiterada queda da avaliação de Dilma Rousseff e o esperado efeito negativo das passeatas em sua imagem fizeram renascer no PT e em satélites do partido a torcida pela volta de Lula em 2014. Além disso, há entre os ministros uma crescente insatisfação --batizada ironicamente entre eles de "Cansei''-- com o estilo da presidente, criticada por não ouvir auxiliares e tomar decisões isoladas. Aliados reclamam ainda da falta de diálogo com movimentos sociais, base do petismo.

Para relaxar Antes de voltar a Brasília após conversar com Lula, na terça, Dilma encomendou três porções de polpettone e três de espaguete ao alho e óleo do Jardim de Napoli, tradicional cantina paulistana. A refeição foi entregue no avião presidencial e consumida ainda a bordo.

Pelo fio... Chamou a atenção dos representantes das centrais sindicais o silêncio de Lula na reunião de ontem diante de pesadas críticas à sua sucessora. Entre outros temas, os sindicalistas reclamaram da interdição da pauta trabalhista e de medidas como a alta dos juros.

... do bigode Segundo relatos, o ex-presidente se limitou a ouvir as queixas. Também não tentou dissuadir as entidades de paralisações e greves, previstas para começar amanhã. Só pediu que quer ter reuniões como a de ontem a cada dois meses.

Sozinho Fernando Haddad (PT) decidiu ceder e reduzir a tarifa de ônibus ao se ver isolado ao longo do dia de ontem. Pesou principalmente o telefonema que recebeu do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), avisando que reduziria o preço dos bilhetes.

Vem cá A revogação do reajuste já era discutida entre Geraldo Alckmin e o prefeito. Diante da decisão do Rio, ambos concluíram que se tornara inevitável. Haddad hesitou mais em voltar atrás, pois o custo do subsídio é maior para a cidade que para o Estado.

Como assim? Haddad não gostou da entrevista de Gleisi Hoffmann (Casa Civil) dizendo que, com a desoneração federal, a tarifa de ônibus poderia ser reduzida em até R$ 0,20. Ele fez chegar a contrariedade à presidente.

Não rolou O prefeito queria manter os R$ 3,20 até que o governo federal encontrasse uma fórmula para novas desonerações do transporte. Essa saída ruiu quando Guido Mantega (Fazenda) disse que não havia margem.

Gol? Os manifestantes que ocupavam o Vale do Anhangabaú viram do telão montado para a Copa das Confederações o anúncio da redução das tarifas. A decisão foi mais comemorada que os dois gols do Brasil.

Analgésico Recém-cadastrado como eleitor paulista, Alexandre Padilha (Saúde) ganhou outro trunfo na corrida pela postulação petista ao governo de São Paulo: na pesquisa CNI/Ibope, a Saúde deixou a posição isolada de pior área do governo.

Fla x Flu A Segurança, da alçada de outro pré-candidato, José Eduardo Cardozo (Justiça), aparece empatada em último, na margem de erro.

Acordo O procurador-geral de Justiça, Márcio Elias Rosa, vai hoje à Assembleia receber pedido do líder do PSDB, Carlos Bezerra, para que apresente projeto de lei alterando a Lei Orgânica do Ministério Público e fixando regras para investigações.

Recuo Rosa, que na terça-feira declarou ser contra controles ao MP, agora se diz disposto a apresentar proposta que aprimore'' a instituição. "O propósito é conciliar para que a PEC 01 seja rejeitada." Ele disse que só ontem tomou conhecimento do teor da proposta de Bezerra.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"É irônico que os líderes do parlamento tenham confraternizado na Praça Vermelha enquanto a Praça dos Três Poderes fervia."
DO DEPUTADO CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), sobre o fato de o presidente da Câmara e outros deputados estarem na Rússia durante protestos em Brasília.

contraponto


Como nossos pais
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ), 42, presidia a UNE (União Nacional dos Estudantes) quando a entidade encabeçou o "Fora Collor'' e liderou os caras-pintadas nas passeatas pelo impeachment do ex-presidente, em 1992. Diante do renascimento das manifestações, de novo com os estudantes à frente, ele tem sido questionado sobre o que mudou em relação à sua época.

--Outro dia meu filho de 17 anos veio me dizer que ia à manifestação no Rio --conta o petista.

E ele emenda, sem esconder certo embaraço:

--Eu disse: Filho, tome cuidado'. Envelheci...

Nenhum comentário: